terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Top 5 do blog - Os textos mais clicados de 2011-Carta de Dona Henrietta para seu filho Karl



Obrigada aos assinantes, aos seguidores,aos leitores que visitam o blog, obrigada pelas sugestões de pauta e pelos comentários e críticas-sempre construtivos.
*****

Mãe é mãe
*************************
Karl Heinrich Marx
"Trier, 5 de maio de 1818 — Londres, 14 de março de 1883
Foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna, que atuou como economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista.
O pensamento de Marx influencia várias áreas, tais como Filosofia, História, Sociologia, Ciência Política, Antropologia, Psicologia, Economia, Comunicação, Design, Arquitetura, Geografia e outras.
Em uma pesquisa realizada pela Radio 4, da BBC, em 2005, foi eleito o maior filósofo de todos os tempos.
(Fonte: Wikipedia Portugal)

************************************
Grande curiosidade no blog marxrevisitado que mora aqui à direita na lista de favoritos -e é do Elysio Pires, moço com quem sou casada há décadas e pai dos meus filhos e avô da minha neta- é a carta para esse jovem da imagem abaixo,estudante de Direito em Bonn por volta de 1836,enviada por Frau Henrietta Marx, com as seguintes recomendações maternas:
"Você não deve considerar de modo algum uma fraqueza feminina se eu agora estiver curiosa para saber como tem administrado sua vida doméstica, se a economia representa também algum papel, o que é uma necessidade inevitável tanto para grandes como para pequenas casas.
Permito-me assim observar, querido Karl, que você nunca deve considerar limpeza e ordem coisas secundárias, pois disso depende a saúde e o bem-estar.
Observe rigorosamente que seu quarto seja lavado.
E lave-se você também, querido Karl, semanalmente com esponja e sabonete."
***************************************************************

Nenhum comentário: