|
Vista aérea do "astronauta" |
Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1994,os geoglifos de Nazca (ou Nasca), conhecidos como Linhas de Nazca, são grandes figuras desenhadas nas areias do deserto de animais estilizados, às vezes linhas de vários quilômetros de comprimento, no deserto de Nazca, no sul do Peru, a 450 km de Lima.
O clima seco, sem vento e estável da região, mantém intactos os geoglifos,feitos a partir de restos de carvão queimado.
As datações de carbono 14, indicam uma perído de, aproximadamente,500 anos D.C.
Existem cerca de 300 figuras diferentes já identificadas, incluindo animais e plantas,algumas com 30 metros de largura, ocupando 517 quilômetros quadrados.
As figuras são mais visíveis do ar ou dos topos das colinas próximas.
Pequenos aviões para 5 passageiros,saindo de pequeno aeroporto, levam o visitante ao local num sobrevoo de cerca de meia hora.
Os geoglifos são rastros da cultura pré-inca que ali se instalou entre 300 aC. e 800 d.C.
Esta civilização surgida, em torno da cidade de Cahuachi , deixou registros de centro religioso,político e seus habitantes,matemáticos e arquitetos contruíram pirâmides e templos religiosos.
História das Linhas
As Linhas na História
*Quem primeiro observou e reportou sobre as Linhas foi Pedro Cieza de león(1520-1554),conquistador espanhol e historiador, conhecido principalmente pela obra "Crónicas del Peru"(1553)
*1927-O arqueólogo e professor de História Paul August Kosok (1869 – 1959) sobrevooa a região em busca de solucionar como foram traçadas as enormes figuras ,e é creditado como o primeiro pesquisador sério das Linhas,pelos estudos relacionados aos sistemas de irrigação ali encontrados (1939).
*Maria Reiche, a Dama das Linhas de Nazc
a,arqueóloga e matemática germano-peruana, estudou durante quarenta anos as figuras que representam macacos, aranhas, répteis, peixes, pássaros. Na sua opinião, elas se tratam de calendário astronômico.
* Trecho abaixo em https://super.abril.com.br
"O objetivo das Linhas de Nazca era religioso. Os desenhos mantinham uma relação estreita com a vida e a morte daquele povo.
Segundo a arqueóloga Christina Conlee, que estuda o local, os desenhos de animais se relacionavam à fertilidade e à água, preocupações principais de um povo que vivia em uma região desértica como aquela.
As formas geométricas provavelmente eram os locais onde as cerimônias aconteciam"
|
imagem do site facilsaber.com.br
*****
Um outro olhar
Encontrei várias linhas de raciocínio na pesquisa para este texto: 1-Desenhos em grandes proporções eram forma de chamar a atenção de divindades nos céus.
2- As linhas seriam observatório para solstícios e outros eventos astronômicos. 3-Erich von Daniken, autor do best-seller " Eram os deuses astronautas?", acredita que as linhas serviram como pista de pouso alienígena.
Arqueólogos,ufólogos e historiadores continuam estudando as Linhas, que os atraem pelo tamanho e precisão dos desenhos, complementados pela modernidade dos drones e satélites.
Para ajudar a pensar e escrever/teclar, recordei, por afinidade, a emoção das visitas às rochas de Carnac. Um alinhamento de mais de 3000 megálicos erguidos na comuna de Carnac, na Bretanha,França, por volta de 2000 a C. E à Stonehenge, círculo megalítico construído na planície de Salisbury, Inglaterra, há quase 4.600 anos.
**************************
Visite Nazca
https://www.getyourguide.com.br/s/?q=Nazca&searchSource=3
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário