domingo, 30 de maio de 2010

"Histórias da Ilha,um musical sobre Paquetá


(30 de maio,2010)
Aproveitando a presença do compositor Edino Krieger na Ilha de Paquetá, o músico, jornalista e radialista Jorge Roberto Martins o convidou para um bate papo dentro do projeto de revitalização cultural de Paquetá no domingo dia 06, por volta das 12h30, que terá como mediador o jornalista e morador da ilha Luis Carlos Issa.

Edino Krieger falará sobre seu trabalho de criação para "'Histórias da Ilha", contará um pouco de sua trajetória musical,mostrará em audio algumas de suas músicas, e estará completamente à disposição para responder perguntas e conversar com o público.
Para quem quiser curtir o feriado, com ou sem crianças, é um bom passeio com uma atividade cultural de primeira categoria.Dá para ir e voltar no mesmo dia.

No final do texto você encontra o horário das barcas.
**************************************************************

Matéria sobre Paquetá no SBT
Cenas do primeiro capítulo da novela "A Moreninha"(1974) adaptação do romance de Joaquim Manuel de Macedo,ambientado em Paquetá
***************************************************************
O Bem Me Quer Paquetá é um projeto de capacitação artística e cultural por música, artes integradas e cidadania, para crianças da Ilha de Paquetá.
Anualmente desenvolve temas relacionados à história e identidade cultural de Paquetá.
Diversos núcleos técnicos funcionam ao longo do ano e se articulam na montagem de um espetáculo, com a participação de compositores renomados que criam uma nova obra especialmente para o grupo.
O Projeto Bem Me Quer Paquetá democratiza a cultura e tem diversas instituições parceiras na comunidade e o apoio cultural da Barcas S/A e dos Padrinhos Culturais. O patrocínio é da Petrobras e do Governo Federal, através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.
**********************************
Em 2010,o tema é a História de Paquetá, desde seu descobrimento pela expedição de Villegaignon, em 1555, aos dias de hoje, abordando sua colonização secular, as chácaras, a Revolta da Armada, os grandes vultos, o refúgio da cidade, sua preservação, etc.
Para compor a nova obra, foi convidado o Maestro Edino Krieger
(foto), catarinense de Brusque radicado no Rio,um ícone da música clássica contemporânea.Edino estudou violino inicialmente com seu pai e depois no Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro, estudou composição com Koellreutter, Aaron Copland, Peter Menin e Lennox Berkeley, no Rio de Janeiro, em Tanglewood, Nova Iorque e Londres, exerceu diversos cargos públicos na área da música

O Maestro foi Presidente da Academia Brasileira de Música,onde ocupa a cadeira número 22.
O libreto, é da escritora ConceiçãoCampos,moradora da Ilha (foto abaixo)

************

Como chegar a Paquetá

Nenhum comentário: