quinta-feira, 6 de maio de 2010

Nova edição do Projeto "Música de Câmara na ABL"



Duo Bretas
Kevorkian
********************************************************************************

O Duo de Piano a 4 mãos PATRÍCIA BRETAS & JOSIANE KEVORKIAN interpreta obras de Schumann, Debussy, Brahms, Ronaldo Miranda, entre outros,em mais uma edição do Projeto "Música de Câmara na Academia Brasileira de Letras",organizado pela jornalista e produtora cultural Nenem Krieger (foto)
Desta vez, esperamos por você hoje, dia 06 de maio de 2010.

`as 18h30.A entrada é franca.
O CD “Bretas-Kevorkian” - que inclui obras inéditas brasileiras para piano a 4 mãos e para 2 pianos, além da versão original para 4 mãos de A Sagração da Primavera, de Stravinsky, – foi lançado no Rio de Janeiro em Setembro de 2002, e recebeu as melhores críticas dos jornalistas Luís Paulo Horta e Carlos Dantas, além de Zito Baptista Filho e Ronaldo Miranda.

O Duo Pianístico foi formado em 1995, com recitais no Brasil e no exterior.
Em 2009,Patrícia e Josiane fizeram sucesso em turnê pelo Leste Europeu e Alemanha.
********************************************
Patrícia Bretas
Carioca, graduada na Escola de Música da UFRJ com o grau “summa cum laude”.Morou em Paris onde estudou com e Eliane Richepin, na Université Musicale Internationale de Paris (UMIP)."Participou com enorme sucesso dos Festivais Internacionais de Annecy em 1985 e 1986, . Fez também os Cursos de Verão de Épinal e Salzburg, onde destacou-se por suas atuações em todos os concertos promovidos.
No Brasil, sob orientação de Maria da Penha, foi vencedora de importantes concursos nacionais e internacionais de piano: Concursos Arnaldo Estrella/1988 em Juiz de Fora, o Dell’Arte/1992,onde recebeu como prêmio uma viagem para a Itália, e o Sulamericano Artlivre/1995 em São Paulo – este último decisivo para o início de sua carreira pianística.
Professora de Piano na Escola de Música da UFRJ desde 1997, foi Diretora-Adjunta dos Cursos de Extensão de 1999 a 2003.
Com orquestra, tocou como solista da OSPA (Porto Alegre, sob a regência de Túlio Belardi), da OSUSP (São Paulo, sob a regência de Mônica Meira Vasquez), da AEXPEM (Rio de Janeiro, sob a regência de Roberto Duarte), da OSN-UFF (Rio de Janeiro, sob a regência de Lígia Amadio) da OSB (Rio de Janeiro, sob a regência de Roberto Duarte) , da Cia Bachiana Brasileira (Rio de Janeiro, sob a regência de Ricardo Rocha por duas vezes), daOrquestra de Cordas Pró-Música de Juiz de Fora (Juiz de Fora, sob a regência de Nilo Hack), da Strakorkester Lunnevad(em quatro cidades na Suécia, sob a regência de Mats Strand), da Jihočeská Komorní Filharmonie (Česky Budjejovice – Rep. Tcheca, sob a regência de Stanislav Vavřinek), da Filharmonie Hradec Králové (Hradec – Rep. Tcheca, sob a regência de Leoš Svárovský), do ensemble I virtuosi di Praga (sob regência de Oldrich Vlček) e da Norrköping Symphony Orkester(em seis cidades, sob a regência de Alan Buribayev).
Como camerista, tem um sério trabalho de duo pianístico com Josiane Kevorkian, desde 1995, além de ter tocado durante oito anos com o violinista Jaroslav Sonsky (Rep. Tcheca)".
**********
Josiane Kevorkian
"Nasceu em Vitória e seus estudos começaram com Graça Neves ainda no ES e com os professores Alfredo Cerquinho e Daisy de Luca em São Paulo, onde concluiu o Curso de Graduação em Piano com nota máxima.
Em 1988 estudou com Pascal Rogé no Centre International de Formation Musicale em Nice e em 1991 concluiu Mestrado em Performance na City University em Londres, onde recebeu o 1º prêmio no concurso “Worshipful Company of Cordwainers”, que lhe valeu uma bolsa de estudos na Inglaterra passando a estudar com os professores Norman Beedie, Vanya Elias José, Richard Langham Smith e Erik Clarke.
De volta ao Brasil em 1992 passou a receber orientação da pianista Maria da Penha no Rio de Janeiro.Além de desenvolver intensa atividade como solista e camerista, foi vencedora de importantes concursos nacionais e foi solista da Orquestra de Câmara de Vitória, da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo, da Orquestra Sinfônica da City University e da Orquestra Sinfônica Brasileira.
Em 2002 foi solista convidado da Orquestra Sinfônica Brasileira para tocar o “Concerto para dois Pianos” de Francis Poulenc, sob regência de Roberto Duarte. Neste mesmo ano lançaram seu CD “Bretas-Kevorkian” com obras inéditas brasileiras para piano a 4 mãos e para 2 pianos, além da versão original para 4 mãos de A Sagração da Primavera, de Stravinsky.
Em 2008, sob a regência do maestro Ricardo Rocha, tocou a versão de câmara de Carmina Burana com a Cia. Bachiana Brasileira na Sala Cecília Meireles, com sucesso absoluto de público."
*************************************************************************************************
Serviço
*Música de Câmara na ABL com o Duo Pianístico Patrícia Bretas e Josiane
Kevorkian
*06 de maio de 2010,quinta- feira,18.30.
*Entrada Franca
*Teatro R. Magalhães Jr.
*Avenida Presidente Wilson,203-1º andar
*Castelo-Centro do Rio
Telefone:(21) 3974 2500
*Metrô Santa Luzia
www.academia.org.br
******************************************************

Nenhum comentário:

Textos mais visitados