sexta-feira, 21 de junho de 2013

Exposição TITANIC na Porte de Versailles

                                                de 1º de junho a 15 de setembro de 2013



 "Somos todos passageiros do Titanic"
     Jack Foster,filósofo irlandês



 15 de abril de 1912 -Titanic, o maior navio jamais construído, quase do tamanho da Torre Eiffel e considerado inafundável, colide com um icebeg  causando a morte de mais de 1500 pessoas . 



Cento e um anos depois a exposição TITANIC no Parque de Exposições da Porta de Versalhes, em Paris, mostra novos ângulos da tragédia  que ainda ecoa na memória coletiva. 


cabine da 3a, classe
  Rica de detalhes.a exposição pode ser vista por público de todas as idades que descobre como foi a curta vida desse navio de sonho.
escadaria  do refeitório da 1a classe
Ela foi concebida para mostrar  as reações dos passageiros perante a tragédia,os atos de heroísmo e generosidade,as diferenças sociais e como é pequena nossa condição de interferir no destino.

cabine  da 2a classe
Delicados objetos de uso pessoal, porcelana da China com a logomarca da White Star Line,vidros de perfume, jóias, valises, relógios são o que sobrou de tantas vidas interrompidas numa das maiores tragédias marítimas de todos os tempos.
 quarto da suíte- cabine da 1a classe
Ali estão as etapas da  construção, colocação  na água, a vida a bordo e a epopéia que foi o  resgate de 700 passageiros fazem parte da exposição, a partir da descoberta do casco do navio 73 anos após o naufrágio e dos esforços  para recuperar os objetos feitos nos últimos 15 anos.
Reconstituições de espaços ,feitos a partir de plantas e esboços dos engenheiros e decoradores, tornam a visita inesquecível.




***********************
  

 







Nenhum comentário: