Wilhelm Richard Wagner
(Leipzig, 22 de maio de 1813 — Veneza, 13 de fevereiro de 1883)

As composições de Wagner, particularmente essas do fim do período, são notáveis por suas texturas complexas, harmonias ricas e orquestração, e o elaborado uso de Leitmotiv: temas musicais associados com caráter individual, lugares, ideias ou outros elementos. Por não gostar da maioria das outras óperas de compositores,Wagner escreveu simultaneamente a música e libreto, para todos os seus trabalhos.
Seu conceito de Gesamtkunstwerk ( trabalho artístico amplo)permitiu atingir a síntese de todas as artes poéticas, visuais, musicais e dramáticas e foi anunciada uma série de ensaios entre 1849 e 1852.
Wagner percebeu esse conceito mais plenamente na primeira parte do monumental ciclo de quatro partes da ópera Der Ring des Nibelungen.
Entretanto, seus pensamento sobre a importância da música e drama mudaram novamente e ele reintroduziu algumas formas tradicionais da ópera em seu último estágio de trabalhos, incluindo Die Meistersinger von Nürnberg.
Foi o pioneiro em avanços da linguagem musical, tais como o cromatismo extremo e a rápida mudança dos centros tonais, que muito influenciou no desenvolvimento da música erudita europeia. Sua ópera Tristan und Isolde é algumas vezes descrita como um marco do início da música moderna.
A influência de Wagner vai além da música, é também sentida na filosofia, literatura, artes visuais e teatro.
A influência de Wagner vai além da música, é também sentida na filosofia, literatura, artes visuais e teatro.
Ele teve sua própria casa de ópera, o Bayreuth Festspielhaus.
Foi nessa casa que Ring e Parsifal tiveram suas premières mundiais e onde suas obras mais importantes continuam a ser produzidas até hoje, em um festival anual dirigido por seus descendentes.
Sua extensa obra sobre música, drama e política tem atraído extensos comentários, em recentes décadas, especialmente onde existe o conteúdo antissemita.
Wagner foi também um escritor, autor de diversos livros, poemas e ensaios em sua vida. Atualmente é divulgada também sua correspondência. Seus textos cobrem uma variedade de tópicos, incluindo política,filosofia e análises detalhadas de suas próprias óperas.
Em 1849, terminou o livro Das Kunstwerk der Zukunft (O Trabalho Artístico do Futuro) e publicou o ensaio Die Kunst und die Revolution (A Arte e a Revolução).
No ano seguinte foi lançado o polêmico ensaio Das Judentum in der Musik (O Judaísmo na Música ) atacando a influência de judeus na cultura alemã, direcionado contra compositores judeus de forma geral, e Giacomo Mayerbeer em particular
Sobre ópera especificamente, foram escritas as obras Oper und Drama (Ópera e Drama), um livro sobre a teoria da ópera de 1850-1851 em que o compositor define a ópera como uma globalidade, e não somente música e teatro e Die Deutsche Oper (A Ópera Alemã), um ensaio de 1851.
Sua autobiografia foi Mein Leben (Minha Vida) um artigo de 1865-1880.
O ensaio Über Das Dirigiren (Sobre a Regência foi lançado em 1869, e trata sobre teoria e prática de regência.
Nele Wagner, propôs que a regência era uma forma de reinterpretação do trabalho musical, ao invés de um simples mecanismo de sincronia da orquestra.
Já Religion and Art (Religião e Arte) é um escrito de 1880.
Sua extensa obra sobre música, drama e política tem atraído extensos comentários, em recentes décadas, especialmente onde existe o conteúdo antissemita.
Wagner foi também um escritor, autor de diversos livros, poemas e ensaios em sua vida. Atualmente é divulgada também sua correspondência. Seus textos cobrem uma variedade de tópicos, incluindo política,filosofia e análises detalhadas de suas próprias óperas.
Em 1849, terminou o livro Das Kunstwerk der Zukunft (O Trabalho Artístico do Futuro) e publicou o ensaio Die Kunst und die Revolution (A Arte e a Revolução).
No ano seguinte foi lançado o polêmico ensaio Das Judentum in der Musik (O Judaísmo na Música ) atacando a influência de judeus na cultura alemã, direcionado contra compositores judeus de forma geral, e Giacomo Mayerbeer em particular
Sobre ópera especificamente, foram escritas as obras Oper und Drama (Ópera e Drama), um livro sobre a teoria da ópera de 1850-1851 em que o compositor define a ópera como uma globalidade, e não somente música e teatro e Die Deutsche Oper (A Ópera Alemã), um ensaio de 1851.
Sua autobiografia foi Mein Leben (Minha Vida) um artigo de 1865-1880.
O ensaio Über Das Dirigiren (Sobre a Regência foi lançado em 1869, e trata sobre teoria e prática de regência.
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Cosima e Richard Wagner |
Nele Wagner, propôs que a regência era uma forma de reinterpretação do trabalho musical, ao invés de um simples mecanismo de sincronia da orquestra.
Já Religion and Art (Religião e Arte) é um escrito de 1880.
Wagner conquistou tudo isso, apesar de viver até suas últimas décadas em exílio político, amores turbulentos, pobreza e fuga de seus credores.
O impacto de suas ideias pode ser sentido em muitas artes do longo de todo o século xx".
COSIMA
Cosima Francesca Gaetana Wagner ( 1837-1930) foi a segunda esposa do compositor , filha de Franz Liszt com a Condessa Marie dAgoult, (Marie de Flavigny).
Foi casada com o pianista e maestro Hans von Bülow , de quem se separou em 1867 para viver com Wagner.
Com ele teve duas filhas e um filho.
Após a morte do marido, em 1883, tornou-se dirigente do Festival de Bayereuth até 1914.
Morreu com a idade de 92 anos.
Cosima deixou dois grossos volumes de diários nos quais relata com detalhes sua vida íntima com Richard Wagner entre 1869 a 1877 e de 1878 a 1883
Os diários param no dia 12 de fevereiro de 1883, véspera da morte de Wagner.
(WIKIPEDIA Portugal)
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