Um tributo nos cento e cinquenta anos de seu nascimento
 (1861-1928)
O   padre católico gaúcho, inventor brasileiro e pioneiro da transmissão  da voz humana sem fio,ou  radioemissão,é considerado o pai   do rádio.
Marconi,notável pela transmissão de sinais por telegrafia, só transmitiu a voz humana em 1914 
Patrono dos  radioamadores do Brasil, dá nome à  Fundação Educacional Padre Landell de Moura, assim chamada   em sua homenagem.
  O  CPqD (Centro de Pesquisas e Desenvolvimento) criado pela Telebrás em  1976, também foi batizado de "Roberto Landell de Moura".
************
Exposição na Biblioteca Mario Schemberg
  "Embora muitos não saibam, foi  Roberto Landell de Moura quem inventou o  rádio no  século  XIX e projetou a televisão e o teletipo antes de  outros  cientistas.
Landell  realizou a primeira transmissão da voz humana em São  Paulo, que   percorreu uma distância de 8 quilômetros entre os bairros de  Santana e   a Av. Paulista, e por isso é considerado o ïnventor  brasileiro do   rádio.
A   emissão da voz abriu naquele ato a era das comunicações. Padre   Landell  registrou suas patentes no Brasil e no exterior, mas ainda  assim  nunca  foi reconhecido por sua façanha."*************************************
SERVIÇO
Exposição Roberto Landell de Moura
Até 30 de Dezembro, de segunda a sexta, das 8h às 17h
Biblioteca Mário Schenberg
Rua Catão, 611 (Lapa) -São Paulo-SP
Tel: (11) 3672-0456
Ingressos: Grátis
******************************************
Nenhum comentário:
Postar um comentário