quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Música de Câmara na Academia Brasileira de Letra-Almeida Prado

Homenagem a Almeida Prado,seus grandes mestres e amigos

A edição do1º dia setembro do projeto Música de Câmara na ABL é um tributo ao grande compositor e intérprete reccntemente falecido.

O Almeida Prado Ensemble, formado por Ingrid Barancoski , Sarah Higino (piano) e Constança Almeida Prado (violino) foi formado para preservar e divulgar a obra do Mestre.

No concerto de amanhã, quinta feira, serão executadas obras de Bach,Guarnieri.Lili Boulanger,Piazzola e de Almeida Prado.

Quem foi ele

(Fonte: Wikipedia)

José Antônio Rezende de Almeida Prado (Santos, 8 de fevereiro de 1943 — São Paulo, 21 de novembro de 2010) compositor e pianista, membro da Academia Brasileira de Música e considerado um dos maiores expoentes da música erudita no Brasil.

Estudou no Brasil com Dinorá de Carvalho[(piano), Osvaldo Lacerda (harmonia) e Camargo Guarnieri (composição).

Após conquistar o primeiro prêmio no "I Festival de Música da Guanabara" em 1969,pela cantata "Pequenos Funerais Cantantes", sobre um texto de sua prima, a poetisa Hilda Hilst, prosseguiu seus estudos na Europa.

Estudou com Nadia Boulanger e Olivier Messiaen em Paris entre 1970 e 1973, além de uma breve permanência em Darmstadt para estudar com György Ligeti e Lukas Foss.
**********.
Voltou para o Brasil em 1974, assumindo o cargo de professor no "Conservatório Municipal de Cubatão".
Pouco tempo depois foi contratado pelo então reitor da Unicamp, Zeferino Vaz, para ser professor do curso de música do Instituto de Artes da universidade, na qual lecionou por 25 anos, até sua aposentadoria em 2000.

Também em 2000, por encomenda do Ministério da Cultura, compôs a obra Cartas Celestes nº8 para violino e orquestra, em comemoração dos 500 anos da Descoberta do Brasil.
Em janeiro de 2007, estreou no Carnegie Hall a sua peça Hiléia - Um Mural da Amazônia, uma cantata para baixo e orquestra, inspirada no poema homônimo de Ives Gandra Martins, com a Orquestra Bachiana Filarmônicade São Paulo regida pelo maestro brasileiro João Carlos Martins.
*******
Almeida Prado residia em São Paulo, onde ministrava alguns cursos de análise musical e cursos sobre sua obra, além de apresentar um programa de música contemporânea, Kaleidoscópio, na rádio Cultura FM.
Ali faleceu em 21 de novembro de 2010, aos 67 anos de idade, vítima de um edema pulmonar agudo,em decorrência de complicações da diabetes.
**************************************************************
SERVIÇO
PROJETO "Música de Câmara na Academia Brasileira de Letras"
Ensemble Almeida Prado
apresenta obras de Bach,Guarnieri.Lili Boulanger,Piazzola e de Almeida Prado.

Homenagem a Almeida Prado,seus grandes mestres e amigos

Quinta feira, dia 1º de setembro de de 2011 às 18 horas
Teatro R.Magalhães Jr.
Avenida Presidente Wilson,203
Castelo-Rio de Janeiro-RJ
Tel: (21) 39 74 25 00


ENTRADA FRANCA


www.academia.org.br
*************************************

Nenhum comentário:

60 anos do golpe militar

      O golpe de estado de 1º de abril de 1964  foi o prelúdio de 20 “anos de chumbo”, onde a restrição dos direitos individuais, a   censur...

Textos mais visitados