segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Mostra CIRCO CINEMA homenageia Fellini em Porto Alegre


     "Se quiserem saber algo de mim, assistam meus filmes, pois eles saíram do mais profundo de mim, neles eu me exponho por completo, inclusive para mim mesmo.
Federico Fellini

"Circo Cinema", como Fellini costumava chamar  o mundo do cinema, é a homenagem ao Mestre  que sera inaugurada  em Porto Alegre  de 18 de setembro a 17 de novembro de 2009
A mostra apresenta 23 obras do diretor italiano, desenhos.fotos,livros cartazes e marionetes espalhados no ambiente que remetem ao clima circense,elemento marcante da trajetória do cineasta italiano Para assistir aos filmes a entrada é franca, para visitar a exposição há um ingresso simbólico de R$ 5.  
A mostra Circo Fellini acontecerá sempre de terça a domingo, das 14 às 20h  no Instituto NT de Cinema e Cultura, instalado na bela Casa Boni, primeiro casarão construído na rua Marquês do Pombal, 1111.


 O diretor de teatro e dramaturgo Antonio Cava assina a curadoria do evento, que tem coordenação e produção local do Instituto NT de Cinema e Cultura e patrocínio da Caixa Econômica Federal. 


O Circo Fellini em Porto Alegre tem apoio da TGD Filmes, Ponto Online, Grupo RBS, Secretaria Municipal de Cultura - PoA, Antigo Armazém, E o Vídeo Levou, Expresso do Oriente, Starter, Technologica e Blue Tree Towers.


As salas da Casa Boni, sede do Instituto NT, estarão repletas de reproduções de desenhos do diretor italiano pertencentes à Fundação Fellini de Rimini, na Itália; reproduções de fotografias de Tazio Secchiarolli, que mostram os bastidores das filmagens do filme Oito e meio; fotografias originais do acervo do Istituto Italiano di Cultura, do Rio de Janeiro, com imagens de atores, diretores, amigos e colaboradores de Fellini, divulgadas pela imprensa italiana e recebidas pela instituição ao longo de 50 anos; além de cartazes dos filmes do cineasta. A exposição terá ainda marionetes dos personagens dos filmes de Fellini, criadas pelo artista Bernardo Rhormann, da cidade de Tiradentes em Minas Gerais

(divulgação)
*********************
Serviço:
Mostra Circo Fellini

Data: De 18 de setembro até 17 de novembro/2009 

Horário: De terça a domingo, das 14h às 20h
Local: Instituto NT de Cinema e Cultura

Endereço: Marques do Pombal, 1111 - Bairro Auxiliadora, Porto Alegre

Telefone: (51) 3361 3111 

Ingresso para visitação da mostra: R$ 5,00
Classificação etária: livre
Sessões de Cinema:
Entrada Franca
Classificação etária: 16 anos
**************************************************
Sobre ele 
Federico Felllini nasceu Rimini,em 20 de janeiro de 1920,filho de  Ida Barbiani  e do vendedor viajante  Urbano Fellini,o mais velho dos 3 filhos do casal.

Desde adolescete  envolvido com as artes,em 1938 colaborava no jormal satírico “Marc’Aurelio”,uma espécie de “Pasquim” da época’. Em 1948,roteirista e redator, seu nome já aparecia nos créditos de clássicos do cinema, como“Roma, cidade aberta”,de Rossellini, "Paisan (Paisà)" (1946), "Senza pietà" (1948) e  "Europa ‘51" (1952)
A estréia como diretor foi em  Variety ligths (Luci del varietà,1951),um mergulho no mundo do teatro de variedades.
Em "O sheik branco”,em parceria  Ennio Flaiano e Tullio Pinelli,Fellini imprimiu o que seria sua marca registrada:o  mundo  que paira entre  a fantasia e a ironia.  
E depois vieram, “Os boas vidas, de 1953 , Leão de Ouro em Veneza e trouxe a fama internacional Num mesmo ano, 1954, “Na Estrada da Vida”   ganhou um Oscar e foi realizada outra obra prima “Noites de Cabíria”, magistrais interpretações de Giulietta Masina,sua esposa 

