quinta-feira, 17 de maio de 2012

Como a Rainha Victoria subiu ao trono



As circunstâncias que levaram Alexandrina Victoria ao trono da Inglaterra me levaram a uma reflexão sobre como o que está escrito tem força.E como a vida é vã e passageira


Macktub/ Estava escrito

Filha única de Edward,Duque de Kent e 4º filho varão do Rei George III e de Victoria de Saxonia-Coburgo-Saalfeld nasceu no palacio de Kensington, em 24 de maio de 1819. E foi batizada ali mesmo, um mês depois.

Conta a lenda que os pais moravam na França e,um dia, uma cigana leu a mão da jovem Duquesa e pediu com muita firmeza que, ao engravidar, tivesse o bebê na Inglaterra, pois a ele estava reservado um futuro brilhante.
Tempos depois, nos primeiros meses de gravidez,o casal seguiu a orientação da  cigana.

Quando Alexandrina Victoria ,chamada em família " Drina"  tinha 8 meses, seu pai faleceu vitimado por uma pneumonia fulminante.Seis dias depois morria,o avô George III no Castelo de Windsor.
O tio,padrinho e então Principe Regente ascendeu ao trono como George IV.
Victoria passou a ser precedida pelos tios Duque de York (sem descendência) e pelo outro tio,Duque de Clarence.

A Duquesa de Clarence deu `a luz em 10 de dezembro do mesmo ano Elizabeth Georgiana.Com apenas 3 meses de idade esta princesinha herdeira presuntiva faleceu ,vítima de convulsões.
No ano seguinte a mesma Duquesa de Clarence perdeu um par de gêmeos e ficou incapacitada de conceber.

Victoria passou a ser preparada para ocupar o trono no futuro.Como só falava alemão em casa,começou a aprender ingles,italiano,grego,latim e francês.Seu educador foi Reverendo Jorge Davys e a preceptora, Luisa Lehzen
Em Janeiro de 1827,faleceu o Duque de York e Victoria,passou para o segundo lugar na linha sucessória..

Em 26 de junho do mesmo ano, assumiu o trono o Duque de Clarence e Victoria de 11 anos passou a ser a herdeira presuntiva. 
As leis da época tiveram que ser refeitas porque não se previa que uma criança pudesse chegar a este posto e ficou estipulado que a mãe da herdeira seria a regente em caso de morte do Rei e durante a minoridade de Victoria.
O Parlamento não criou uma lei para limitar os poderes da eventual Regente

Em 1835, aos 16 anos, Victoria conheceu o futuro esposo, Príncipe Albert de Saxônia-Coburgo-Gotha, que era seu primo. 
O Rei William IV desaprovou,mas os jovens estavam decididos

Certos historiadores pensam que a razão de Albert se aproximar de Victoria foi subir na escala social, pois era "um obscuro príncipe alemão ". De toda forma, foi um casamento feliz.
William IV morreu em 20 de junho de1837, sendo sucedido pela princesa Victoria,já com 18 anos,não sendo necessário um período de regência.,
 Enquanto a jovem não tivesse filhos, o sucessor seria o Duque de Cumberland e a coroacão aconteceu em 28 de junho de 1838.Victoria se casou em 10 de fevereiro de 1840 e, 4 dias antes do enlace, Albert recebeu da noiva o tratamento de Sua Alteza Real. Marido exemplar,foi o oposto do pai no ítem fidelidade e, da união, nasceram 9 filhos. E o final da história é bem conhecido: Victoria governou a Inglaterra por 64 anos
Nas festas do Jubileu a Rainha,já em cadeira de rodas,recebeu grandes mostras de afeto do seu povo
***************************************************

Nenhum comentário: