terça-feira, 2 de junho de 2009

Centenário do primeiro voo com passageiros


Triste coincidência

(2 de junho de 2009)  
Louis Blériot (1872 -1936) francês, engenheiro formado pela École Centrale de Paris ,foi construtor de automóveis,motocicletas,mas tudo abandonou para tocar uma indístria em sociedade com  Gabriel Vosin, a Societé Blériot-Voisin. Recebeu o primeiro brevê de piloto emitido na França,foi o primeiro aeronauta a atravessar o Canal da Mancha (25/7/1909),fazendo a primeira viagem internacional da história da aviação em 36 minutos.
Em 2 de junho de 1909,no seu Bérliot 12, realizou o primeiro vôo, tendo amigos como passageiros:o brasileiro Alberto Santos Dumont (à esquerda do piloto na foto acima) e o francês André Fournier.
Em 1914,a indústria de Blériot produziu cerca de 800 aviões,usados na primeira guerra mundial,variações do modelo 11(foto)
O Bleriot (asteróide 11248) ,descoberto em 1977,foi assim nomeado em homenagem ao aviador pioneiro.
********************************************

segunda-feira, 1 de junho de 2009

LUTO

Uma tragédia vem enlutar o Ano da França no Brasil
Pensemos no poema de Carlos Drummond de Andrade e no mistério da morte e como a vida é breve e deve ser aproveitada plenamente.
Sinceras condolências aos que perderam seus entes queridos e bons amigos no acidente da Air France. 
O Maestro Sívio Barbato,
Regente titular da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e ex Diretor Artístico do Teatro Nacional Cláudio Santoro, era um dos passageiros.

