quarta-feira, 14 de novembro de 2012

14 de novembro 2012--Dia Mundial do Diabetes e 91 anos da descoberta da insulina




( imagem da estrutura da insulina)

Um pensamento solidário para meus 240 milhões de companheiros com alta dosagem de glicose no sangue (0,6 por cento da população mundial) ,12 milhões deles no Brasil e grande parte desconhecendo seu problema.
***********************

O Dia Mundial do Diabetes
Criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) em parceria com a Organização Mundial de Saúde, a data foi escolhida por ser o dia de nascimento do Dr. Frederick Bantin,cientista canadense que -em parceria com o Dr. Charles Best -descobriu a insulina em 1921.
Em 1993,Banting recebeu o Premio Nobel de Medicina pela descoberta e pela utilidade da insulina no tratamento dos doentes de diabetes.

"Doente" é palavra forte,porque a gente pode conviver bem com a problemática,tomando os cuidados necessários e eu possuo a sorte enorme de ter um médico amigo que me cuida com total atenção.
190 associações de 150 países reunem profissionais de saúde,pessoas com diabetes,formadores de opinião e o público em geral. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) é o destaque entre essas entidades.
***********
Diabetes mellitus é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal da glicose ou açúcar no sangue.

A glicose é a principal fonte de energia do organismo, mas quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde.

Quando não tratada adequadamente, causa doenças tais como infarto do coração, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas visuais e lesões de difícil cicatrização, dentre outras complicações.

Embora ainda não haja uma cura definitiva para o diabetes, há vários tratamentos disponíveis que, quando seguidos de forma regular, proporcionam melhor saúde e qualidade de vida para o paciente portador (fonte Wikipedia Portugal)

*******************************************************************************

Nenhum comentário:

22 de abril - "Dia da Terra"

 Um pouco de humildade não faz mal a ninguém  . Veja a localização do sistema solar na Via Láctea. O Sol é a insignificante estrelinha `a es...

Textos mais visitados