quarta-feira, 4 de junho de 2014

5 de junho- Dia Mundial do Meio Ambiente






 O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido  há 40 anos pela Assembléia Geral das Nações Unidas,na resolução número 28  de 15 de dezembro de 1972 marcando a abertura da Conferência de Estocolmo,na Suécia, sobre o Meio Ambiente.
A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais .

Celebrado anualmente desde então no dia 5 de Junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente chama a atenção e  provoca ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.

"Na Conferência foram criados vários documentos relacionados às questões ambientais e um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problemas de poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.
A partir de 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da Secretaria Especial do Meio Ambiente, para levar à população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza".(fonte deste parágrafo:WIKIPEDIA)

A cada ano, ao destacar a dimensão humana dos problemas ambientais, o evento procura mostrar aos cidadãos os meios de atingir  o desenvolvimento sustentável  e de reforçar a participação das comunidades locais,condição essencial para a mudança de comportamento em relação ao "cenário" que as cerca .

No Brasil, o Decreto nº 86.028, de 27 de Maio de 1981,assinado pelo então general/ditador João Batista Figueiredo,instituiu em todo nosso território a "Semana Nacional do Meio Ambiente",talvez um dos únicos atos positivos daquela página infeliz de nossa história. 



 *************************************







"A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20,  foi realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. 
A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e 
contribuiu para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas

A proposta brasileira de sediar a Rio+20 foi aprovada pela Assembléia-Geral das Nações Unidas, em sua 64ª Sessão, em 2009.

O objetivo da Conferência foi a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.

A Conferência teve dois temas principais:

  • A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e
  • A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.
A Rio+20 foi composta por três momentos. Nos primeiros dias, de 13 a 15 de junho, aconteceu a III Reunião do Comitê Preparatório, no qual se reuniram representantes governamentais para negociações dos documentos  adotados na Conferência. Em seguida, entre 16  e 19 de junho, foram programados  eventos co a sociedade civil. De 20 a 22 de junho, ocorreu o Segmento de Alto Nível da Conferência,com a presença de diversos Chefes de Estado e de Governo dos países-membros das Nações"

(fonte:site oficial da Rio + 20)


 ***************************************

Nenhum comentário:

Internet faz 35 anos

  "O World Wide Web é um termo técnico que foi traduzido para a língua portuguesa como rede mundial de computadores, também conhecido c...

Textos mais visitados