****************************************************************************

Morte no Avião
"Acordo para a morte.
Barbeio-me, visto-me, calço-me.
É meu último dia: um dia cortado de nenhum pressentimento.
Tudo funciona como sempre. Saio para a rua. Vou morrer.
Não morrerei agora. Um dia inteiro se desata à minha frente.
Um dia como é longo. Quantos passosna rua, que atravesso.
 E quantas coisas no tempo, acumuladas. Sem reparar, sigo meu caminho. Muitas faces comprimem-se no caderno de notas.
Visito o banco. Para que
esse dinheiro azul se algumas horas mais, vem a polícia retirá-lo
do que foi meu peito e está aberto?
Mas não me vejo cortado e ensangüentado. Estou limpo, claro, nítido, estival.
Não obstante caminho para a morte.
Passo nos escritórios. Nos espelhos, nas mãos que apertam, nos olhos míopes, nas bocas que sorriem ou simplesmente falam eu desfilo.
Não me despeço, de nada sei, não temo: a morte dissimula seu bafo e sua tática. Almoço. Para quê? Almoço um peixe em outro e creme.
É meu último peixe em meu último garfo.
A boca distingue, escolhe, julga, absorve.
Passa música no doce, um arrepio de violino ou vento, não sei. Não é a morte.
É o sol. Os bondes cheios. O trabalho.
Estou na cidade grande e sou um homem na engrenagem. Tenho pressa. Vou morrer.
Peço passagem aos lentos. Não olho os cafés que retinem xícaras e anedotas, como não olho o muro de velho hospital em sombra.
Nem os cartazes. Tenho pressa. Compro um jornal. É pressa, embora vá morrer. O dia na sua metade já rota não me avisa que começo também a acabar. Estou cansado.
Queria dormir, mas os preparativos. O telefone. A fatura. A carta. Faço mil coisas que criarão outras mil, aqui, além, nos Estados Unidos.
Comprometo-me ao extremo, combino encontros a que nunca irei, prununcio palavras vãs, minto dizendo: até amanhã. Pois não haverá. Declino a tarde, minha cabeça dói, defendo-me, a mão estende um comprimido: a água
afoga a menos que dor, a mosca,o zumbido... Disso não morrerei: a morte engana,
como um jogador de futebol a morte engana,
como os caixeiros escolhe meticulosa, entre doenças e desastres. Ainda não é a morte, é a sombra
sobre edifícios fatigados, pausa entre duas corridas. Desfale o comércio de atacado, vão repousar os engenheiros, os funcionários, os pedreiros.
Mas continuam vigilantes os motoristas, os garçons, mil outras profissões noturnas. A cidade muda de mão, num golpe. Volto à casa. De novo me limpo. Que os cabelos se apresentem ordenados e as unhas não lembrem a antiga criança rebelde. A roupa sem pó. A mala sintética.
Fecho meu quarto. Fecho minha vida.
O elevador me fecha. Estou sereno. Pela última vez miro a cidade. Ainda posso decidir, adiar a morte, não tomar esse carro. Não seguir para.
Posso voltar, dizer: amigos,esqueci um papel, não há viagem, ir ao cassino, ler um livro. Mas tomo o carro. Indico o lugar onde algo espera. O campo. Refletores.
Passo entre mármores, vidro, aço cromado.
Subo uma escada. Curvo-me. Penetro no interior da morte.
A morte dispôs poltronas para o conforto da espera.
Aqui se encontram os que vão morrer e não sabem. Jornais, café, chicletes, algodão para o ouvido, pequenos serviços cercam de delicadeza nossos corpos amarrados.  
Vamos morrer, já não é apenas meu fim particular e limitado,
somos vinte a ser destruídos, morreremos vinte, vinte nos espatifaremos, é agora. Ou quase. Primeiro a morte particular, restrita, silenciosa, do indivíduo.
Morro secretamente e sem dor, para viver apenas como pedaço de vinte,
e me incorporo todos os pedaçosdos que igualmente vão parecendo calados.
Somos um em vinte, ramalhete dos sopros robustos prestes a desfazer-se. E pairamos, frigidamente pairamos sobre os negócios e os amores da região.
Ruas de brinquedo se desmancham,luzes se abafam; apenas colchão de nuvens, morres se dissolvem, apenas
um tubo de frio roça meus ouvidos,um tubo que se obtura: e dentro
da caixa iluminada e tépida vivemos em conforto e solidão e calma e nada. Vivo
meu instante final e é como se vivesse há muitos anos antes e depois de hoje,
uma contínua vida irrefrável, onde não houvesse pausas, sonos, tão macia na noite é esta máquina e tão facilmente ela corta blocos cade vaz maiores de ar.
Sou vinte na máquina que suavemente respira, entre placas estelares e remotos sopros de terra,
sinto-me natural a milhares de metro de altura, nem ave nem mito,guardo consciência de meus poderes,
e sem mistificação eu vôo,
sou um corpo voante e conservo bolsos, relógios, unhas, ligado à terra pela memória e pelo costume dos músculos, carne em breve explodindo.
Ó brancura, serenidade sob a violência da morte sem aviso prévio,
cautelosa, não obstante irreprimível aproximação de um perigo atmosférico golpe vibrado no ar, lâmina de vento no pescoço, raio choque estrondo fulguração  rolamos pulverizados
caio verticalmente e me transformo em notícia" ********************************************************************

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Virundunpiragamargeplácide.



Reflexão patriótica
   (28 de maio 2009)

"Resolução publicada hoje pela Secretaria municipal de Educação (SME) determina que o Hino Nacional seja tocado às segundas-feiras, sempre no horário de entrada dos alunos. No texto da resolução, a secretária Cláudia Costim justifica a necessidade de "resgatar e despertar no aluno valores cívicos que, certamente, contribuirão na formação de sua cidadania". Além do hino nacional, a solenidade terá ainda que promover o hasteamento das bandeiras nacional, do Estado e do município do Rio".(Fonte:UOL,27/5/2009)
(foto :www.agenciabrasil.gov.br)
 ****************
Empertigada e vacilante ,no Grupo Escolar do Instituto de Educação, diante  da  feroz ,com certeza  mal abastecida na área  sexual e implacável Dona Alice S, eu cantava apavorada o Virundunpirangamargeplácide,totalmente sem noção do significado.Os olhos da bruxa/professora/xenófoba brilhavam e ela quase babava de satisfação verde/amarela.


