segunda-feira, 6 de maio de 2013

Música de Câmara na ABL- Edição de Maio 2013





Com entrada franca,mais uma edição do Projeto Música de Câmara no Teatro R Magalhães Jr. da Academia Brasileira de Letras.

 Na quinta-feira,9 de maio de 2013,`as 18 horas, o   Duo Patrícia Bretas e Josiane Kevorkian -piano a 4 mãos-e os percussionistas Rodrigo Foti,Leonardo Souza,Henrique Batista e Rafael Costa"Diálogos" interpretam a Sagração da Primavera,de Igor Stravinsky.

E mais :obras de Francis Poulenc,José Orlando Alves e Claude Debussy 
***********
A coordenação do projeto é do acadêmico,jornalista e musicólogo Luiz Paulo Horta.

A jornalista e agitadora cultural Nenem Krieger é responsável pela programação e produção artística.

*****************************

Patrícia Bretas

Nascida no Rio de Janeiro, graduou-se na Escola de Música da UFRJ com o grau “summa cum laude” e mudou-se para Paris, onde aprimorou seus estudos com Eliane Richepin, na Université Musicale Internationale de Paris (UMIP)

Na ocasião, participou com enorme sucesso dos Festivais Internacionais de Annecy em 1985 e 1986, merecendo diversos elogios da crítica. Fez também os Cursos de Verão de Épinal e Salzburg, onde destacou-se por suas atuações em todos os concertos promovidos.

No Brasil, sob orientação de Maria da Penha, foi vencedora de importantes concursos nacionais e internacionais de piano, dentre os quais destacam-se os Concursos Arnaldo Estrella/1988 em Juiz de Fora, o Dell’Arte/1992, que conferiu-lhe uma viagem para a Itália, e o Sulamericano Artlivre/1995 em São Paulo – este último decisivo para o início de sua carreira pianística.

Em 1996 Patrícia Bretas concluiu o Mestrado em Piano pela Escola de Música da UFRJ com “A cum laude”, sob orientação de Myrian Dauelsberg e Gertrud Mersiovsky. Sua tese foi  a primeira, dentro da referida instituição, a ser traduzida para outro idioma, fazendo, hoje, parte da Biblioteca do “Max Reger Institut” em Bohn-Alemanha.

Professora de Piano na Escola de Música da UFRJ desde 1997, foi Diretora-Adjunta dos Cursos de Extensão de 1999 a 2003.
Paralelamente às suas intensas atividades acadêmicas, sua presença como concertista nas mais importantes salas de concerto tem sido cada vez mais constante.
******************

Josie
Josiane Kevorkian


  Josiane Kevorkian nasceu em Vitória - ES e desde muito cedo se dedicou à carreira de pianista. Seus estudos começaram com Graça Neves ainda no ES e professores Alfredo Cerquinho e Daisy de Luca em São Paulo, onde concluiu o Curso de Graduação em Piano com nota máxima.

  Em 1988 estudou com Pascal Rogé no Centre International de Formation Musicale em Nice e em 1991 concluiu Mestrado em Performance na City University em Londres, onde recebeu o 1º prêmio no concurso “Worshipful Company of Cordwainers”, que lhe valeu uma bolsa de estudos na Inglaterra passando a estudar com os professores Norman Beedie, Vanya Elias José, Richard Langham Smith e Erik Clarke. 

De volta ao Brasil em 1992 passou a receber orientação da pianista Maria da Penha no Rio de Janeiro. Josiane Kevorkian, além de desenvolver intensa atividade como solista e camerista, foi vencedora de importantes concursos nacionais e foi solista da Orquestra de Câmara de Vitória, da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo, da Orquestra Sinfônica da City University e da Orquestra Sinfônica Brasileira.
Josiane é membro-titular da Academia Internacional de Cultura, recebendo em 2000 o prêmio "Troféu Mulher-2000"  e da Academia de Letras e Música do Brasil, ambas com sede em Brasília. 
É Diretora Cultural da Casa de Artes Paquetá, onde coordena o projeto Bem Me Quer Paquetá e Coordenadora Geral do Projeto Musical  e Artístico do Instituto Zeca Pagodinho em Xerém, trabalhando entusiasticamente pelo desenvolvimento artístico e cultural de crianças e jovens.

********************
    O  DUO
 O  Duo Pianístico Bretas-Kevorkian foi formado em 1995, com recitais no Brasil e no exterior. Recebeu em 1997 o 1º Prêmio do Concurso Artlivre de Duos Pianísticos em São Paulo.
 Em 2002 foi o convidado da Orquestra Sinfônica Brasileira para tocar o “Concerto para dois Pianos” de Francis Poulenc, sob regência de Roberto Duarte. 
Neste mesmo ano foi lançado o  CD “Bretas-Kevorkian” com obras inéditas brasileiras para piano a 4 mãos e para 2 pianos,  além da versão original para 4 mãos de A Sagração da Primavera, de Stravinsky.
 Em 2008, sob a regência do maestro Ricardo Rocha, tocou a versão de câmara de Carmina Burana com a Cia. Bachiana Brasileira na Sala Cecília Meireles, com sucesso absoluto de público.
 O Duo tem atuado em importantes séries e festivais no Brasil, assim como na França, Inglaterra, República Tcheca e Alemanha, onde foi muito bem recebido.
 Em 2010 o duo tocou na Índia e na Alemanha, dando prosseguimento a seu trabalho de divulgação da música brasileira de concerto no exterior.

*****
SERVIÇO

Projeto Música de Câmara da Academia Brasileira de Letras
Duo Pianísitico Bretas -Kevorkian e percussionistas
9 de maio de 2013 `as 18 horas
O Teatro fica na Avenida Presidente Wilson,203 -1º andar.
Castelo-Centro do Rio

Informações:(21) 39742500

 

 www.academia.org.br


******************************

2 comentários:

Unknown disse...

Obrigada Thereza, está ótima a notícia. Adorei também a matéria sobre a Margaret Mee.

Patrícia Bretas disse...

Prezada Thereza, obrigada por contribuir, como sempre, para a divulgação da cultura no Brasil. A divulgação deste concerto do duo Bretas-Kevorkian com os 4 Percussionistas Rodrigo Foti, Leo Sousa, Henrique Batista e Rafael Costa, é altamente importante!!!

Será que dá tempo de incluir a informação de que o "Arranjo da Percussão orquestral é de Rodrigo Foti", e é inédita?

Muito obrigada, e parabéns!!!

Os misteriosos alinhamentos de Carnac,na Bretanha

Recentes estudos arqueológicos nas proximidades de Carnac obtiveram datas que variam entre 4.800 e 3.500 aC. ********* Na era pré-GPS e nos ...

Textos mais visitados