quarta-feira, 27 de maio de 2009

Virundunpiragamargeplácide.



Reflexão patriótica
   (28 de maio 2009)

"Resolução publicada hoje pela Secretaria municipal de Educação (SME) determina que o Hino Nacional seja tocado às segundas-feiras, sempre no horário de entrada dos alunos. No texto da resolução, a secretária Cláudia Costim justifica a necessidade de "resgatar e despertar no aluno valores cívicos que, certamente, contribuirão na formação de sua cidadania". Além do hino nacional, a solenidade terá ainda que promover o hasteamento das bandeiras nacional, do Estado e do município do Rio".(Fonte:UOL,27/5/2009)
(foto :www.agenciabrasil.gov.br)
 ****************
Empertigada e vacilante ,no Grupo Escolar do Instituto de Educação, diante  da  feroz ,com certeza  mal abastecida na área  sexual e implacável Dona Alice S, eu cantava apavorada o Virundunpirangamargeplácide,totalmente sem noção do significado.Os olhos da bruxa/professora/xenófoba brilhavam e ela quase babava de satisfação verde/amarela.


Mais tarde,um pouco mais velha, nas aulas de Canto Orfeônico do Colégio Pedro II, traumatizada e tendenciosa e alienada, andei pensando: por que, Meu Deus,ensinar a uma pobre gente  inocente e ignorante os modernosos delírios filológicos de Osório Duque Estrada? 


Mais simples,fácil de decorar,"Cidade Maravilhosa" de André Filho,acabou  virando hino oficial do Rio e os blocos e bailes de Carnaval ajudam a divulgar a marchinha,ela mesma um sucesso  de Aurora Miranda
Por que não a "Aquarela do Brasil" de Ari Barroso, apesar do mulato inzoneiro e do coqueiro que dá coco?Não será uma manifestação meio nazifascista essa adoração pelos símbolos da pátria? avaliava eu, num momento passado.


Ou está na hora de resgatar a cidadania? como diz a resolução da Secretária-penso  agora



No mundo globalizado é muito constrangedor ver que nem  ínfima minoria conhece um de nossos símbolos e ,ao mesmo tempo,comparar:qualquer francês que se preze,  canta a Marselhesa direto e todo americano canta de cór e salteado "The Star-Spangled Banner ("A Bandeira Estrelada")


Quem sabe a letra INTEIRA e sem errar (valeu, dona Alice, apesar de todas as suas sacanagens) fica sem gracíssima quando se dá aquele silêncio ensurdecedor em estádios, cerimônias públicas, jogos de Copa do Mundo,seminários,concertos de música clássica.E a gente ainda serve de guia para os circunstantes aflitos quando chega a hora de recomeçar e é o "Deitado eternamente,etc"


E você? Acha que entrará por osmose na cabeça das crianças cariocas a letra complicadíssima?


Que tal uma explicação ? como mostra o site " Fala Bonito" em
**************************************************************************

  

Nenhum comentário:

Internet faz 35 anos

  "O World Wide Web é um termo técnico que foi traduzido para a língua portuguesa como rede mundial de computadores, também conhecido c...

Textos mais visitados