sábado, 14 de agosto de 2010

Rosana Lanzelotte no Projeto "Música Ampliada" da Fundação Eva Klabin-Edição Agosto/ 2010

Viagem Musical pelo Brasil
Projeção do DVD História da Música Brasileira

(clique no convite acima )


Na próxima quarta-feira,dia 18 de agosto, às 20 horas,a cravista e pesquisadora Rosana Lanzelotte é a convidada da Fundação Eva Klabin para mais uma edição do Projeto "Música Ampliada".

O Projeto é uma iniciativa da jornalista e produtora musical Nenem Krieger a convite de Márcio Doctors,Diretor da Fundação.
A idéia central é focar a música em geral, através de um bate-papo sempre ilustrado com um DVD, escolhido pelo próprio palestrante, onde a melodia e seu compositor são as estrelas.
A artista, que lançou em 2009 o livro Música Secreta sobre os compositores atuantes no início do século XIX no Brasil, apresentará e comentará trechos do DVD História da Música Brasileira produzido por Reinaldo Volpato, sob a direção musical do flautista Ricardo Kanji.

O DVD viaja pela produção musical brasileira até o século XIX, tendo como tema os compositores brasileiros que apareceram no apogeu dos ciclos econômicos do açúcar, ouro, diamantes e do café.
**********************
Rosana de Saldanha da Gama Lanzelotte,musicista,
pesquisadora e professora de informática, gravou quatro CDs de cravo para o instrumento em terras brasileiras, inclusive executando obras ainda inéditas desde composições de Johann Sebastian Bach, Joseph Haydn e os trabalhos do compositor português Pedro António Avondano, que estava ignorado em seu país e teve uma coleção de sonatas descoberta por Rosana em pesquisas nas bibliotecas em Lisboa.
Ao divulgar o cravo- dando continuidade ao trabalho de Roberto de Regina- alguns compositores contemporâneos passaram a escrever para o instrumento
A seleção de obras modernas está gravada no seu CD “O Cravo Brasileiro”.
Dirige desde os anos 1990 a série "Música nas Igrejas", com o apoio da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e da Prefeitura Municipal.
Rosana Lanzelotte foi premiada pelo Conselho Estadual de Cultura do Rio de Janeiro com o "Golfinho de Ouro",um reconhecimento pelos seus esforços em prol da divulgação da cultura.
Recebeu a comenda Chevalier des Arts et Lettres do governo francês.
************************
SERVIÇO
Projeto "Música Ampliada"

Rosana Lanzelotte
"Viagem Musical pelo Brasil"
18 de agosto de 2010- 20 horas

Fundação Eva Klabin
Av.Epitácio Pessoa,2480-Lagoa-Rio
Tel: (21) 3202-8550
Programação e Produção: Nenem Krieger
Organização :Marcio Doctors
cultura@evaklabin.org.br
www.evaklabin.org.br
*******************************************************************************

Nenhum comentário:

19. de abril-Dia do índio. ops ! Dia dos Povos Originários do Brasil.

  O Ministério dos Povos Indígenas, ou Ministério dos Povos Originários, foi estabelecido em 11 de janeiro de 2023,sob o governo de Luiz Iná...

Textos mais visitados