terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Bicentenário de nascimento de Abraham Lincoln

(12 de fevereiro,2009)

 No mesmo dia em que Charles Darwin nasceu, Abraham Lincoln também viu a luz do dia, (Hodgenville, 12 de fevereiro de 1809 ) .
Foi o décimo-sexto presidente dos Estados Unidos da América, de 1861 a 1865 e chegou ao cargo de forma meio incipiente: com menos de 40% dos votos.

Eleito pelo Partido Republicano em 1861,foi reeleito em 1864 e governou até ser assassinado em 15 de abril de 1865. pelo ator sulista John Wilkes Booth,uma das personalidades mais conhecidas de seu tempo. Lincoln estava num camarote no Teatro Ford,em Washington. A tragédia foi o resultado final da conspiracão sulista,deixando como legado o racismo na sociedade norte americana. Em 1 de Abril de 1865 havia terminado a guerra civil com a vitória dos nortistas.
A eleição para a presidência dos Estados Unidos, em 1860,havia sido complicada.Lincoln se saiu bem dos descontentamentos e crises que provocaram a Guerra de Secessão.
Teve pulso,soube administrar a situação manteve a  máquina administrativa funcionando e,dentro das possibilidades, preservou a unidade política do país durante uma guerra civil. 
Era pouco conhecido pelo povo,mas seu saber adquirido permitiu que administrasse com relativa serenidade a maior crise que o país jamais enfrentou.
 Com carisma e habilidade expressava suas convicções e milhões de americanos acabaram por se "converter" às idéias do líder,que sempre lembrava nos discursos que se o país não se mantivesse unido,acabaria por se dividir em dois. Os pioneiros chegavam pelo oeste e a mineração surgiu de um dia para o outro.
O Presidente deu terras aos colonos e fez construir escolas,mais tarde transformadas nas universidades estaduais.Durante o governo de Lincoln,os Estados Unidos viveram praticamente em função da guerra. Após o assassinato,sucedeu-lhe o vice-presidente Andrew Johnson. .

Nenhum comentário:

a seguir > Os misteriosos alinhamentos de Carnac,na Bretanha

Recentes estudos arqueológicos nas proximidades de Carnac obtiveram datas que variam entre 4.800 e 3.500 aC. CONTINUA

Textos mais visitados