Mais tarde,um pouco mais velha, nas aulas de Canto Orfeônico do Colégio Pedro II, traumatizada e tendenciosa e alienada, andei pensando: por que, Meu Deus,ensinar a uma pobre gente  inocente e ignorante os modernosos delírios filológicos de Osório Duque Estrada? 


Mais simples,fácil de decorar,"Cidade Maravilhosa" de André Filho,acabou  virando hino oficial do Rio e os blocos e bailes de Carnaval ajudam a divulgar a marchinha,ela mesma um sucesso  de Aurora Miranda
Por que não a "Aquarela do Brasil" de Ari Barroso, apesar do mulato inzoneiro e do coqueiro que dá coco?Não será uma manifestação meio nazifascista essa adoração pelos símbolos da pátria? avaliava eu, num momento passado.


Ou está na hora de resgatar a cidadania? como diz a resolução da Secretária-penso  agora



No mundo globalizado é muito constrangedor ver que nem  ínfima minoria conhece um de nossos símbolos e ,ao mesmo tempo,comparar:qualquer francês que se preze,  canta a Marselhesa direto e todo americano canta de cór e salteado "The Star-Spangled Banner ("A Bandeira Estrelada")


Quem sabe a letra INTEIRA e sem errar (valeu, dona Alice, apesar de todas as suas sacanagens) fica sem gracíssima quando se dá aquele silêncio ensurdecedor em estádios, cerimônias públicas, jogos de Copa do Mundo,seminários,concertos de música clássica.E a gente ainda serve de guia para os circunstantes aflitos quando chega a hora de recomeçar e é o "Deitado eternamente,etc"


E você? Acha que entrará por osmose na cabeça das crianças cariocas a letra complicadíssima?


Que tal uma explicação ? como mostra o site " Fala Bonito" em
**************************************************************************

  

sábado, 23 de maio de 2009

Objeto voador super bem identificado

 "Ovni" criado pelo artista americano Peter Coffin
 sobrevoará ,hoje à noite,o Rio
(23 de maio,2009)

 Com seis metros de diâmetro,15 mil luzes LED  e 800 quilos,  o disco de alumínio construído  pela  fundação  Open Art Projects  já sobrevoou Gdansk,na Polônia.O projeto é de autoria de Peter Coffin, californiano de 37 anos(foto `a direita) .
Hoje é a vez do Rio, se  não chover,mas parece que São Pedro também vai apreciar porque estamos com um belo dia quase de  verão e não há previsão de chuvas para a noite.
Saindo do aeroporto de Jacarepaguá (zona oeste)voará a 190 km por hora  pelas praias da Barra,São Conrado,Leblon,Ipanema,Copavabana,Leme,Botafogo e Flamengo  e,na volta, parará sobre a Lagoa Rodrigo de Freitas durante 15 minutos.O objeto ganhou mais luzes para ser visto pelos cariocas e as emissoras de rádio e a imprensa em geral vem anunciando o evento para que não se repita o pânico que Orson Wells causou em 1938, ao anunciar numa emissão radiofônica, que extraterrestres invadiam nosso planeta.
Peter Coffin conta com a reação dos desavisados e diz que,muito feliz, vai assistir a "grande festa"
O disco será preso  a um helicóptero por um cabo de aço .
 
Open Art Projects, fundação polonesa de arte , patrocina a o happening e  o artista plástico está no Rio para "acompanhar a reaçao da platéia" e conta que a inspiração veio do livro "Um mito moderno das coisasvistas nos céus', de Carl Young que discorre sobre o aspecto psíquico das visões coletivas.
Belo programa para a noite de sábado.

sábado, 2 de maio de 2009

Centenário de nascimento de Ataulfo Alves

(aqui no blog chegamos ao 250º texto publicado.Obrigada, Ataulfo)
**********
Elegante e refinado em todos os sentidos
Miraí homenageia seu filho ilustre
Programação Oficial
14h - Missa na Igreja da Matriz
14h30 - Inauguração da estátua na Praça Dr. Miguel Pereira 15h - Cortejo levando os restos mortais de Ataulfo Alves 16h - Inauguração do mausoléu no Cemitério São Francisco de Assis 
 20h - Show de Adeilton Alves e Ataulpho Alves Jr. na Praça Dr. Miguel Pereira
.
****************************
Ataulfo Alves de Souza,compositor e cantor,tocava violão,cavaquinho e bandolim.


