quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Exposição interativa bilíngue mostra obras e a nova face da região portuária carioca




 
O espaço Meu Porto Maravilha fica na Avenida Barão de Tefé s/n, esquina com Avenida Venezuela, na Saúde. O horário de funcionamento é de 10h às 20h, de terça-feira a domingo. A entrada é franca.
 A exposição interativa com textos bilíngues mostra obras em andamento e perspectivas de como será a nova Região Portuária
O texto que reproduzo é  de Yara Lopes com fotos de Elizabeth Santos e Mariana Aimée

"A nova sala de exposições Meu Porto Maravilha inaugurada no  dia 1º de julho, pelo prefeito Eduardo Paes. A visitação abre a possibilidade de uma viagem através da história da Região Portuária, passando pelas transformações do presente e projeções do futuro.

Naquele mesmo dia, o Rio de Janeiro recebeu o título da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) de Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural Urbana.

 O espaço Meu Porto Maravilha fica na Avenida Barão de Tefé s/n, esquina com Avenida Venezuela, na Saúde. O horário de funcionamento é de 10h às 20h, de terça-feira a domingo. A entrada é franca.


*******

"O mundo declarou o que nós já sabíamos. Estou muito feliz em inaugurar essa exposição justamente hoje. Esse é um espaço para que as pessoas conheçam o Porto Maravilha e entendam mais a revitalização dos 5 mil m². O centro da nossa cidade tem muita história, mas estava muito deteriorado. Esse projeto vai mudar isso, preservando a história cultural do Rio", explica Eduardo Paes."
A exposição interativa explora o conteúdo usando alta tecnologia de forma inovadora e intuitiva. Na maior tela de multitoques do Brasil, com 22 metros, o visitante acessa o conjunto de transformações da região por meio de mapas, infográficos, fotos e vídeos das obras e perspectivas futuras. .
Nos 283 m² também é possível conhecer as atribuições da Concessionária Porto Novo em cada fase das transformações da Região Portuária.

 As ações são apresentadas por temas como sistema viário - com explicações sobre Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e construção das novas vias - e meio ambiente. O software da grande tela contém uma camada de partículas gráficas dinâmicas que acompanha os movimentos do visitante e forma palavras ligadas ao desenvolvimento como"cidadania","cultura" e"mobilidade" 
  O projeto arquitetônico incorpora demandas de acessibilidade com rampas de acesso, piso antiderrapante e banheiros acessíveis. Outra opção para os visitantes é a cafeteria que será aberta em breve. O acervo será constantemente atualizado para que as pessoas acompanhem o andamento das obras."
 *************************************

Nenhum comentário:

60 anos do golpe militar

      O golpe de estado de 1º de abril de 1964  foi o prelúdio de 20 “anos de chumbo”, onde a restrição dos direitos individuais, a   censur...

Textos mais visitados