segunda-feira, 20 de abril de 2009

2009-Ano Internacional da Astronomia


(20 de abril,2009)
2009 foi escolhido pela 62ª Assembléia da Organização das Nações Unidas como  o "Ano Internacional da Astronomia."
A proposta foi apresentada pela Itália, pátria de Galileu Galilei, e encampada imediatamente pelo Segundo Comitê da Assembléia Geral. 
A União Astronômica Internacional e a UNESCO são ,assim, os" pais" do evento.
Há 400 anos,Galileu foi o primeiro fazer uso astronômico de um telescópio,abrindo as portas da ciência para nova visão do mundo  e graças a ele,em nossos dias,telescópios em órbita e no solo exploram o Universo 24 horas por dia .

A presidente da IAU, Catherine Cesarsky, declarou: “O Ano Internacional da Astronomia(IYA), 2009,dá a todas as nações a chance de participar nesta excitante revolução científica e tecnológica em curso.”Na procura de nossas origens, a idéia do  IYA2009  foi implementada para fins pacíficos.A ciência da Astronomia representa milênios de colaborações através das fronteiras: geográficas, idades e gêneros, raças e culturas, fornecendo uma base completa para a Carta de Princípios da ONU.Neste sentido, a Astronomia é um exemplo clássico de como a ciência pode contribuir para o aprofundamento da colaboração internacional"

A editora suiça FIAMI  se ligando às duas comemorações,publicou uma história em quadrinhos que visita as grandes descobertas da humanidade tendo Galileu como guia.Ele  dialoga com os sábios de cada época  e explica as grandes descobertas da Astronomia.
***********************************************

 O  maravilhoso transgressor

Galileu Galilei (Pisa1564 — Arcetri 1642físico, filósofo.matemático e  astrônomo  italiano foi figura de proa na chamada revolução científica. é o período que se dá a partir de quando GalileuKepler, e outros pensadores do  iniciam suas descobertas no século 17. Até então, a Ciência estava ligada à Filosofia.
 Galileu desenvolveu estudos sobre  movimento uniformemente acelerado e sobre o movimento do pêndulo. Descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da inércia e os conceitos mais tarde aprofundados por Isaac Newton.

Ao aperfeiçoar o telescópio refrator, descobriu as manchas solares, algumas estrelas da Via Láctea,as montanhas da Lua,as fases de Vênus ,quatro dos  satélites de Júpiter ,os anéis de Saturno, .Desenvolveu a  balança hidrostática,um  compasso geométrico que permitia medir ângulos e área.O termômetro de Galileu é,mais ou menos, o esboço do relógio de pêndulo
Galileu  foi condenado pela  Inquisição a abjurar suas crenças de que a terra movia-se em torno do Sol, e a passar o resto da vida em confinamento,aguardando o momento de ser executado.
O julgamento durou seis meses e a sentença , de 22 de junho de 1633, contém essa pérola da estupidez humana :'Depois da tortura, Galileu,com vestes de penitente foi obrigado a recitar em público e assinar sua abjuração no Convento de Santa Maria"
Ao sair do tribunal após ser condenado, disse a frase célebre: "Eppur si muove", ou seja,"No entanto, ela se move", referindo-se à Terra. 
A pena de morte  foi  comutada a confinamento no Palácio do Embaixador do Grão-duque da Toscana em Roma, depois na casa do arcebispo Piccolomini em Sena e, mais tarde, na sua própria casa de campo em Arce *******************************************

Nenhum comentário:

25 de abril. 50 anos da Revolução do Cravos em Portugal

    Era uma vez os anos de chumbo do governo do ditador Geisel e a muito jovem senhora politizada deixou seus filhinhos com as avós e partiu...

Textos mais visitados