domingo, 13 de outubro de 2013

Projeto Concertos de Eva na FEK-Edição de Outubro


  No dia 17 de outubro de 2013 (quinta-feira),com o patrocínio do Ministério da Cultura e Klabin S.A.,a Fundação Eva Klabin,espaço nobre no
bairro da  Lagoa-zona sul do Rio,recebe o Duo Carla Rincón  (violino)  Ricardo Amado(violoncelo).
Patrocínio do Ministério da Cultura e Klabin S.A.

***************************************

É mais uma edição do Projeto "Quintas com Música",organizado por Marcio Doctor -crítico de arte,Mestre em Estética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e curador da Fundação Eva Klabin,com programação e produção  da jornalista e agitadora cultural
Nenem Krieger.
Visita guiada às 19 horas,coquetel às 20 horas e o concerto terá inicio às 20.30.


*****************************************************

 

Carla Rincón,solista,recitalista e camerista nasceu em Caracas e vive no Rio de Janeiro.  
Sua formação teve início no famoso Sistema Nacional de Orquestras Infantis e Juvenis da Venezuela. 
Premiada com uma bolsa integral do Conselho Nacional de Cultura da Venezuela e da North Carolina School of the Arts, graduou-se nos EUA, tendo sido aluna e assistente de Kevin Lawrence.
  Concluiu seu Mestrado na Universidade de Hartford sob orientação de Katie Lansdale. Participou de concertos como convidada da Chamber Music Faculty Society (NCSA), do Chamber Music Festival (NCSA), do Roanoke Island Arts Festival e do Killington Music Festival, no qual estudou com o Quarteto Emerson.
Essas experiências serviram de inspiração para seu trabalho com música de câmara, que vem sendo desenvolvido no Quarteto Radamés Gnattali e no Duo Imago Mundi.
Como primeiro violino do Quarteto, Carla se apresentou na Europa, África e America do Norte, além de ter percorrido o Brasil, de leste a oeste e de Norte a Sul. No Brasil, participa dos principais festivais como Villa-Lobos, Beethoven e Bienal de Música Contemporânea e ganhou o premio Carlos Gomes 2010.
Atualmente se dedica a gravação inédita no Brasil e Sul-America da obra para quarteto de cordas de Villa-Lobos em Blu-Ray, assina a condenação pedagógica dos concertos didáticos do quarteto Radamés e do projeto social Mata Virgem em Xerém,  no projeto Bem me quer Paquetá atua como professora, implantando junto à comunidade o mesmo sistema musical que propiciou sua aproximação à atividade sinfônica na Venezuela.
(divulgação)
*****


Nasceu na Califórnia e reside em Portugal há mais de 20 anos.

Concertista com mais de 25 anos de carreira, é mestre em música pela Yale University e licenciado pela Juilliard School de Nova York. Estudou com Harvey Shapiro, Lorne Munroe e Aldo Parisot, e frequentou master classes com Pierre Fournier, Paul Tortelier e Janos Starker.

Nas suas atuações em Portugal, Estados Unidos, Brasil e outros países, registam-se dezenas de concertos  solo com orquestra,   recitais com piano solo e de música de câmara nas mais variadas formações.


 Professor adjunto da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto desde 1993, onde foi duas vezes eleito Diretor do Departamento de Música, e é actualmente Presidente do Conselho Técnico Científico.
Como membro da Oficina Musical do Porto desde 1996, apresenta regularmente obras contemporâneas de autores portugueses e estrangeiros.
Foi membro júri do 1o Concurso Internacional de Violoncelo “Luís Claret” em Moguer, Espanha realizado em Outubro de 2004.
Entre as suas mais recentes participações em gravações de CDs figuram obras de George Crumb, Carlos Azevedo, Jorge Peixinho, Astor Piazzolla e António Pinho Vargas. 

Em 2006 produziu e lançou um CD comemorativo (apoiado pelo Delegação Regional de Cultura do Norte e reconhecido pela crítica especializada como referência discográfica), com obras de Fernando Lopes Graça e Luís de Freitas Branco, em parceria com a pianista Christina Margotto, com quem mantém um duo há mais de 15 anos. 
Com a Orquestra Raízes Ibéricas gravou para CD os concertos de Boccherini em ré (Numérica, 2007) e em sol (Numérica, 2011).

De entre as obras apresentadas em 1a audição absoluta destacam-se os seguintes compositores: António de Sousa Dias, António Pinho Vargas, Amari Barash e Virgílio Melo.
Ministra com frequência seminários de violoncelo em várias escolas de música  tem sido convidado regularmente para ser artista e professor residente no Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, no Brasil.

(divulgação)

************************

Nenhum comentário:

19. de abril-Dia do índio. ops ! Dia dos Povos Originários do Brasil.

  O Ministério dos Povos Indígenas, ou Ministério dos Povos Originários, foi estabelecido em 11 de janeiro de 2023,sob o governo de Luiz Iná...

Textos mais visitados