sábado, 22 de junho de 2013

As "exposições gêmeas" da Pinacoteca de Paris





Traduzi   e resumi o release da exposição:

•••••••••••••••••••



Art Nouveau- a revolução decorativa

Como  reação ao classicismo,a Art Nouveau  não impõs obrigações para o artista. Concebida como "a arte da liberdade", emergiu das conveniências que impediram a criação até então. As formas codificadas que eram características do academicismo foram abaladas com  a  transgressora Art Nouveau em que a emoção leva a um erotismo inevitável.

Concebida como arte total,   estava em toda parte, ela foi representada ao mesmo tempo n apintura de móveis, jóias, arquitetura e vidro, na referência `a natureza, `a mulher,`as plantas e  permitiu a  interpenetração de todos em tudo. 


Os grandes nomes da Art Nouveau estão entre os mais famosos Mestres na virada dos séculos XIX e XX : Gallé, Daum, Mucha, Majorelle, Horta, Van de Velde, Gaudí, Guimard, Lalique, Grasset, Steinlein, Ruskin, Klimt e Bugatti. Eles perturbam os padrões de vida e transformaram a estética para torná-la agradável e decorativa.


 O movimento atingiu o auge entre  1890-1905. Ele rapidamente se tornouj o apoio da abundante produção da Exposição Universal de 1900, recebendo críticas das mais severas.


Pouco antes da Primeira Guerra Mundial, essas críticas acabaram por levar a trajetória  da Art Nouveau em direção a um estilo muito menos sofisticado. Ela enfraqueceu a ponto de se tornar mais geométrica e rapidamente deu lugar à Arte Deco, em torno  de 1920.


 Completamente arrasada por mais de dez anos, é finalmente o movimento surrealista que vai trabalhar  sua reabilitação, a partir dos anos 30.


************

Nenhum comentário: