quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Casa Daros Rio- Novo espaço para a arte contemporânea latino-americana em Botafogo


Obrigada pelas 350.131 visitas ao site até as 11h.47 de 17/10/2013 
 ********************





"Após uma cuidadosa e monumental obra de restauro e reforma do prédio construído em 1866, em Botafogo, Rio de Janeiro, a Casa Daros – instituição da Daros Latinamerica, uma das mais abrangentes coleções dedicadas à arte contemporânea latino-americana, com sede em Zurique, Suíça  foi inaugurada em 23 de março de 2013
ao fundo, o Pão de Açúcar
Criada em 2000, a coleção Daros Latinamerica reúne um acervo de mais de 1.100 obras, de 116 artistas nascidos ou que trabalham em países da América Latina.
Casa Daros irá apresentar ao público exposições, sempre acompanhadas de atividades integradas de arte, educação e comunicação, como oficinas, cursos, seminários e programação audiovisual. O edifício terá também biblioteca, auditório com capacidade para cem pessoas, restaurante, cafeteria e loja.
 
O edifício da Casa Daros, de mais de 11 mil metros quadrados, em um terreno que comporta também o jardim de palmeiras imperiais e um pátio interno que foi transformado em uma grande praça, pertencia à Santa Casa de Misericórdia, foi comprado pela Daros Latinamerica em 2006. 
As obras de restauro e adequação ao novo uso começaram em meados de 2007. O projeto de arquitetura da Casa Daros foi desenvolvido inicialmente por Paulo Mendes da Rocha, e, a partir de 2008, pelo escritório Ernani Freire Arquitetos Associados.
A revitalização do prédio projetado por Francisco Joaquim Bethencourt da Silva (1831-1912) foi complexa e exigiu considerável esforço e dedicação, pois foi necessário restaurar janelas, portas, pisos, paredes e telhados, garantir as condições adequadas para seu novo uso e, ainda, manter o princípio da reversibilidade, fundamental em prédios protegidos pelo patrimônio.  
Tombado em 1987 pela cidade do Rio de Janeiro, o prédio da Casa Daros teve sua obra acompanhada por diversos órgão municipais, com destaque para a Subsecretaria do Patrimônio Cultural, Intervenção Urbana, Arquitetura e Design e a Secretaria de Urbanismo.
A história do edifício neoclássico remonta a 1819, quando a enorme chácara em Botafogo foi doada à Santa Casa da Misericórdia, que se manteve dona da propriedade até sua venda  em 2006. 
O edifício abrigou no século XIX o Recolhimento de Santa Teresa, um orfanato para meninas, e, no século XX, o Educandário de Santa Teresa, partilhado em suas últimas duas décadas com o Colégio Anglo-Americano.
Pátio interno
O diretor artístico e curador da coleção Daros Latinamerica é Hans-Michael Herzog, e a Casa Daros tem como diretora-geral Isabella Rosado Nunes, e diretor de arte e educação Eugenio Valdés Figueroa."

(divulgação)

Nenhum comentário:

19. de abril-Dia do índio. ops ! Dia dos Povos Originários do Brasil.

  O Ministério dos Povos Indígenas, ou Ministério dos Povos Originários, foi estabelecido em 11 de janeiro de 2023,sob o governo de Luiz Iná...

Textos mais visitados