quinta-feira, 30 de maio de 2013

30 de maio 2013- Feriado de Corpus Christi

Pego uma carona no texto do Marcelo Kervalt,de Novo Hamburgo-RS 

 

Última ceia- Leonardo Da Vinci

"Corpus Christi, celebrado pela Igreja Católica em todo mundo, este ano em 30 de maio, é uma data que muitos desconhecem a origem e o significado. 
Mais do que o primeiro dia de um feriado prolongado para muitos, a data marca a celebração do corpo de Cristo e o mistério da Eucaristia (morte e ressurreição de Cristo). 

A data é comemorada na primeira quinta-feira após o domingo da santíssima Trindade e lembra o momento em que Jesus instituiu o dom da Eucaristia. 

Segundo o professor do curso de Teologia da Pontifícia Universidade Católica (PUC), padre Érico João Hammes, o ritual da Eucaristia começou a ser celebrado pela Igreja no século 13, na Europa. Até hoje, representa o sacrifício de Jesus pelos homens e um convite para se renovar o vínculo com sua memória. 

Para os fiéis, o ritual de Eucaristia na missa transcende o simples gesto de ingestão de hóstia e vinho. 

É uma prática que alimenta o espírito. A santa ceia é um dos rituais ligados à Eucaristia e, portanto, a Corpus Christi. “Ele (Jesus) quis deixar o seu sinal de continuidade, da sua presença entre os vivos”, explica o padre Hammes. “Foi na santa ceia que Jesus Cristo disse ‘Isto é o meu corpo e meu sangue’, se referindo ao pão e ao vinho”, complementa.

Os tapetes 

É um rito mundial que representa o apreço do anfitrião pela visita. Portanto, durante a celebração de Corpus Christi é uma forma de homenagear a presença de Jesus Cristo estendendo-lhe um tapete. “Reforça a presença de Deus entre nós e remonta, também, a Jerusalém, quando, no Domingo de Ramos, os fiéis tiraram seus mantos e jogaram aos pés de Cristo para que ele passasse”, descreve o professor de Teologia da PUC.
*********************************

Nenhum comentário:

19. de abril-Dia do índio. ops ! Dia dos Povos Originários do Brasil.

  O Ministério dos Povos Indígenas, ou Ministério dos Povos Originários, foi estabelecido em 11 de janeiro de 2023,sob o governo de Luiz Iná...

Textos mais visitados