segunda-feira, 16 de abril de 2012

Piano a 4 mãos na Fundação Eva Klabin

Lotação Esgotada
  

*******
 Quinta-feira, dia 19 de abril de 2012, às 20.30, após a visita guiada das 19 horas e o coquetel às 20 horas,Estela e Marcelo Caldi apresentarão um concerto de piano a quatro mãos com obras de George Bizet(1838-1875)- "Brincadeiras de Criança ", a Rapsódia Espanhola de  Maurice Ravel (1875-1937) e, da "Suíte Quebranozes"a  Dança da fada açucaradam Dança das flautas de Bambu e Valsa das Flores de Tchaikovsky (1840-1893)

 ***********************
Mãe e filho revivem o universo da criança em piano a quatro mãos

O universo mágico da criança é revivido num encontro de piano a quatro mãos entre mãe e filho, Estela Caldi e Marcelo Caldi. 

Juntos nessa formação há pouco mais de um ano, os pianistas apresentam em 2012 um novo repertório voltado para compositores impressionistas e românticos do século XIX.
 
Um dos destaques é Georges Bizet, com “Brincadeiras de Crianças”, que inclui 12 peças entre as quais “O Balanço”, “O Pião”, “A Boneca”, “O Cavalo de Madeira” e “As Bolhas de Sabão”. 

Reconhecido como grande compositor de óperas (sendo “Carmen” a mais famosa), Bizet traduz para o piano a quatro mãos as mesmas possibilidades e soluções musicais que as suas peças para orquestra.

“Nosso repertório nos faz constatar que o piano é mesmo um instrumento completo”, afirma Marcelo. E quando tocado por duas pessoas, amplia ainda mais suas dimensões sonoras. 

Outro destaque é a suíte “O Quebra-Nozes”, de Tchaikovsky, originalmente escrita para orquestra e cuja adaptação de E. Langer foi tão bem feita que “parece que os timbres sinfônicos estão presentes o tempo todo”, explica.  

(divulgação)
 


******************

"Concertos de Eva",dentro do projeto "Quintas com música"na FEK,organizado por Marcio Doctors,
com programação e produção da jornalista e agitadora cultural Nenem Krieger
(fotos) é uma homenagem à fundadora da Casa-Museu,Eva Klabin, nos 20 anos de seu falecimento.
********************************************************
Eva Klabin Rapaport ( São Paulo-1903 -Rio-1991) foi uma colecionadora e mecenas brasileira, filha de um de casal de imigrantes lituanos e,a partir de 1947,com a morte do pai que lhe deixou grande herança, dedicou boa parte de seu tempo à aquisição de objetos de arte.

Passou os primeiros anos de vida entre o Brasil e a Europa. Durante a Primeira Guerra Mundial a família estava na Suíça e só reornou ao Brasil em 1919. 


Na década de 30,Eva residiu nos Estados Unidos, cursou a New York School of Secretaries e faz dublagem para os Estúdios Paramount.


Em 1933,aconteceu o casamento com o jornalista paulista Paulo Rapaport, a mudança para o Rio e a compra do casarão à beira da Lagoa Rodrigo de Freitas.

Criou uma uma fundação para conservar e expor ao público sua coleção.

A Fundação Eva Klabin foi oficialmente inaugurada em 1995.


******
SERVIÇO

Fundação Eva Klabin
Série  "Concertos de Eva"
 Estela e Marcelo Caldi-Piano a quatro mãos-Bizet, Ravel e Tchaikovsky
Quinta-feira,19 de abril de 2012
Visita guiada às 19 horas,coquetel às 20 horas e  concerto às 20.30
Entrada: R$ 50,00
Meia entrada R$ 25,00 para estudantes,maiores de 60 e classe musical
Clube do assinante de O GLOBO:20% de desconto
Av. Epitácio Pessoa, 2480
Lagoa -Rio de Janeiro (próximo ao Corte do Cantagalo)
Tel (21) 3202-8550
cultura@evaklabin.org.br
www.evaklabin.org.br
Visitação: terça a sexta-feira, com visitas guiadas às 14:30h e 16:00h
****************************************************

Nenhum comentário: