terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Quem é o animal?


Uma desequilibrada enfermeira de apenas 22 anos, espancou, torturou e matou um cão yorkshire na presença do filho pequeno.
Isso aconteceu em Formosa,Goiás há poucos dias e o vídeo feito por um vizinho -disponível no youtube - é chocante demais para que seja aqui reproduzido.
Maltratar animais é crime previsto no artigo 32 da Lei Federal nº 9.605/98, com detenção de três meses a um ano e multa. A pena é aumentada em um terço em caso de morte do animal.
A exposição da criança ao constrangimento é delito previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
****************
"A família alega que a enfermeira Camilla Correa Alves de Moura Araújo Santos, que matou cruelmente o cãozinho yorkshire que deveria ser bem cuidado por ela, sofre de depressão e teve o quadro agravado depois de mudar para a cidade de Formosa e ficar distante dos parentes, que vivem em outro local.
Este seria o motivo pelo qual ela espancou e assassinou o cachorrinho em frente a uma criança de pouco mais de dois anos de idade.
O delegado Carlos Firmino Dantas, que investiga o caso, informou hoje que ela vai prestar depoimento na semana que vem.
A data ainda está sendo acertada com os advogados da acusada do crime".
***********
Cada dia que passa,mais me deslumbro com o universo de nossos amigos ditos irracionais que dão provas de delicadeza, sensibilidade e respeito.

Em novembro de 2009,aconteceu a 21º edição do Forum Le Mans-Le Monde, no Palácio do Congresso e da Cultura de Le Mans foi organizada pelo diário "Le Monde" e coordenada e animada pelo seu jornalista Jean Bimbaum,realizando encontros filosóficos,debates e espetáculos públicos e tratou- de forma profunda- das relações entre homens e animais.
Situada a 184 km de Paris, Le Mans é bem conhecida pela corrida automobilística que sedia, anualmente, chamada 24 Horas de Le Mans.
*********

Na Antiguidade,os eruditos não se preocupavam muito com os animais.

O historiador Michel Pastoreau conta que,na Escola de Chartes e no final dos anos 60, ao elaborar sua tese, encontrou enormes dificuldades para encontrar subsídios.
Os que tomavam conhecimento de seu projeto, se surpreendiam,observando que nada havia sobre a cena histórica que tivesse a ver com os animais.

Depois,tudo mudou, declara o Prof.Pastoreau, e ele pensa que isso se deve aos horizontes abertos por antroplólogos, filósofos, linguistas e zoólogos.
Do ponto de vista das relações com seres humanos,os animais nos mostram através dos trabalhos de arqueólogos,grandes exemplos de história social,cultural, religiosa e em especial, simbologia.
Nossos amigos ditos irracionais estão em toda parte,em todas as épocas e circunstâncias e merecem essa homenagem em forma de reflexão coletiva.
A filósofa Elisabeth de Fontenay que elaborou um abecedário completo desde A de alma até Z de zoofilia, repete -na letra D- de Droit (Direito) numa pergunta bicentenária:"Os animais podem pensar?não falam,mas podem sofrer?".
Nesse sentido, está sendo pensada uma Declaracão de Direitos dos Chimpanzés, que poderá-depois- se estender a outras linhagens.
Sobre zoofilia,Mme de Fontenay explica que desde 9 de março de 2004, está em vigor,na França. uma lei que pune a pornografia zoófila(ou seja,via internet) e incrimina sevícias sexuais exercidas em animais domésticos ou presos em cativeiro.
O material produzido a partir e para a realização do evento de Le Mans acaba de sair com o título "De onde viemos?" (D'où venons nous?" com textos sobre Filosofia,Cosmológica -na tentativa de voltar ao instante zero da criação do universo,Psicanálise e Sociologia-Presses Universitaires, 196 páginas, 16 euros)
O site do Forum 2009 - que gerou MUITO material para pesquisa e meditação está em
***************

*********************************************************************

Nenhum comentário:

19. de abril-Dia do índio. ops ! Dia dos Povos Originários do Brasil.

  O Ministério dos Povos Indígenas, ou Ministério dos Povos Originários, foi estabelecido em 11 de janeiro de 2023,sob o governo de Luiz Iná...

Textos mais visitados