segunda-feira, 15 de março de 2010

Combo Cultural em Salvador-BA

*COLEÇÃO MAM-BA | 50 ANOS DE ARTE BRASILEIRA (Solar do Unhão),
*RODIN-no Palacete das Artes (na Graça )
*Arte Africana no Centro Cultural Solar Ferrão (Pelourinho)

>**********************************************************************
COLEÇÃO MAM-BA | 50 ANOS DE ARTE BRASILEIRA (Solar do Unhão),

Parte do acervo Museu de Arte Moderna da Bahia e obras de artistas modernistas que fizeram História nestes 50 anos de sua existência ocupam todos os espaços expositivos do Museu.

Dividida em 4 temáticas "Modernistas", "Fotografia", "Rubem Valentim" e "Contemporâneos", a coleção oferece uma visão quase completa de tudo que aconteceu nesses meio século nas artes plásticas.

Uma linha do tempo orienta o visitante.
O Solar do Unhão é um conjunto arquitetônico formado pelo Solar, pela Capela de Nossa Senhora da Conceição, um caisprivativo, aqueduto, chafariz, senzala e um alambique com tanques. O conjunto atualmente sedia o Museu de Arte Moderna da Bahia.Ali residiu o Desembargador Pedro Unhão Castelo Branco.
******
Serviço
Coleção MAM-BA | 50 Anos de Arte Brasileira
18 de dezembro de 2009
a 28 de março de 2010 (entrada grátis)
terça a domingo das 13h às 19h
e sábados das 13h às 21h
Salas expositivas do Museu de Arte Moderna da Bahia
Av. do Contorno,8

História
"O Solar sedia o Museu de Arte Moderna, que conta com um acervo de arte contemporânea abrangente, com cerca de mil obras, com destaque para trabalhos de Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Flávio de Carvalho, Di Cavalcanti, Rubem Valentim, José Pancetti, Carybé,Mário Cravo e Sante Scaldaferri.
Na área externa, o visitante encontra o chamado Parque das Esculturas, uma exposição a céu aberto inaugurada em 1997. À beira-mar encontram-se obras contemporâneas de autoria de Bel Borba, Carybé, Chico Liberato, Emanoel Araújo, Fernando Coelho, Juarez Paraíso, Mário Cravo Júnior, Mestre Didi, Sante Scaldaferri, Siron Franco, Tati Moreno e Vauluizo Bezerra. Carybé foi o autor do gradil que cerca o espaço e também assina o projeto de um painel de concreto, localizado na parte final do jardim e do portal de entrada. A estrutura em ferro representa o Sol e estilizações do acarajé"
Nas instalações do engenho de açúcar funcionou uma fábrica de rapé, entre os anos de 1816 a 1926, e trapiche, em 1928. O solar serviu ainda de depósitos de mercadorias destinadas ao porto de Salvador e, mais tarde, serviu como quartel para os fuzileiros navais que serviram na Segunda Guerra Mundial.

Solar do Unhão: Capela de N. Sra. da Conceição.
O conjunto foi tombado pelo então Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na década de 1940. Posteriormente, foi adquirido pelo Governo do Estado para sediar o Museu de Arte Moderna da Bahia. Após um trabalho de restauração com projeto da arquiteta Lina Bo Bardi, o MAM foi inaugurado em 1969, oferecendo oito salas de exposição, teatro-auditório, sala de vídeo, biblioteca especializada e banco de dados"
(Fonte:Wikipedia Portugal
*************************************************************

Nenhum comentário:

Textos mais visitados