Nascido na cidade de Miraí, no dia 2 de maio de 1909 era um dos sete filho de um compositor e cantor da Zona da Mata ,o “Capitão Severino”, e de Dona Maria Rita deJesus.Talento precoce, aos oito anos já compunha.
Foi leiteiro,conduziu bois,carregou malas,foi engraxate,marceneiro , office boy(fica mais chique do que menino recados) e lavrador.Mas aos dez anos, ao perder o pai, a escolaridade ficou comprometida porque Dona Maria Rita foi residir no centro de Miraí e Ataulfo passou de filho a provedor.

Aos 18,mudou-se para o Rio de Janeiro,para trabalhar com um medico e , noite era assistente de farmácia.Aqui casou-se com Dona Judite. O casal teve cinco filhos.
No início dos anos 30, retomou a composição e era diretor de harmonia de Fale Quem Quiser, bloco organizado pelos vizinhos do Rio Comprido, bairro em que residia.
A primeira composição gravada foi“Sexta-feira”,por Almirante .O amigo e parceiro Bide o levou a um certo Mr. Evans, diretor americano da Victor. Mr Evans chamou uma cantora para ouvir a produção de Ataulfo.
Era nada menos que Carmen Miranda que perguntou “Você não é aquele rapaz da farmácia”? E “adotou” as composições do quase vizinho (ela morava em Santa Teresa, uma pequena montanha e o Rio Comprido fica no sopé deste monte )
'Menina que Pinta o Sete' (parceria com Roberto Martins) foi gravada pelo Bando da Lua, ainda no ano de 1935
Um dos dez mais elegantes
Mesmo usando roupas antigas,elegante, gentil,refinado,Ataulfo Alves ].foi escolhido várias vezes por Ibrahim Sued,cronista social, para a lista dos “Dez mais elegantes do Brasil”
Ataulfo contava que,depois de “eleito” para a lista dos dez mais ,os melhores alfaiates do Rio viviam oferecendo serviços grátis.
Foi parceiro de Bide,Abel Neto Claudionor Cruz, João Bastos Filho ,Mário Lago ,Jorge de  Castro,Floriano Belham,Raul Marques,Américo Seixas,J,Batista.
Troca de gentilezas
Em um show realizado na boate Casablanca, em 1954, lançou o samba "Pois É" Encantado com a música, Pancetti (artista plástico especializado em marinhas) pintou um quadro e o ofereceu ao compositor. Ataulfo compôs, com J Batista",Lagoa Serena", em homenagem a Pancetti.Que fez outro quadro dedicado ao compositor, com o mesmo nome," Lagoa Serena."

Continua o sucesso
Pela Sinte, saiu o o LP Ataulfo Alves e suas Pastoras (1956).
No ano seguinte ele compôs Vai, Mas Vai Mesmo(“eu não quero você mais…etc), grande sucesso do Carnaval de 1958.Em 1961 foi para a Europa, convidado por Humberto Teixeira, integrando uma caravana de divulgação da música popular brasileira. e ali interpretou "Mulata Assanhada" e na Cadência do Samba.
Ainda em 1961 fundou a ATA (Ataulfo Alves Edições) que editava suas próprias músicas.
Fez uma temporada no Top Club, no Rio de Janeiro, em 1964,já doente,com uma úlcera no duodeno.Voltou ao exterior em 1966 como representante do Brasil no I Festival de Arte Negra, em Dacar, Senegal.
Com a chegada da bossa nova e da jovem guarda,Ataulfo novamente se atualizou,compondo em1967,” Laranja Madura’, Roberto Carlos gravou 'Ai, que Saudades da Amélia'. E Ataulfo fez parceria com Carlos Imperial em ‘Você passa e eu Acho Graça’, ‘Você Não é Como as Flores’ e sua última música, ‘Mandinga’.Imperial concluiu Mandinga,também gravada por Clara Nunes.
Ataulfo Alves morreu em decorrência de uma úlcera, aos 59 anos, no dia 20 de abril de 1969,há exatos 40 anos.
Mas preferimos lembrá-lo vivo ,bem disposto e espalhando gentileza por onde passava.

