Ideologia à parte e sempre respeitando minhas origens ( e ela foi paga para fotografar e filmar e absolvida em Nuremberg), admiro essa mulher pelo tesão pela vida que demonstrou até o dia em que morreu dormindo,aos 101 anos
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Helene Bertha Amalia Riefenstahl
1902-2003
Atriz,bailarina, desportista, fotógrafa e diretora de cinema,célebre pelos documentários e películas de propaganda do regime nazista, ocupou uma posição de grande destaque em seu momento histórico.
Depois de processada muitas vezes e detida por 3 anos em cárcere e no domicílio, foi julgada e absolvida dos crimes de antissemitismo e nazismo pelos Tribunais Aliados no final da 2a Guerra.
Apenas registrou-se que sua arte tinha forte conotação mercadológica,nada mais era do que propaganda e ela jamais tinha pertencido ao Partido.
Apenas registrou-se que sua arte tinha forte conotação mercadológica,nada mais era do que propaganda e ela jamais tinha pertencido ao Partido.
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Leni, aos 60 e poucos anos, internou-se na cultura tradicional africana.
Lá uma equipe da revista alemã STERN foi entrevistá-la e um jovem fotógrafo de 21 anos não voltou.Encantado, teve um longo relacionamento com a colega.
Tornou-se uma fotógrafa submarina da melhor qualidade aos 80,enganando a idade-como se tivesse 70- para conseguir fazer o curso.
A chama dessa mulher era tão brilhante e intensa que depois das várias ligações com homens sempre muito mais novos,seu último casamento foi aos 101 anos, com um homem de 60.( foto abaixo)
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Leni Riefenstahl nasceu em Berlim (22-8-1902) e com total apoio da família matriculou-se na Kunstakademie (Academia de Belas Artes) onde estudou ballet russo e dança contemporânea.
Foi aluna de Mary Wigman.
No início dos anos 20 do século passado era uma bailarina conhecida,sempre em turnê por diversas cidades européias.
No início dos anos 20 do século passado era uma bailarina conhecida,sempre em turnê por diversas cidades européias.
Um acidente no joelho que interrompeu a carreira, levou Leni a procurar novas maneiras de expressão.
O alpinismo era o esporte da moda e depois de uma viagem aos Alpes suíços fez contato com Arnold Franck, pioneiro do “cinema de montanha”
Em 1926,Riefenstahl participou do filme Der Heilige Berg (« A Montanha Sagrada ) e tornou-se logo um símbolo do cinema alemão,estrela principal dos numerosos trabalhos de Franck,representando a jovem mulher atlética,saudável e destemida,modelo idealizado por Hitler para a juventude de seu país
Em 1932, dirigiu e interpretou o papel principal de Das blaue Licht ( A luz azul), que deixou Hitler muito interessado, o que resultou num convite para dirigir filmes de propaganda do Partido Nacionalsocialista,em Nuremberg. Antes de mudar o rumo da carreira, ainda dirigiu SOS EISBERG («SOS ICEBERG) ,em 1933.
Registro do nazismo

Impressionada com o gestual e a retórica de Adolf Hitler,Leni aceitou o convite para criar para a posteridade a imagem de uma Alemanha Wagneriana, cheia de beleza e potência embasada na força da propaganda para dentro e fora do país.
A primeira tarefa da cineasta foi criar um curta metragem por ocasião do congresso do Partido que se se realizou em Nuremberg em setembro de 1933.para celebrar a ascenção do nazismo ao poder.
O filme se chamou Des Sieg des Glaubens(« A vitória da fé») e foi considerado uma obra-prima,mas teve que ser retirado das telas no seguimento do atentado acontecido entre e 30 de junho de 1934.
A onda de violência terrível contra os dissidentes do Partido, terminou com a eliminação de vários companheiros, inclusive Ernst Röhm dirigente das SA, que aparecia com destaque na película.
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Hitler sugeriu um novo projeto: Riefenstahl deveria dirigir um novo filme,para o encontro do Partido de setembro de 1934
O trabalho de LR na direção trazia massas imensas de soldados marchando em formação de passo de ganso,música wagneriana,como era o desejo de Hitler e cenografia espetacular
Em seguida, foram produzidos dentro do mesmo espírito :Tag der Freiheit - Unsere Wehrmacht (« O Dia da Liberdade-Nosso Exército) e,em 1936,um documentário dedicado à Olimpíada de Berlim,realizado –a pedido – da diretora sem ou com a minima interferencia do poderosíssimo Ministro da Propaganda, Joseph Goebbels .
O resultado final foi Olimpia, propaganda escancarada do regime para mostrar ao mundo os aspectos menos cruéis da persguição antisemita.O que não era esperado aconteceu: o afro-americano Jesse Owens passou para a História como o símbolo da Olimpíada de 36.
O filme que se chamou Der Sieg des Glaubens (« A vitória da fé»), foi considerado uma obra-prima,mas teve que ser retirado das telas no seguimento do atentado de 30 de junho de 1934.
Uma onda de violência terrível contra os dissidentes do Partido terminou com a eliminação de vários companheiros, inclusive Ernst Röhm, dirigente das SA,que aparecia com destaque no filme.
Leni ficou profundamente chocada quando esteve na Polônia para registrar os fatos decorrentes da invasão alemã,jamais se filiou ao partido e nem teve o comentado romance com Hitler, como várias insinuações fazem supor.
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Na África |
Em 2002, aos 100 anos,fez trabalhos de fotografia submarina, especialmente sobre as barreiras de coral e trabalhou em seu último filme’”Maravilhas Submarinas” .
Aos 101, morreu dormindo no dia 8 de setembro de 2003 em sua casa,em Pöckling,Baviera
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