sábado, 17 de dezembro de 2011

Roberto Landell de Moura, padre e inventor brasileiro


Um tributo nos cento e cinquenta anos de seu nascimento
(1861-1928)
O padre católico gaúcho, inventor brasileiro e pioneiro da transmissão da voz humana sem fio,ou radioemissão,é considerado o pai do rádio.
Marconi,notável pela transmissão de sinais por telegrafia, só transmitiu a voz humana em 1914
Patrono dos radioamadores do Brasil, dá nome à Fundação Educacional Padre Landell de Moura, assim chamada em sua homenagem.
O CPqD (Centro de Pesquisas e Desenvolvimento) criado pela Telebrás em 1976, também foi batizado de "Roberto Landell de Moura".
************
Exposição na Biblioteca Mario Schemberg
"Embora muitos não saibam, foi Roberto Landell de Moura quem inventou o rádio no século XIX e projetou a televisão e o teletipo antes de outros cientistas.
Landell realizou a primeira transmissão da voz humana em São Paulo, que percorreu uma distância de 8 quilômetros entre os bairros de Santana e a Av. Paulista, e por isso é considerado o ïnventor brasileiro do rádio. A emissão da voz abriu naquele ato a era das comunicações. Padre Landell registrou suas patentes no Brasil e no exterior, mas ainda assim nunca foi reconhecido por sua façanha."

*************************************
SERVIÇO
Exposição Roberto Landell de Moura
Até 30 de Dezembro, de segunda a sexta, das 8h às 17h
Biblioteca Mário Schenberg
Rua Catão, 611 (Lapa) -São Paulo-SP
Tel: (11) 3672-0456
Ingressos: Grátis
******************************************

Nenhum comentário:

25 de abril. 50 anos da Revolução do Cravos em Portugal

    Era uma vez os anos de chumbo do governo do ditador Geisel e a muito jovem senhora politizada deixou seus filhinhos com as avós e partiu...

Textos mais visitados