"Amélia” tornou-se substantivo feminino, verbete nos dicionários. O “Dicionário Houaiss da lingua portuguesa”,na página 186,registra “amélia-substantivo femininp,mulher amorosa, passiva e serviçal-Entm/iantr.- Amélia,do samba “ Ai que saudades da Amélia” de Ataulfo Alves e Mario Lago”
********************************************************************************

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Cem dias de governo Obama


(29 de abril,2009)

Com a maior popularidade atingida neste periodo de governo por qualquer outro dirigente do país: 60%,o Presidente Obama -reconheçamos-tem feito o chamado "de um tudo"
Até,com grande fairplay, receber o livro "As Veias abertas da America Latina" das mãos de Hugo Chavez 
durante a 5ª Cúpula das Américas,agradecer,sorrir e apertar a mão do venezuelano
Obama  foi alvo de  uma avaliação tipo "moderada" pela Anistia Internacional, que havia fixado esse período de cem dias para que fossem tomadas muitas iniciativas de maior impacto.
A propósito, Las venas abiertas de América Latina (As veias abertas da América Latina em português-Editora Paz e Terra, 1990) é de autoria do escritor e jornalista uruguaio Eduardo Galeano,que analisa a história da América Latina desde a colonização européia. até nossos dias,focalizando a exploração econômica do continente primeiro pelos europeus,depois pelos Estados Unidos.
A obra foi censurada na Argentina, Chile e Uruguai durante as ditaduras militares nesses países.
A Amazon Books informa que no dia seguinte ao presente de Chavez, o livro pulou para o 2º lugar entre os livros mais vendidos online.A posição anterior era  no lugar 52 mil e qualquer coisa.Tudo que Obama toca, vira ouro.Mas os seus cabelos... já mostram os fios brancos da preocupacão..

********************************

Direto do site da A.I. 
"No que se refere às medidas antiterroristas, a Amnesty International descreve hoje os primeiros 100 dias de governo do presidente norte-americano Barack Obama como “promessas de mudança com ações limitadas
   
“As ações empreendidas pelo presidente Obama, menos de 48 horas depois de ter tomado posse, para fechar Guantánamo no prazo de um ano, pôr fim às detenções secretas da CIA, e acabar com o sigilo da administração Bush foram acolhidas com grande satisfação” disse Irene Khan, secretária geral da Amnesty International.
  
“Mas não se completará este fechamento ou se acabará com o segredo até que o governo norte-americano ponha fim às detenções ilegais, leve todos os responsáveis por tortura e outras violações graves dos direitos humanos cometidas durante a administração Bush à justiça, e proporcione às vítimas a possibilidade real de obter ressarcimento”.
  “Observamos importantes avanços nos primeiros 100 dias, mas há medidas que não foram efetivadas ou que ainda devem ser tomadas, por exemplo, com relação à Bagram, onde centenas de pessoas continuam detidas sem uma solução à vista” acrescentou Irene Khan.
  A Amnesty International faz esta avaliação quando publica um relatório que analisa as ações empreendidas pelo novo governo a respeito da política de detenções aplicada na luta contra o terrorismo.
  O informe realça diversos avanços realizados durante os primeiros 100 dias de governo do presidente Barack Obama, como as ordens executivas emitidas em seu terceiro dia no cargo para fechar Guantánamo, pôr fim ao programa de prolongadas detenções secretas da CIA, e impor novas regras para os interrogatórios, que impedem o uso das denominadas técnicas de interrogatório “aprimoradas”.
  ****************************

segunda-feira, 27 de abril de 2009

UNESCO lança Biblioteca Mundial Digital

Com navegação em Português
Vá correndo, você vai se surpreender
   www.wdl.org

A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) lançou no dia 21 de abril de 2009.terça feira passada, a Biblioteca Digital Mundial
 Gratuitamente pela internet  você pode acessar o acervo de grandes bibliotecas e instituições culturais de inúmeros países, entre eles o Brasil.
  • Acervo Biblioteca Nacional/BBC Brasil
    A foto da imperatriz Thereza Christina, do acervo da Biblioteca Nacional, está disponível no site 
 

