sábado, 21 de janeiro de 2017

Trilogia Ícones do Jazz FIM- Dexter Gordon





Dexter Keith Gordon nasceu  no dia 27 de fevereiro de 1923 em Los Angeles, filho do Dr. Frank Gordon,renomado médico afro-americano e de Gwendolyn Baker,filha de um herói da guerra hispano -americana de 1898.

Começou a frequentar o mundo musical aos 13 anos,na Escola Jefferson,sob a orientação dos professores Lloyd Reese e Sam Browne,estudando clarinete depois  substituído pelo saxofone  alto e, finalmente,pelo  instumento que lhe daria fama :o sax-tenor 
 
1940 -Terminando os estudos,foi convidado a integrar o grupo de Lionel Hampton. E, aos 17anos,deixa a cidade natal,viajou  para o sul  e aperfeiçoou sua técnica  com Joe Newman e Illinois Jacquet. 

Um contrato longo no Grand Terrace de Chicago rendeu algumas gravações em programas de rádio. e foram os primeiros exemplos do talento de Dexter .

**
Estamos, agora, em 1943.Numa turnê em Nova York ,ainda com o grupo de Hampton,Dexter conheceu os que viriam a ser suas maiores infuências : Lester Young e Ben Webster, com quem tocou na lendária  « Minton's Playhouse ».

Deixando a banda,voltou a  Los Angeles, trabalhou com o irmão de Lester Young,Lee Young e integrou, por aguns meses as orquestras de Fletcher Hendesrson e a do grande mestre Louis Armstrong , onde estevepresente na gravação de  « I've Found A New Baby »  et« Sweet Lorraine » e acompanhando Nat King Cole.
 Ano seguinte, se instalou em Nova York e se juntou à orquestra de Billy Eckstine,quando gravou arranjos de Tadd Dameron , entre os quais   "Blowin' The Blues Away" que você pode ouvir-clicando no link lá no final do texto.

 En 1945, deixando a orquestra de Bikky Eckstine,passa a gravar paa o selo SAVOY.
Estas gravações   contam com presenças do pianista Bud Powell e dp baterista Max Roach.  En 1947, grava The Chase »  com o sax tenor  Wardell Gray. er.

A partir da década de 50, acontecem longos períodos de inatividade por conta de problemas com drogas,inclusive prisão por posse de heroína.. 

En 1960, conheceu  Alfred Lion e assinou um contrato para gravar para a Blue Note.

 Vida nova na Europa 

Em 1962, partiu para a Europa,onde morou cerca de 15 anos em Paris, e Copenhague.Ali gravou com outros jazzmen expatriados: Ben Webster, Bud Powell e Kenny Drew.

Fez algumas viagens aos Estados Unidos neste período e seguiu gravando para o selo Blue Note  sucessos como « Gettin' Around », 1965 e  « Clubhouse », 1965).

Existem gravações  para o selo dinamarquês   Steeplechase » (« The Appartment », 1974; « Something Different », 1975; « Bouncin' With Dex », 1975. )

 Durante seu momento europeu, também foi acompanhado pelos músicos  Niels-Henning Orsted Pederson e pelo pianista espanhol Tete Monteliu. 

Dexter encontrou na Europa um refúgio contra o racismo e as péssimas condições em que viviam os afro-americanos nos Estados Unidos.
Entretando, embora a vida ali lhe  fosse bem mais tranquila,  retornou  definitivamente,em 1976 .
Voltou como Mestre,teve recepção trunfal e foi contratado pela Columbia.

Tocou no Village Vanguard em 1977 e,depois, formou seu próprio grupo com Rufus Reids. George Cables e Eddie Gladsen. 
Com eles, fez inúmeras turnês e  gravou  « Live at the Manhattan Symphony » e « Live at the Keystone ».
Em 1978 e 1980 foi eleito "Músico do Ano"pela revista 
 Down Beat.
En 1986, tornou-se astro do cinema e estrelou um  filme de Bertrand Tavernier, grande conhecedor de jazz: "Round Midnight" com  François Cluzet, Lonette McKee e
 Herbie Hancock, que compôs a trilha da película ,vencedora do Oscar da categoria,

Foi indicado para o Oscar de Melhor Ator pela interpretação do personagem   Dale Turner.

Ainda trabalhou em Ellingtones,onde foi acompanhado pela  Filarmônica de Nova York

 Depois de uma vida tão movimentada e variada, considerado Mestre em dois continentes,morreu de insuficiência renal em 25 de abril de 1990, em Filadélfia.

 *****
  "Blowin' The Blues Away"

 https://www.youtube.com/watch?v=ZB4t9gT5hw0

"As time goes by"

https://www.youtube.com/watch?v=8Rn_jguli8Ihttps://www.youtube.com/watch?v=8Rn_jguli8I


 **********

Nenhum comentário:

Os misteriosos alinhamentos de Carnac,na Bretanha

Recentes estudos arqueológicos nas proximidades de Carnac obtiveram datas que variam entre 4.800 e 3.500 aC. ********* Na era pré-GPS e nos ...

Textos mais visitados