segunda-feira, 3 de junho de 2013

Música de Câmara na ABL-Edição de Junho 2013

  



Para comemorar o Ano da Alemanha no Brasil,
aí vem a  edição  de junho do Projeto "Música de Câmara " no Teatro R.Magalhães Jr. da Academia Brasileira de Letras,com entrada franca.



Na quinta-feira 6 de junho de 2013, às 18.30, o Trio Michael Uhde  ( Katharina Uhde-violino,Tatjana Uhde -violoncelo e Michael Uhde , piano ) interpreta Henrique Oswald,Alberto Nepomuceno,M.Camargo Guarnieri,Luciano Gallet e Francisco Mignone.

É  uma família alemã de renome internacional formada 

por verdadeiros globe-trotters da música

A coordenação do projeto é do acadêmico,jornalista e musicólogo Luiz Paulo Horta e a produção e programação artística levam a assinatura competentíssima da jornalista Nenem Krieger.


********************

Sobre os músicos

Desenvolvendo uma carreira isoladamente de sucesso,  os três músicos, pai e fihas,  realizam pela primeira vez uma turnê pelo Brasil e no Rio de Janeiro fazem uma única apresentação. 


MICHAEL UHDE, pianista, nasceu em uma família musical, recebendo as primeiras aulas de piano de seu pai, Jürgen Uhde, pianista e autor de vários livros importantes sobre a literatura pianística.  . 
É professor de Piano e Música de Câmara e vice-reitor da Universidade de Música de Karlsruhe. Vem se dedicando ativamente, há muitos anos, à pesquisas sobre a música de câmara brasileira e possui um arquivo invejável de partituras e documentos sobre compositores brasileiros.

Katharina Uhde  participa de extensas atividades como camerista junto ao Quarteto Viktor Ullmann, ganhou competições internacionais, como o “Concertino Praga”, além de recitais de música de câmara com Martha Argerich e Ivri Gitlis. Como solista, se apresentou com diversas orquestras na Europa e nos Estados Unidos, como a Filarmônica de Baden-Baden
e a Orquestra da Universidade de Michigan, e, em 2012, com a Orquestra da Universidade de Música de Belgrado e a Sinfonietta Lemberg.


 
Tatjana Uhde, violoncelista, atualmente é solista na Ópera Nacional de Paris. 



Teve suas primeiras aulas com sua mãe Sanja Uhde. Estudou com Martin Ostertag em Karlsruhe, no Conservatório Nacional Superior de Música e Dança de Paris, onde se graduou. Concluiu seus estudos com Antonio Meneses na Universidade de Música de Berna.  Recebeu o primeiro prêmio no Concurso Internacional de Música de Câmara “Concertino Praga” e o segundo prêmio no prestigioso Concurso Internacional de Violoncelo-Solo “Witold Lutoslawski”, em Varsóvia. Em março de 2013, o Quarteto de Cordas Capriccio, do qual ela faz parte, recebeu o primeiro prêmio no “Concurso Internacional de Música de Câmera”, em Illzach.




********

  
Academia Brasileira de Letras
Teatro R.Magalhães Jr.
Av.Presidente Wilson,203-1ºandar
no Castelo- Centro do Rio
Informações (21)3974 2500
www.academia.org.br

**********************************


Nenhum comentário:

25 de abril. 50 anos da Revolução do Cravos em Portugal

    Era uma vez os anos de chumbo do governo do ditador Geisel e a muito jovem senhora politizada deixou seus filhinhos com as avós e partiu...

Textos mais visitados