***************************
"Dezenas de milhares de livros, imagens, manuscritos, mapas, filmes e gravações de bibliotecas em todo o mundo foram digitalizados e traduzidos em diversas línguas para a abertura do site da Biblioteca Digital da Unesco 
A nova biblioteca virtual terá sistemas de navegação e busca de documentos em sete línguas, entre elas o português, e oferece obras em várias outras línguas
"(Fonte :Texto de Daniela Fernandes para a BBC Brasi com foto do acervo da Biblioteca Digital)

domingo, 26 de abril de 2009

Fernand Léger na Pinacoteca São Paulo


Evento Oficial do Ano da França no Brasil
Fecundo amor platônico

( abril.2009)
No variado cardápio oferecido pelo Ano da França no Brasil, a Pinacoteca São Paulo em parceria com o Musée National Fernand Léger (na cidade de Biot )apresenta-de 4 de abril a 31 de maio de 2009- uma das grandes “pièces de resistence”: a exposição de cerca de  50 trabalhos do pintor cubista Fernand Léger,o maior amante platônico que as artes brasileiras jamais conheceram.
Nunca seus pés pisaram nosso chão e,no entanto,nenhum outro artista em seu tempo dedicou tanta atenção e tanto divulgou nossa cultura.
Tarsila do Amaral ,que frequentou seu atelier e comprou quadros e o divulgou Lygia Clark que foi a aluna  entre 1950 e 1952, em Paris e Maria Martins  ajudaram a formar a cadeia de admiradores e seguidores, frutificando assim a semente inicial.
A obra e os textos de Léger,contemporâneo de Picasso,Matisse,Duchamp e Cendras,são modernos por terem  sido produzidos num momento rico de inovações artísticas, celebrando a máquina e a vida urbana em numerosas telas, algumas colagens,a fotografia e a chamada arte “ready made’
******
Fernand Léger nasceu em 4 de fevereiro de 1881em Argentan ,na Normandia e,órfao do pai  pai aos 4 anos, foi criado pela mãe,mulher muito piedosa e de vida tranquila.
O filho,aquariano intranquilo,não foi um aluno brilhante no sentido comum do termo,mas era dotado para o desenho e a caricatura.Entrou, como aprendiz para um escritório de arquitetura na cidade natal.
O ano de 1900 marcou a mudança  para Paris, onde frequentou a Escola de Artes Decorativas e a Academia Julian.
Em Montparnasse se tornou amigo Robert Delaunay, Marc Chagall e Blaise Cendrars.
A partir de 1910 foi seduzido pela tendência cubista (foto abaixo:"Wedding")  que estava na crista da onda e a ele se  juntaram Albert Gleizes, Jean Metzinger, Henri Le Fauconnier e os irmãos Duchamp Agenciado pelo marchand Daniel-Henry Kahnweiler , Léger participa de exposicões em Paris, Moscou, e Nova York
A transformação
Convocado para o serviço militar em 1914, Léger tem na Primeira Guerra Mundial a experiência crucial de sua vida e carreira. Como contava,descobriu o "povo francês" que o fez esquecer o abstracionismo.Até o final da vida,Léger vai se destacar pela integrção homem/máquina, vai usar cores fortes e retratar sinais ferroviáriosmtrilhos e palhaços, bailarinas e operarios
Na década de 1920, novamente impulsionado no rumo do não-figurativismo,Léger conhece o arquiteto francês de origem suíça Le Corbusier. E sua obra toma outro rumo,pinta murais e apresenta as obras mais importantes entre as quais, “A grande parada”,(abaixo)monocromia no original e ,em seguida, atravessada por faixas coloridas e figuras estranhas
 