Fellini conheceu Giulietta Masina em 1942 e casou-se no ano seguinte,parceria criativa no mundo do cinema(foto)
No dia 22 de março de 1945, Giulietta,grávida,caiu  de uma  escada,resultando a queda no parto prematuro e complicado de  Pierfederico, que viveu apenas um mês e dois dias.A perda do bebê iria abalar profundamente o Diretor. "La dolce vita" (1960), filme que é o retrato de uma geração,quando o impiedoso Partido Democrata Cristão estava no poder na Itália,criticava a ligação entre o Estado e Igreja e deixou o Vaticano furioso . Ficaram  famosas a música  do  compositor Nino Rota es as atuações de Marcello Mastroianni e Anita Ekberg.  A  cena do banho na Fontana di Trevi,em Roma, é um dos ícones do cinema em todos os tempos.
Ali se cristalizou o sucesso do ator favorito de Fellin, Marcello Mastroianni,que continuou a carreira protagonizando o personagem central de  "Le tentazioni del dottor Antonio" (1962) . "Federico Fellini 8 1/2 (8 1/2)" (de 1963) trouxe o terceiro Oscar e é considerado seu melhor filme.
Com o passar do tempo e o advento da televisão, Fellini começou a encontrar dificuldades  com o financiamento de seus projetos  e elaborou  um filme curto:  Toby Dammit ou Nunca aposte sua cabeça com o diabo que  influenciou a estética visual dos anos 80 ao combinar cinema, vídeo e publicidade.  
Considerado um dos diretores mais criativos do mundo, recebeu muitos prêmios, dentre eles: quatro Oscars, dois Leões de Prata, uma Palma de Ouro, o prêmio do Festival Internacional de Filmes de Moscou e, em 1990, o prestigiado Prêmio Imperial concedido pela Associação de Arte do Japão, que tem o peso de um Prêmio Nobel. Ali,Fellini foi equiparado a nomes como Akira Kurosawa, David Hockney, Balthus, Pina Bausch, e Maurice Béjart.
Cineastas contemporâneos como Woody Allen, David Lynch, Girish Kasaravalli, David Cronenberg, Stanley Kubrick, Martin Scorsese, Tim Burton, Pedro Almodóvar, Terry Gilliam e Emir Kusturica sempre  declaram a grande influência do diretor em seus trabalhos.  

A sociedade vista por Fellini é um misto de sonhos,fantasias, desejos e lembranças.Seu trabalho criou até um neologismo:o termo “Felliniano que ”descreve situações grotescas, alucinantes e incomuns. . Federico Fellini ,Cavaleiro da Grande Cruz (título de honra concedida pelo Governo Italiano,morreu aos 73 anos, no dia seguinte às comemorações de suas bodas de ouro, 31 de outubro de 1993, de um ataque cardíaco.Giulietta Masina seguiu o companheiro seis meses depois e o casal e o filho morto prematuramente se reuniram num mesmo túmulo,em Rimini,onde o aeroporto de Rimini recebeu seu nome.  
********************************************************************************
No quadro abaixo,que tem como fonte a Wikipedia de Portugal,você vai encontrar a fillmografia completa de Fellini.  

Como cineasta:
Ano
Título original
Título no Brasil
Título em Portugal
Mulheres e Luzes
idem
Abismo de um sonho
O Sheik Branco
Os boas-vidas
Os Inúteis
1953
Amores na Cidade
Retalhos da vida
A estrada da vida
A estrada
A trapaça
O Conto do Vigário
Noites de Cabíria
As noites de Cabíria
A doce Vida
A doce Vida
idem
idem
Oito e meio
Fellini 8 ½
Julieta dos espíritos
Julieta dos espíritos
(Histoires extraordinaires)
Histórias Extraordinárias
Histórias Extraordinárias
Satyricon de Fellini
ou Fellini - Satyricon
Fellini - Satyricon
1969
Anotações de um Diretor
Diário de um Realizador
Os Palhaços
Os Palhaços
Roma de Fellini
Roma de Fellini
idem
idem
Casanova de Fellini
O Casanova de Federico Fellini
Ensaio de Orquestra
Ensaio de Orquestra
Cidade das Mulheres
A Cidade das Mulheres
idem
O navio
idem
idem
Entrevista
Entrevista
A Voz da Lua
A Voz da Lua
(*) co-creditado a Alberto Lattuada
(**) segmento Agenzia matrimoniale (Agência matrimonial)
(***) segmento Le tentazioni del dottor Antonio (br/pt:As tentações do doutor Antônio/António)
(****) segmento Toby Dammit



Nenhum comentário:

a seguir > Os misteriosos alinhamentos de Carnac,na Bretanha

Recentes estudos arqueológicos nas proximidades de Carnac obtiveram datas que variam entre 4.800 e 3.500 aC. CONTINUA

Textos mais visitados