terça-feira, 10 de agosto de 2010

Duo de exposições em São Paulo: Pinacoteca e MASP-II



FRANCISCO STOCKINGER
(1919-2009)
STOCKINGER - O DESCANSO DO GUERREIRO-no MASP
Com o patrocíncio do Grupo Gerdau uma retrospectiva póstuma do escultor Xico Stockinger e que morreu em abril de 2009 aos 89 anos,ocupa diferentes espaços do MASP e apresenta uma ampla visão de sua produção de quase seis décadas.
Nome de referência na escultura brasileira, Stockinger tem obras conhecidas do grande público, como as instaladas na Praça da Sé em São Paulo, no Parque da Escultura no Rio de Janeiro e na Praça da Alfândega em Porto Alegre, onde estão as esculturas em bronze dos poetas Carlos Drummond de Andrade e Mário Quintana, retratados em uma conversa de amigos.
A mostra reúne 67 obras, entre esculturas de médio e grande porte em bronze e mármore, objetos utilitários, xilogravuras e desenhos, um destes o retrato do artista feito por Flávio de Carvalho.
O nome da exposição, Stockinger - O Descanso do Guerreiro, faz alusão à escultura de sua autoria, de 1961, também presente na mostra.
Francisco Stockinger usou madeira, barro, ferro e gesso para criar e nesta retrospectiva o público poderá apreciar peças das sériesGuerreiros, Sobreviventes e Gabirus.


O homem gabiru de Stockinger,nordestino franzino que vive em meio à seca, que se alimenta do próprio rato-preto, não é mais homem - perdeu toda esperança de viver de modo digno.
A série Magrinhas, uma das últimas esculpidas pelo artista, no ano de 2003, inclui sete detalhadas esculturas de bronze de até 2,2m de altura.

Buscando ampliar a visão do observador para além do objeto estático, as séries exibidas no MASP mostram o que há de mais significativo na obra do artista, possibilitando uma ampla visão de um trabalho que começou no final dos anos 40 no ateliê de Bruno Giorgi, no Rio de Janeiro, e se estendeu até a década de 2000 em Porto Alegre.
(divulgação)
*************
Francisco Stockinger (Xico Stockinger) (Traun, 7 de agosto de 1919 - Porto Alegre, 12 de abril de 2009) foi um escultor,gravurista e chargista austríaco naturalizado brasileiro.
Aos dois anos de idade veio com a família para Santo Anastácio, interior de São Paulo.

Iniciou seus estudos no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro em 1946, trabalhando durante três anos no estúdio de Bruno Giorgi. Na década de 50 mudou-se para Porto Alegre.
Naturalizou-se brasileiro em 1956, ano em que foi eleito presidente da Associação Rio Grandense de Artes Plásticas Francisco Lisboa. Foi o fundador e diretor do Ateliê Livre da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, inaugurado em 1961.
Dois anos depois instalou uma escultura em praça pública na cidade de São Paulo, sob encomenda do embaixador Assis Chateaubriand. Em 1967 tornou-se diretor da Divisão de Artes do Departamento de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura do Rio Grande do Sul e diretor do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS). Francisco Stockinger realizou mais de 30 exposições individuais, além de ter participado de dezenas de mostras coletivas.


Em outubro de 2009 foi criado, em Bento Gonçalves-RS, o Memorial Xico Stockinger. No Memorial, encontra-se exposto o conjunto de obras entitulado "Guerreiros Metálicos".
********************************************************************
STOCKINGER - O DESCANSO DO GUERREIRO
  • MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand Av. Paulista, 1578.
    Informações ao público: fone (11) 3251 5644.Ramal 2112
    Concepção e coordenação geral da exposição Fabio Coutinho
    Curadoria: Maria Alice Milliet

    2 de junho a 22 de agosto de 2010
    Produção Executiva: Laura Habckost Dalla Zen
    Produção: Tekne Projetos Culturais em parceria com o MASP
    Horários: De terças a domingos e feriados, das 11h às 18h. Às quintas das 11h às 20h.
    Ingressos: R$ 15,00. Estudantes: R$ 7,00.
    Gratuito até 10 anos e acima de 60 anos. Às terças-feiras a entrada é gratuita para todos.
    MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand Av. Paulista, 1578.
    Informações ao público e agendamento de visitas de grupos e escolas: tel. (11) 3251 5644.
    Acesso a deficientes.
    *********************************************************

Nenhum comentário:

25 de abril. 50 anos da Revolução do Cravos em Portugal

    Era uma vez os anos de chumbo do governo do ditador Geisel e a muito jovem senhora politizada deixou seus filhinhos com as avós e partiu...

Textos mais visitados