Brasil:longe dos olhos,perto do coração
Fernand Léger nunca veio ao Brasil mas esteve sempre muito próximo.
Em 1923, Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade viajaram a Paris e, sendo amigos de Blaise Cendrars, pelo seu intermédio,conheceram o artista.
que trabalhava em "Carlitos Cubista" ( foto abaixo)uma assemblage em madeira com quatro exemplares, inspirada em Charles Chaplin e que fez parte do filme "Ballet Mécanique"
 O artista presenteou Tarsila com  um deles,como agradecimento pela divulgação que a pintora fez,levando muitos colecionadores brasileiros `a aquisição de suas obras.
Tarsila frequentava o atelier e comprou obras como “A xícara de chá”" .Segundo a curadora da mostra e antiga diretora do Museu Fernand Léger, em Biot, na França. "essa pintura teria influenciado obras de Tarsila, com o "Estudo (Academia nº 2)"de 1923.
Léger participou da mostra inaugural do MAM, em 1949, com "Composição Dom Aloés", de 1935
Na primeira edição da Bienal de São Paulo, em 1951, com "O Vaso Azul", de 1948, e na 3ª Bienal, de 1955, , ganhou o Grande Prêmio da Pintura. Uma retrospectiva da obra também aconteceu no mesmo ano,por ocasião de sua morte.
Assis Chateaubriand, do Masp, Léger e o arquiteto francês André Bruyère pensaram uma residência para artistas na França ,infelizmente não realizada e cuja maquete e esboços estão lá,na Pinacoteca.  Léger participou da mostra inaugural do MAM, em 1949, com "Composição Dom Aloés", de 1935
Na primeira edição da Bienal de São Paulo, em 1951, veio  com "O Vaso Azul", de 1948, e na 3ª Bienal, de 1955,ganhou o Grande Prêmio da Pintura. <
Visite o site do Museu Nacional Fernand Léger
http://www.musee-fernandleger.fr/
***************************************************
A Pinacoteca São Paulo
A sede da Pinacoteca do Estado de São Paulo fica no Jardim da Luz,na capital paulista.
Tem mais de seis mil obras de artistas nacionais e internacionais em seu acervo e ocupa um  outro espaço: a Estação Pinacoteca,(no antigo prédio do DOPS)e um edifício no Parque do Ibirapuera.É um dos mais importantes museus do país e sua coleção conta a história da pintura brasileira dos séculos 19 e 20.
Mas o meu grande xodó, a peça que me faz sonhar e me faz voltar lá a cada visita a São Paulo,se encontra no jardim interno no 1º andar."A fonte das Nanás"(foto abaixo)É um trabalho de Niki de Saint Phalle, ela mesma, a minha ídola.
O ano é da França no Brasil e Niki,no devido momento, vai ser oportunamente homenageada. *********************************************************************************

segunda-feira, 20 de abril de 2009

2009-Ano Internacional da Astronomia


(20 de abril,2009)
2009 foi escolhido pela 62ª Assembléia da Organização das Nações Unidas como  o "Ano Internacional da Astronomia."
A proposta foi apresentada pela Itália, pátria de Galileu Galilei, e encampada imediatamente pelo Segundo Comitê da Assembléia Geral. 
A União Astronômica Internacional e a UNESCO são ,assim, os" pais" do evento.
Há 400 anos,Galileu foi o primeiro fazer uso astronômico de um telescópio,abrindo as portas da ciência para nova visão do mundo  e graças a ele,em nossos dias,telescópios em órbita e no solo exploram o Universo 24 horas por dia .

A presidente da IAU, Catherine Cesarsky, declarou: “O Ano Internacional da Astronomia(IYA), 2009,dá a todas as nações a chance de participar nesta excitante revolução científica e tecnológica em curso.”Na procura de nossas origens, a idéia do  IYA2009  foi implementada para fins pacíficos.A ciência da Astronomia representa milênios de colaborações através das fronteiras: geográficas, idades e gêneros, raças e culturas, fornecendo uma base completa para a Carta de Princípios da ONU.Neste sentido, a Astronomia é um exemplo clássico de como a ciência pode contribuir para o aprofundamento da colaboração internacional"

A editora suiça FIAMI  se ligando às duas comemorações,publicou uma história em quadrinhos que visita as grandes descobertas da humanidade tendo Galileu como guia.Ele  dialoga com os sábios de cada época  e explica as grandes descobertas da Astronomia.
***********************************************

