sábado, 1 de fevereiro de 2025

Guantánamo

                      

 Destino que Trump decidiu escolher para  prender  cerca de 30 mil imigrantes ilegais         

                                 

                             Historia da ilha de Guantánamo, a sudoeste de Cuba 


Antes da chegada dos euopeus,a ilha era  habitada por povos indigenas:taínos,ciboneis e os guanajatabeisestes dois últimos com sua importancia relativa,mas nao tao profunda ,historicamente

Os taínos eram conhecidos pela sua habilidade na pesca, arte, cerâmica, música e dança, eram hábeis navegadores e agricultores e pela sua forte espiritualidade.

Colombo e sua tripulação, desembarcando em uma ilha nas Bahamas em 12 de outubro de 1492, foram os primeiros europeus a encontrar o povo Taíno.



 Colombo descreveu os Taínos como "um povo fisicamente alto, bem proporcionado, com uma personalidade nobre e gentil."

Em 1514, os espanhóis conqusitaram a ilha e estabeleceram uma colônia.


 Colombo descreveu os Taínos como "um povo fisicamente alto, bem proporcionado, com uma personalidade nobre e gentil."
Em 1514, os espanhóis conqusitaram a ilha e estabeleceram uma colônia.
************
O Tratado de Paris de 1898 foi um acordo entre os Estados Unidos e a Espanha que determinou a independncia de Cuba,mas com os Estados Unidos mantendo o controle da baía de Guantanamo ,como uma base naval.
Acordo de Arrendamento
Chegamos a 1903 com acordo de arrendamento entre EUA e Cuba,mediante pagamento de 2 mil dólares anuais,para manter a base naval. Este acordo entre os dois países foi assinado pelo então presidente dos Estados Unidos, Theodore Roosevelt, e o presidente de Cuba, Tomás Estrada Palma.
Acordo renovado  
Em 1934, os países assinaram um acordo perpétuo que aluga 72 quilômetros quadrados de Cuba para os Estados Unidos por 4.085 dolares por ano. 
Dessa forma, os EUA só deixariam a região por mútuo consentimento.

Revolucao Cubana e  Embargo -1958-59
A Revolucao Cubana causou enorme tensao entre os dois paises.A relação  se deteriorou de vez na Crise dos Mísseis, que culminou na expulsão de Cuba da Organização dos Estados Americanos (OEA)
Os Estados Unidos impuseram um embargo à economia de  Cuba em 14 de março de 1958.
Centro de detenção em  2002

Após os ataques as Torres Gêmeas, em 11 de setembro de 2011,os Estados Unidos estabeleceram uma prisao na base de Guantanamo, para receber suspeitos de terrorismo. 
A Prisão de Guantánamo, oficialmente Campo de Detencao da Baía de Guantánamo (em inglês: Guantanamo Bay Detention Camp) é, portanto, uma prisão militar dos Estados Unidos, parte integrante da Base Naval da Baía de Guantánamo
Torturas e maus tratos foram relatados, tornando o local controverso e alvo de campanhas pelo seu fechamento.

Sob pressão  internacional, 4 presidentes americanos ,inclusive o republicano Bush,  declararam a necessidade do fechamento da prisão. Sem resultado.  


                    Atualmente

Segundo matéria publicada no site da BBC,"a prisão é alvo de críticas pelo tratamento a que os prisioneiros foram submetidos e pelas técnicas de interrogatório utilizadas, comparadas à tortura por organizações como a Anistia Internacional.

Muitos dos 780 presos em Guantánamo nunca foram formalmente acusados ​​ou julgados em tribunal.

Acredita-se que cerca de 30 pessoas ainda estejam detidas em suas instalações atualmente."


A cidade de Guantanamo- fonte Wikipedia

Guantânamo (em espanhol, Guantánamo) é uma cidade do sudeste de Cuba, capital da provincia de Guantanamo. 

Sua população é de cerca de 208 145 habitantes (censo 2002), a grande maioria vivendo da cultura do açúcar e do algodão.

José Martí tornou Guantánamo mundialmente conhecida nos versos da canção Guantanamera ("Guantanameira", mulher nativa da cidade), extraídos do seu poema Cultivo La Rosa Blanca.

Clique aqui. Canta Julio Iglesias

 
************************ 

                   

Nenhum comentário:

Abril.mês dos livros

  Aprendi a ler antes de aprender a escrever e continuo leitora voraz e apaixonada por livros, livros mesmo, companheiros na saúde e na doen...

Textos mais visitados