quarta-feira, 31 de julho de 2024

Os "anos loucos "- A década de 20 do século passado na Paris pós guerra

 


Minha amada cidade da ainda mais amada pátria:

 

PLACE MAUBERT por Raluca Vulcan
A saúde alheia e,depois, pandemia, seguida de cuidados constantes a um serzinho muito importante em nossas vidas- e que já se foi, me afastaram de ti  nesses últimos tempos.

Tenho potinho com terra de um jardim do Cinquième,perto da Place Maubert, que deslizo entre as mãos, quando a saudade de ti dói demais.Estou me cuidando pra, em breve, te ver de novo. 

Não esta Paris turbulenta da Olimpíada,mas aquela de nossos segredos. 

E dos melhores tempos de minha vida,cidade tantíssimas vezes revisitada.

 

 *************************************

 

Paris na década de 20. Recomendo vivamente!


Os chamados  "anos loucos "se referem ao período de intensa atividade social, cultural e artística, começando em 1920 e terminando em 1929, quando ocorreu a Grande Depressão que teve repercussão também na França .

********************
PANO DE FUNDO 

Tratado de Versalhes e Caso Dreyfus

"O Tratado de Versalhes de  1919 foi um tratado de paz assinado pelas potências  européias que encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial, sendo que a Alemanha o classificou como diktat (imposição).   O principal ponto do tratado determinava que a  Alemanha aceitasse todas as responsabilidades por causar a guerra e que, sob os termos dos artigos 231-247, fizesse reparações a um certo número de nações da  Tríplice Entente".(Wikipedia)



O caso Dreyfus foi um escândalo que dividiu a França nos finais do século XIX, envolvendo a acusação e condenação de um jovem capitão do exército, Alfred Dreyfus, por traição.

Acusado de passar documentos militares secretos ao exército alemão,foi destituído da sua patente e enviado para a Ilha do Diabo, a prisão militar francesa na Guiana, onde viveu vários anos até à reabertura do processo, após o escândalo que explodiu junto da opinião pública francesa,a partir do artigo redigido por Émile Zola e publicado no jornal L'Aurore do 13 de janeiro de 1898, sob a forma de uma carta ao presidente da República Francesa,

Tendo  Dreyfus recebido absolvição, o caso   trouxe grande dano às instituições, sendo até hoje citado como paradigma de injustiça.

*****

 Estes fatos concorreram para manter viva a chama da alegria em Paris, após a Primeira Guerra Mundial,  como uma forma de vingança, dizem os historiadores.


**********

As  conseqüências da guerra estão ali: muitos morrem como resultado de sua incapacidade ou doenças apanhadas nas trincheiras.
 Mais tarde, outra guerra trará sua parcela de dores e vítimas, mas esses momentos  cairão gradualmente no esquecimento, longe das grandes multidões do período imediato do pós-guerra.

Assim,terminado o conflito 1914-18,veio o sonho de  um novo mundo que,infelizmente, durou pouco.  

Mas deu tempo de receber o jazz, vindo dos Estados Unidos com os Aliados,danças,  indústrias,  eletrodomésticos, novos hábitos e forte desenvolvimemnto econômico.

*André Gide e Marcel Proust ,André Breton chegam com novas  tendências que  crescem com o manifesto do  movimento Dada ,deTristan Tzara.  
decoração de festa de csamento art déco
*O  Art Nouveau, destruído pela guerra, dá lugar ao Art Deco.









*Montmartre e Montparnasse se tornam  os lugares mais populares de Paris,  com seus cafés  como La Coupole, Dome, Rotunda e Closerie des Lilas, ou salões literários como o da Rue de Fleurus, onde pontifica Gertrude Stein. 

*A margem esquerda do Sena, berço das artes e letras, concentra  criadores que frequentam o   "Boeuf sur le toit"(foto abaixo) e as cervejarias de Montparnasse onde se reúnem  os escritores americanos da "geração perdida" Scott Fitzgerald, Henry Miller e Ernest Hemingway e  os pintores que formam o que mais tarde seria chamado "a Escola de Paris" : Soutine, Modigliani e  Chagall.



