domingo, 16 de maio de 2010

Combo Cultural de Outono em Sampa -II


(Dom Quixote e Sancho Pança)

Portinari na Coleção Castro Maia - Pinacoteca do Estado
Cerca de sessenta obras de Cândido Portinari- do acervo de Raymundo Castro Maia, adquiridas em leilões,galerias de arte e no ateliê do artista estão na exposição da Pinacoteca do Estado de São Paulo.Inaugurada do dia 10 de abril de 2010 ,fica na Casa até dia 6 de junho.
Divididos em 3 núcleos ("Colecionador" e "Mecenas" e "Amigo"), lá estão as obras e mais fotos e cartas trocadas entre Portinari e Castro Maya que mostram o afeto que se desenvolveu na relação cliente/artista.
“A partir daí, encomendas, doações e aquisições foram enriquecendo o acervo e o fluxo de obras continuou mesmo após a morte de Portinari, em 1962”, informa a curadora da mostra Anna Paola Batista.
Raymundo Castro Maya continuou a negociar e "çaçar" pinturas de Portinari até as vésperas da própria morte
***************************

Cândido Torquato Portinari
(Brodowski, 29 de dezembro de 1903Rio de Janeiro, 6 de fevereiro de 1962) (foto) pintor brasileiro. Autor de quase cinco mil obras, de pequenos esboços a gigantescosmurais. Foi o pintobrasileiro a alcançar maior projeção internacional.)
e cinco mil obras, de pequenos esboços a gigantescosmurais. Foi o pintobrasileiro a alcançar maior projeção internacional.)
**************************
Raimundo Ottoni de Castro Maia (Paris, 1894Rio de Janeiro, 1968-foto)
foi um empresário brasileiro, atuante em atividades industriais (fabricação de óleos vegetais para uso doméstico e industrial) e em atividades comerciais (comércio atacadista de tecidos), que se destacou sobretudo como grande colecionador de arte, formando grande acervo, que mais tarde viria a ser objeto da Fundação Castro Maya, que os mantém em exposição permanente nos Museu da Chácara do Céu, e Museu do Açude, ambos abertos ao público nas suas então residências,em SantaTeresa e Alto da Boa Vista, respectivamente, na cidade do Rio de Janeiro (fonte Wikipedia-Portugal)

**********************

Serviço:
Portinari na Coleção Castro Maya
10 de abril a 6 de junho Pinacoteca do Estado
Praça da Luz, 02

Tel. (11) 3324-1000
Aberta de terça a domingo, das 10 às 18h
R$ 6 e R$ 3 (meia).
Grátis aos sábados
***********************************************

Nenhum comentário:

25 de abril. 50 anos da Revolução do Cravos em Portugal

    Era uma vez os anos de chumbo do governo do ditador Geisel e a muito jovem senhora politizada deixou seus filhinhos com as avós e partiu...

Textos mais visitados