domingo, 17 de setembro de 2023

FERNANDO BOTERO

Um olhar bem humorado na Mona Lisa 1978

 Conhecido por seus personagens com formas redondas e voluptuosas inspiradas na arte pré-colombiana,Fernando Botero, pintor, escultor e desenhista figurativo,morreu em Mônaco ,aos  91 anos, no dia 15 de setembro último, por problemas respiratórios .

Os dançarinos 1987

*************




Luis Fernando Botero Angulo  nasceu em Medelin no dia 19 de abril de 1932, filho do meio de   David Botero, agente comercial que ganhava a vida viajando a cavalo pela região e  Flora Angulo,costureira.

Teve um irmão quatro anos mais velho, Juan David.e,em 1936, nasceu o irmão mais novo, Rodrigo. Neste mesmo ano,seu pai faleceu. 


A partir de 1938,  estudou a escola primária no Ateneo Antioqueño e o ensino médio foi feito  na escola Bolivariana.


Em 1944, frequentou a escola taurina da Plaza de La Macarena em Medellín.

Podemos imaginar Botero matando touros ?

 Tudo começou aos 12 anos quando o seu tio o levou à praça de Macarena de Medellín, onde teve como mestre Aranguito, de corpo volumoso, como  as personagens que   se dedicou a pintar  

Neste período, executou seu primeiro trabalho, aquarela de um toureiro.  Após um incidente, desenvolveu grande medo desses animais

Este medo e o universo que rodeava  o evento brutal que é uma tourada, fascinaram-no, razão pela qual algumas das suas obras abordaram o tema.


Com apenas 15 anos, Botero começou a vender seus primeiros desenhos. Trabalhou como ilustrador para o jornal El Colombiano. Em 1951, conteceu a primeira exposição  em Bogotá.

No período de 1949 e 1950, trabalhou como cenógrafo.


Em 1951, aconteceu a primeira exposição  em Bogotá.

 

 Participou do Salão dos Artistas 


Colombianos,quando obteve  o 2.º lugar.

 Ano seguinte,continuou estudos em Madri, na Real Academia de San Fernando, se apurando no estudo de obras de mestres como Velázquez e Goya.

Ali, expandiu seu interesse pelas artes pré-colombiana e espanhola e pelos temas politicos do mexicano Diogo Rivera.


BOTURISMO -primórdios

 

Pintar, desenhar e até vender sua arte no espaço do Museu do Prado,foi uma etapa fundamental na formação do artista, que sempre se considerou um autodidata.

 Viajou para Florença em 1953, onde estudou a  pintura a fresco de Giotto e se dedicou a decifrar a técnica de Piero della Francesca. O jovem Botero aprendeu ,com este último, como usar a cor para expressar volume. 

Primeiro passo em direção à originalidade.

Em 1956, encontrou a forma única de expressão,fácil de reconhecer à primeira vista,"marca registrada", enquanto morava no México.

Desenhou um bandolim, exagerando na proporção entre a pequena abertura e o tamanho do corpo do instrumento, e...tudo começou.

  “Pintar é criar um estilo; se houver convicção, o estilo surge por si só”, palavras de Botero tornadas rea-
lidade.

******

Em 1957,  realizou sua primeira exposição nos Estados Unidos e ,no ano seguinte,foi nomeado professor da Academia de Belas Artes.

Fez parte do corpo docente até 1960.

 Em1965 abriu seu primeiro estúdio, em Nova York. 

 Vieram as exposições por todo o mundo, e,  em 1973, em Paris,criou a primeira escultura.


 Fez releitura da famosa obra de Jan van Eyck, o Casal Arnolfini (1434), imagem abaixo

assim como   da Mona Lisa
 de Leonardo da Vinci.no topo deste texto

Conhecido como artista  politizado,preocupado com a violência na América Latina, refletida em seu trabalho. 

A exposição “Dores da Colômbia teve 67 obras com 36 desenhos, 25 pinturas e seis aquarelas, focando a  conflitos envolvendo os guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionarias da Colombia (Farc) , exército e os grupos paramilitares.

  ********

 Além das já citadas Mona Lisa  atualmente exposta   em Bogotá, na Colômbia e O Casal Arnolfini,   doou 200 pinturas aos parques e praças públicas de Medellín e parte de sua coleção pessoal foi doada ao Museu Botero de Bogotá. 

O artista viveu entre Mônaco, Nova York, Itália e sua casa de campo em Antioquia, na Colômbia, com  obras espalhadas por diversas cidades e museus do mundo todo 

Doou ,também,23 esculturas à Medellin,  sua terra natal, expostas em uma praça pública 

É  um dos pontos turísticos mais procurados da cidade

**********

Vida pessoal e morte (texto da Wikipedia)

"Em 1954, Botero casou-se com Gloria Zea (fundadora do Museu de Arte Moderna de Bogotá e diretora do Instituto Colombiano de Cultura Colcultura) e tiveram três filhos: Fernando (nascido em 1956 enquanto moravam na Cidade do México e foi Ministro da Defesa  e Juan Carlos Botero Zea (1960). 

Os Botero Zeas se divorciaram em 1960.

Em 1964, Botero casou-se com Cecilia Zambrano, com quem teve um filho, Pedro (1970), que morreu tragicamente em 1974 em um acidente de carro na Espanha, enquanto a família estava de férias. 

Botero e Zambrano se separaram em 1975. 

Em 1978, Botero casou-se com a artista grega Sophia Vari. Eles moravam em Paris e tinham uma casa em Pietrasanta, Itália."


***********

  177 obras de Botero aqui reunidas,basta clicar:

https://www.wikiart.org/pt/fernando-botero



********

 



 

  

 



Nenhum comentário:

Os misteriosos alinhamentos de Carnac,na Bretanha

Recentes estudos arqueológicos nas proximidades de Carnac obtiveram datas que variam entre 4.800 e 3.500 aC. ********* Na era pré-GPS e nos ...

Textos mais visitados