quarta-feira, 22 de maio de 2013

Stevie Wonder



A carreira do cantor/compositor,multiinstrumentista e produtor.começou aos 13 anos e ainda está fulgurante aos 63.
Em 1985,ganhou o Oscar de melhor canção por “ I just called to say I love you”,do filme “A dama de vermelho”“For once in my life”,'My Cherie Amour","You are the sunshine of my life","I just called to say I love you ","Superstition" e o maravilhoso canto pela igualdade racial  "Ebony and Ivory", com Paul Mac Cartney,ficarão para sempre.    

Um dos maiores ativistas mundiais dos direitos humanos,participou das grandes manifestações e shows contra o racismo em seu pais e para ajudar a combater a epidemia de Aids na África.  Sempre que chamado para causas humanitárias,é o primeiro a responder
O Presidente Obama,em entrevista à revista “Rolling Stone”,declarou que Stevie é seu herói musical.
Stevie gravou pelo menos 30 dos maiores hits da música americana no século 20 e está no Rock an Roll Hall of Fame e no SongwritersHall of Fame, igualmente.Vencedor (por enquanto)de 25 prêmios Grammy.

*****************

Stevie Wonder , Stevland Hardaway Judkins nasceu em 13 de maio de 1950 em Saginaw-Michigan,e nunca viu a luz do dia.

Problemas de oxigenação ainda na incubadora causaram a cegueira irreversivel.

 Em 1954, sua  família mudou-se para Detroit, onde ele entrou para o coro da igreja,ainda um menininho. Toca piano,sintetizadores,harmonica,guitarra,órgão,e clarineta e instrumentos de percussão,mas o grande sucesso é o piano e a habilidade vocal.

Ao se dirigir a um concerto na Carolina do Norte, um grande pedaço de madeira caiu sobre o carro em viajava . Wonder sofreu graves traumatismos no crânio e ficou em coma por quase uma semana
Tem sete filhos de vários relacionamentos e foi casado duas vezes: em 1970, com a cantora, Syreeta Wright e, desde 2001, com a designer de moda Kai Milla Morris.
A filha, Aisha Morris, foi a inspiração para o seu grande sucesso "Isn't she Lovely?".Aisha hoje é cantora e tem acompanha o pai em turnês e gravações,

No Brasil

Em 2006 ,foi um dos destaques no primeiro dia da 2ª Conferência de Intelectuais da África e da Diáspora em Salvador,Bahia. Como deficiente visual, ele pediu “mais esforço dos países africanos e afrodescendentes na inclusão tecnológica de portadores de necessidades especiais e na divulgação da história da África" e declarou em seu discurso escrito  em braille

"Precisamos tornar a tecnologia mais acessível para aqueles que enfrentam dificuldades físicas.  Vocês, como líderes, precisam ensinar a importância de todos saberem, se envolverem e compreenderem a história da África e da diáspora. Atualmente, muita gente ainda não conhece e não valoriza a nossa história, dos reinos da África. 

Nós precisamos unificar nossas histórias." E lembrou parcerias com o cantor e então ministro da Cultura, Gilberto Gil, que gravou em português a música "I just call to say I love you"
***********************************************************

Um comentário:

Anônimo disse...

I love him too, Thereza!!!