*Na década de 1920, a vanguarda surrealista ocupou o centro do cenário cultural ao trazer novas formas de expressão à poesia com autores como André Breton, Louis Aragon, Paul Élouard e Robert Desnos.
À pintura,  representada por Max Ernst, Juan Miró, Salvador Dalí, Francis Picabia, à ecultura, com Jean Arp, Germaine Richier e  cinematografia com Luis Buñuel e sua famosa obra "O Cão Andaluz", René Clair e Jean Cocteau. 
 tela de Francis Picabia

JAZZ e CHARLESTON

A guerra acentuou a influência dos Estados Unidos na França. 
O jazz, mais marcante tipo de música, foi trazido pelo exército americano  e transformou-se em grande sucesso em 1925, nos Champs-Elysées, com o espetáculo Revue Negro animado  por Florence Mills, conhecida como "Flossie Mills" e Josephine Baker.
 Vestida com uma tanga enfeitada com bananas,  dançava   ao ritmo de Charleston - uma música ainda desconhecida na Europa  

Um escândalo , depois mania geral. 
Josephine despertou o entusiasmo dos parisienses pelo jazz e pela música negra. 
O Charleston é dançado solo, em pares ou em grupos, nos ritmos do jazz. Baseia-se nos movimentos do peso do corpo de uma perna para a outra, pés virados para dentro e joelhos levemente dobrados.
  
Josephine Baker dança  ttps://www.youtube.com/watch?v=jEH6eDpjgRw

 MODA
 Coco Chanel
 Naqueles anos, a emancipação da mulher rebelde e independente que  contraria convenções  que bebe, fuma e dirige rápido colaborou para que, de certa forma, a moda como a conhecemos hoje tenha começado ali.

Gabrielle (Coco )Chanel foi a rainha da moda da década de 1920.  
Transformou  a sociedade ao  criar roupas mais folgadas para as mulheres e sugerir cortes de cabelo mais práticos
Abandonou a estrutura do espartilho,inspirou-se em roupas masculinas, como uniformes  de marinheiro, transformando-os em  chiques e sofisticados modelos fmininos. 
 Algumas das peças mais famosas de Chanel, como o clássico vestidinho preto e as bolsas acolchoadas, podem ser encontradas à venda até hoje.

FIM DE UMA ERA-Caiu a Ficha

Os anos 20 mostraram uma sociedade que desejava tirar o máximo proveito da vida, prevendo que os próximos tempos poderiam ser incertos.

A paz ,recém chegada, trouxe a descoberta do consumo.E as pessoas se esforçaram por prolongar o máximo possível a situação de estabilidade interna.
 O crash  da  Bolsa de Valores em Wall Street , na chamada "Quinta Feira Negra" ,  24 de outubro de 1929, anuncia o fim desse período de despreocupação.
O Olympia e o Moulin Rouge experimentaram o mesmo fracasso, o teatro Eldorado foi destruído em 1932.
  Salões de dança e cafés foram reduzidos,fechados,,os trabalhadores e funcionários das cidades perderam seus empregos.
O universo da música passou a ser a rua e a   cultura popular teve  sucesso crescente.
*****

Apesar da aparente euforia e da Alsácia-Lorena recuperada, a conta apresentada pela guerra 14-18 foi pesada: perdas humanas,economia enfraquecida, a moeda (franco) perde seuvalor.
A França tenta reconstruir sua economia, mas sem grande sucesso.A chegada de Poincaré ao poder em 1926, permite uma recuperação real: crescimento de 5% ao ano.

Os rendimentos agrícolas são sempre baixos,as condições de vida dos funcionários são ruins (apesar do dia de oito horas votadas em 1919) a desigualdade social é cada vez maior.

A depressão atingiu a França. Em maio de 1940, o país foi invadido pelo exército alemão de Hitler. Paris foi tomada em junho do mesmo ano.

*********************************************


 

Nenhum comentário:

Nada contra o peru. - Meu texto de Natal. #tbt

      25 de dezembro : apenas uma data no calendário,mas como dói.. Agora, dor acrescida por familias divididas pela    política do ódio bol...

Textos mais visitados