sexta-feira, 9 de março de 2012

Abertura da Temporada 2012 na Fundação Eva Klabin

Série "Concertos de Eva"recebe Turíbio  Santos dia 15 de março com lotacão  já esgotada

 Por este motivo,haverá uma segunda récita no dia seguinte, sexta-feira, dia 16,mesmo horário

******************
A série 2012 -Concertos de Eva- é homenagem nos 21 anos do falecimento da fundadora da casa-museu
As próximas edições da quinta-feira, 15 de março  e da sexta, dia 16, trazem  o violonista Turíbio Santos,numa viagem musical de Luiz de Narvahez a Jackson do Pandeiro,passando por Fernando Sor,por composições do próprio artista, e por Tom Jobim e Heitor Villa-Lobos

  "Quintas com música',já uma tradição na vida cultural carioca,é um projeto  organizado por Marcio Doctors e tem programação e produção da jornalista e agitadora cultural Nenem Krieger (foto)  
O evento tem início às 19 horas com a visita guiada ao acervo da casa, um relax no aconchegante jardim com direito ao delicioso buffet e, às 20h30 ,tem início o concerto  "Violão: da vihuela à MPB"
************************************

TURIBIO (Soares) SANTOS é considerado pela crítica e pelos especialistas como um dos maiores violonistas clássicos da atualidade. 






Sua carreira já o fez percorrer o mundo várias vezes, com críticas brilhantes nos principais centros musicais. Já gravou 65 LPs para Erato-WEA (Paris), Chant du Monde (Paris), Kuarup, Visom e Ritornelo (Rio de Janeiro), e editou coleções de partituras pela Max-Eschig (Paris) e Ricordi (São Paulo).

Já dividiu o palco com grandes celebridades musicais, como Yehudi Menuhin, M. Rostropovitch, Victoria de Los Angeles, J. P. Rampal; e foi acompanhado por orquestras como a Royal Philharmonic Orchestra, English Chamber Orchestra, Orchestre National de France, Orchestre J. F. Paillard, Orchestre National de L'Opéra de Monte-Carlo, Concerts Pasdeloup, Concerts Colonne, Orquestra Sinfônica Brasileira, e outras.

Tem intensa atividade junto aos músicos brasileiros, tendo redescoberto e regravado os compositores João Pernambuco, Garoto e Dilermando Reis.

Em 1983 criou a Orquestra de Violões do Rio de Janeiro, com 25 de seus alunos da UNI-RIO e Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ.

Em 1985 criou a Orquestra Brasileira de Violões.

Seus discos 12 Estudos para Violão de Heitor Villa-Lobos e Choro do Brasil marcaram época no lançamento da música brasileira no mercado europeu.


Em 1999 regravou a obra completa de Heitor Villa-Lobos para violão ao lado de compositores como Edino Krieger, Sérgio Barboza, Nicanor Teixeira, Chiquinha Gonzaga, E. Nazareth, para uma série de 5 CDs em comemoração aos 500 anos do Descobrimento do Brasil.

Os últimos lançamentos discográficos de Turibio foram: r  "Turibio Santos interpreta Agustin Barrios" na Delira discos,"Violão Sinfônico",com os concertos para violão e orquestra de Edino Krieger e Sergio Barboza dedicados a ele, o Concerto de Villa-Lobos,dedicado a Andres Segovia, e a "Introdução aos Choros",também de Heitor Villa-Lobos,todos sob a regência de Silvio Barbato.

Essa gravação foi indicada para o Grammy Latino em 2008.

Comemorando seus 65 anos em 7/3/2008 Turibio lançou seu 65º cd :"Mistura Brasileira" com musicas de Villa-Lobos,Tom Jobim,Ricardo Santos e do próprio Turibio. 

É membro-fundador do Conseil D'Entraide Musicale, da UNESCO. 
Em 1985 foi nomeado Diretor do Museu Villa-Lobos e Chevalier de la Legion D'Honneur e em 1989 Oficial da Ordem do Cruzeiro do Sul.

(divulgação)
---------------------------------------
-----------------------------------


SERVIÇO

Fundação Eva Klabin
Série  "Concertos de Eva"
Turíbio Santos apresenta
"Violão, da vihuela à MPB"
 quinta-feira,15 e sexta-feira,16 de março de 2012
 visita guiada às 19 horas,coquetel às 20 horas e  concerto às 20.30
Entrada: R$ 50,00
Meia entrada R$ 25,00 para estudantes,maiores de 60 e classe musical
Clube do assinante de O GLOBO:20% de desconto
Av. Epitácio Pessoa, 2480
Lagoa -Rio de Janeiro (próximo ao Corte do Cantagalo)
Tel (21) 3202-8550
cultura@evaklabin.org.br
www.evaklabin.org.br
Visitação: terça a sexta-feira, com visitas guiadas às 14:30h e 16:00h
****************************

Nenhum comentário:

19. de abril-Dia do índio. ops ! Dia dos Povos Originários do Brasil.

  O Ministério dos Povos Indígenas, ou Ministério dos Povos Originários, foi estabelecido em 11 de janeiro de 2023,sob o governo de Luiz Iná...

Textos mais visitados