 O  maravilhoso transgressor

Galileu Galilei (Pisa1564 — Arcetri 1642físico, filósofo.matemático e  astrônomo  italiano foi figura de proa na chamada revolução científica. é o período que se dá a partir de quando GalileuKepler, e outros pensadores do  iniciam suas descobertas no século 17. Até então, a Ciência estava ligada à Filosofia.
 Galileu desenvolveu estudos sobre  movimento uniformemente acelerado e sobre o movimento do pêndulo. Descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da inércia e os conceitos mais tarde aprofundados por Isaac Newton.

Ao aperfeiçoar o telescópio refrator, descobriu as manchas solares, algumas estrelas da Via Láctea,as montanhas da Lua,as fases de Vênus ,quatro dos  satélites de Júpiter ,os anéis de Saturno, .Desenvolveu a  balança hidrostática,um  compasso geométrico que permitia medir ângulos e área.O termômetro de Galileu é,mais ou menos, o esboço do relógio de pêndulo
Galileu  foi condenado pela  Inquisição a abjurar suas crenças de que a terra movia-se em torno do Sol, e a passar o resto da vida em confinamento,aguardando o momento de ser executado.
O julgamento durou seis meses e a sentença , de 22 de junho de 1633, contém essa pérola da estupidez humana :'Depois da tortura, Galileu,com vestes de penitente foi obrigado a recitar em público e assinar sua abjuração no Convento de Santa Maria"
Ao sair do tribunal após ser condenado, disse a frase célebre: "Eppur si muove", ou seja,"No entanto, ela se move", referindo-se à Terra. 
A pena de morte  foi  comutada a confinamento no Palácio do Embaixador do Grão-duque da Toscana em Roma, depois na casa do arcebispo Piccolomini em Sena e, mais tarde, na sua própria casa de campo em Arce *******************************************

sábado, 18 de abril de 2009

23 DE ABRIL:Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral


O 23 de abril foi instituído pela UNESCO como o Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais, em homenagem às bibliotecas, aos bibliotecários, e como respeito e admiração pelos autores, tradutores, ilustradores, editoras, impressores, distribuidores e livreiros.
A idéia desta celebração surgiu na Catalunha, Espanha, onde todos os que compram livros no dia 23 de abril ganham rosas de presente.
A data é ainda carregada de outros simbolismos: em 23 de abril de 1616 morreram Cervantes e Shakespeare, dois pilares da literatura universal.
Direitos autorais não são ,necessariamente ,o mesmo que copyright
Direitos autorais na internet
http://www.e-commerce.org.br/direito_autoral_na_internet.php
Lei dos Direitos Autorais,que altera,atualiza e consolida a legislação anterior
http://www.mct.gov.br/legis/leis/9610_98.htm
************************
Informações sobre domínio público:Fonte Wikipedia:
"Domínio público, no Direito da Propriedade Intelectual, é o conjunto de bens culturais, de tecnologia ou de informação - livros, artigos, obras musicais, invenções e outros - cujos direitos econômicos não são de exclusividade de nenhum indivíduo ou entidade. Tais bens são de livre uso de todos, eis que integrando a herança cultural da humanidade. Bens integrantes do domínio público podem ser objeto, porém, de direitos morais, cabendo sempre citar-lhe a autoria e a fonte".
******************************************************************* ***********************************************************************************

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Continua o tributo a Carmen Miranda


Estive envolvida na produção das festividades do centenário de nascimento de Carmen Miranda    (9/2.1909-9/2/2009)
Convido meus leitores para uma visita ao site da Banda 1 E 99 que -com criatividade e talento- continua a divulgar a trajetória da   "Pequena Notável" ao mesmo tempo em que apresenta outros clássicos do nosso cancioneiro.Em roupagens modernas e diferenciadas, os meninos da Banda agradam novos e antigos públicos.
O CD foi preparado para o evento do centenário    
Blog da Banda
http://1e99musics.blogspot.com/

ESSA TAL DE FINTECH. em elaboração

  CONTINUA

Textos mais visitados