sexta-feira, 22 de julho de 2022

Homem na Lua-20 de julho de 1969


 



Um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade.



Guerra Fria foi um termo usado  durante muito tempo para definir as relacões entre os Estados Unidos – e por extensão, o “Ocidente” - e a então União Soviética, que desandaram depois de 1945.


Tratava-se muito mais de um conflito psicológico do que beligerante e que contava com um compo

nente poderoso: a espionagem diplomática e científica.


A conquista do espaço foi um “ingrediente” fundamental para aquecer a guerra fria. Em 1957, os russos colocaram em órbita o primeiro satélite espacial - o Sputinik.


Em 12 abril de 1961, os soviéticos lançaram de Baikonur, no Casaquistão (Ásia Central) o foguete Vostok. 


A bordo, Yuri Alekseyevich Gagarin - major e piloto da Força Aérea Soviética. Este primeiro voo tripulado em órbita da Terra - a uma altura média de 320 quilômetros - durou cerca de 90 minutos. 

 “A Terra é azul”, disse Gagarin e estas quatro palavras passaram a fazer parte da história do conhecimento moderno.


Ao voltar, a temperatura externa da  cápsula chegou a mais de 1000 graus no atrito com as camadas mais altas da atmosfera.  


Ejetado da cabine, o piloto  russo desceu de pára-quedas em Saratskaia (Sibéria), são e salvo.  



A resposta dos Estados Unidos não se fez esperar. Menos de trinta dias após - a   5 de maio de 1961 - o astronauta Alan Shepard  realiza o primeiro vôo orbital na cápsula Freedom-7.

Dias depois, em um histórico discurso, o presidente John Kennedy promete que, em menos de 10 anos, um  outro astronauta norte-americano pisaria o solo da Lua. 


A partir deste compromisso político lançado como desafio, toda a estrutura tecnológica e científica norte-americana foi redirecionada para o programa espacial.

 

Assim foi iniciado o projeto Apollo, que tinha como objetivo desenvolver um foguete com potência suficiente para enviar uma nave à Lua, com 3 tripulantes.  

Após vários vôos experimentais- para testar equipamento e sem a presença humana -chegou o grande momento.

 Em 16 de julho de 1969, foi lançado do Centro Espacial Kennedy, na Florida, o foguete Saturno 5. 



Alguns minutos após, o módulo de comando se separou da nave, levando em seu interior os astronautas Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins, todos nascidos em 1930. 

 


A viagem durou 4 dias. Após darem algumas voltas em torno do nosso satélite, Armstrong e Aldrin passaram para o Eagle (Águia),o módulo lunar de pouso. 

Desacoplaram da Apollo 11, que ficou em órbita com Collins a bordo, e Armstrong manobrou na região chamada Mar da Tranquilidade, pousando em terreno plano.

 Eram 23h56min (hora de Brasília),  do dia 20 de julho de 1969.

 

Neil Armstrong foi o primeiro homem a pisar na Lua. 

O primeiro  passo foi dado com um pé esquerdo tamanho 41. 


Neste momento, com o coração batendo 156 vezes por minuto, disse a frase que entrou para a história: "Este é um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade". Em seguida, desceu também Edwin Aldrin. 


A transmissão da cena ao vivo  para todo o planeta atingiu uma audiência de mais de 1 bilhão de pessoas. 





Armstrong e Aldrin  ficaram 131 minutos no solo lunar e trouxeram amostras, deixando lá alguns equipamentos e uma placa comemorativa que dizia “Aqui homens do planeta Terra pisaram pela primeira vez na Lua. Julho 1969 DC.Nós viemos em paz, por toda a Humanidade”. 

Os astronautas reacoplaram ao módulo principal que continuava em órbita e  voltaram à Terra em 24 de julho. 


Foram resgatados, em perfeito estado de saúde, no Oceano Atlântico.


           ********************************************

Nenhum comentário:

19. de abril-Dia do índio. ops ! Dia dos Povos Originários do Brasil.

  O Ministério dos Povos Indígenas, ou Ministério dos Povos Originários, foi estabelecido em 11 de janeiro de 2023,sob o governo de Luiz Iná...

Textos mais visitados