A segunda, (1923-1925) foi muito mais racional
A terceira.em 1930 e sob a direção de Ludwig Mies van der Rohe,trouxe a mudança para Berlim e revisão total do sistema de aprendizagem.
Primeira Fase
Gropius uniu a Escola de Belas Artes com a Escola de Artes Aplicadas e a Escola de Artes e Ofícios , tornando a Bauhaus a primeira escola de design do mundo.
Foi criado o chamado " Vorkurs " ou curso introdutório , criado por Johannes Itten .
Como o nome indica,eram observadas as qualidades pessoais dos estudantes com o objetivo de oferecer a uma formação contínua e adequada a seus dotes.
Os alunos,por sua vez,aceitaram executar qualquer tipo de trabalho e saíam da escola prontos para o mercado de trabalho.
Exceto pintura e escultura tradicionais, estavam disponíveis cursos de fotografia,design de mobiliário,marcenaria,teatro,cerâmica,tecelagem,encadernação, -serralheria e vidraçaria.
Expoentes da primeira fase
Ao se aposentar, em 1931, Klee deixou a Bauhaus.
*****
Segunda Fase
Segunda Fase
Vem para se juntar à Bauhaus László Moholy de Nagy (1895-1946)muito amigo de Theo van Doesburg.
Designer,pintor,fotógrafo e professor,influenciado pelo Construtivismo Russo e defensor da integração entre tecnologia e indústria no design e nas artes.
Nagy aplicava a técnica de colagem de negativos e uso de instrumentos que interferem artisticamente na impressão das fotos.
|
Em 1937, a convite de Walter Paepcke mudou-se pars Chicago para tornar-se o diretor da New Bauhaus que,sem patrocínio,fechou no ano seguinte.
São desta segunda fase os documentos teóricos sobre pintura de Klee e de Kandinsky
Klee - Wege des Naturstudiums, (algo como "Sobre o estudo da Natureza")1923 Pädagogisches Skizzenbuch, 1925,a transcrição da conferência Über die modern Kunst./Sobre a arte moderna
Kandinsky publica Punkt und Linie zu Fläche (mais ou menos "Ponto e Linha na Superfície), 1926
*****************
Terceira Fase
1925-Lászlo Moholy Nagy ,depois de cinco anos como professor, decide deixar a Bauhaus devido à enorme pressão de alunos comunistas.
Em 1933, o Partido Nazista fecha a Escola,mas Ludwig Mies van der Rohe (1886-1969) arquiteto alemão depois naturalizado americano, considerado um dos principais nomes da arquitetura no século XX, transfere a Bauhaus para Berlim,correndo grandes riscos.
O projeto sobreviveria até abril daquele ano.
O artista plástico,poeta e arquiteto baiano ALMANDRADE(Antônio Luiz M. Andrade)assim narrou a influência da Bauhaus em artigo para o site português STORM IMAGENS,em 2009,nos 90 anos da fundação.
"Quando os soldados de Hitler fecharam as suas portas, grande parte de professores e alunos já haviam partido para outros países divulgando suas idéias até chegarem à América como os arquitetos Walter Gropius que lecionou em Harvard e Mies Van der Rohe um dos principais arquitetos da remodelação de Chicago. O ensino inovador da escola já havia se difundido nos principais centros de arte. A Bauhaus exerceu uma influência extraordinária sobre a arquitetura do século XX no mundo ocidental, um estilo marcante pelas linhas retas dos prédios, ambientes claros, espaços bem aproveitados e pela ausência de adornos. Estilo que chegou também ao Brasil através de ex-alunos da antiga escola, hoje esquecidos, como o alemão Alexandre Altberg e o belga Alexandre Buddeus.
No Brasil, a arquitetura moderna foi importada e adaptada através da versão francesa, principalmente com a vinda do arquiteto Le Corbusier, a convite do ministro Gustavo Capanema, na segunda metade da década de 1930 para realizar estudos para o projeto do Ministério de Educação e Cultura (MEC). Projeto que foi desenvolvido por uma equipe de jovens arquitetos brasileiros, como: Oscar Niemeyer, Lúcio Costa e Affonso Eduardo Reidy, obedecendo ao traçado do mestre.
Porém na primeira fase do modernismo, foram os alemães que influenciaram a arquitetura brasileira, pioneiros no uso do concreto armado, bastante difundido e utilizado na nossa arquitetura."
******************************************
Nenhum comentário:
Postar um comentário