quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

“O Pequeno Príncipe” na OCA, evento do "Ano da França no Brasil


foto:Sergio Neves (AE)


'Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que fez tua rosa tão importante, disse a raposa ao principezinho"
(17 de dezembro, 2009)

Uma das monitoras da exposicão “O Pequeno Príncipe’ na Oca,Ibirapuera,São Paulo, deve ter captado sinais fortes de minha criança interior ao me presentear totalmente do nada(ai,ai,ai será que está assim tão visível?)o passaporte do evento, destinado apenas aos meninos e meninas vistantes.

As crianças podem e devem preenchê-lo com suas informações pessoais,são convidadas a conhecer o mundo para além das aparências,aprendem que bons valores nos acompanham para sempre,conhecem mais um pouco do planeta Terra e são convidadas a refletir sobre o que é ser um cidadão global de acordo com os seguintes itens:
-
Respeitar outras culturas,religiões e tradicões pois aceitar pessoas chamadas “diferentes” colabora para nossa evolução.
*Comprar apenas o necessário e evitar o consumismo exagerado,pois valemos muito mais do que podemos adquirir com dinheiro
*Exercer a solidariedade,saber compartilhar
*Cultivar as amizades
*Pensar antes de agir
*Entender que a natureza nos dá presentes, que devem ser utilizados e/ou preservados com amor e carinho.

"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas"
Nos dez mil metros quadrados da OCA,no Parque Ibirapuera, quatro concepções nos andares alcançáveis pela rampa mostram;
1-Térreo e subsolo
"Viagem por dentro da História para seguir as aventuras do piloto poeta´
Pequena réplica da Torre Eiffel,recepção,bilheteria,guarda-volumes bistrôs, creperias e lojinhas com produtos licenciados do personagem.
No subsolo uma instalacão representa o deserto na Líbia,onde Saint- Ex sofreu a pane com seu avião ( representado em tamanho menor),observou o comportamento de uma raposa que também lutava pela sobrevivência em lugar tão inóspito e lhe deu a inspiração para escrever a história para crianças-ou melhor-para as crianças que os adultos algum dia foram e que é um dos livros mais vendidos de todos os tempos.
"Todas as pessoas grandes foram um dia crianças.Mas poucas se lembram disso"
1º andar
"Conhecendo a vida de Saint-Exupéry "
Mostra multimídia com fotos,filmes remasterizados da infância do autor,originais de textos e objetos de seu uso e sua pulseira de identificação encontrada entre os destroços do avião abatido em 1944..
E pensar que fiquei gelada de emoção quando vi pela primeira vez o meu herói e ídolo em movimento, num filminho no Pantheon da Pátria na França,onde há uma placa homenageando o grande homem ele que foi .Que emoção maior ainda foi vê-lo criança de família nobre andando de bicicleta em companhia dos irmãos, como qualquer plebeu.
"Quando o mistério é impressionante demais,a gente não ousa desobedecer"
2º andar
“Observando o universo do Pequeno Príncipe,viajando com as estrelas”
No segundo e último andar da exposição, uma replica do planeta B-612- com a rosa,regador,baobá e mais os pequenos vulcões extintos.
"O essencial é invisível para os olhos,só se vê bem com o coração"
A postura de visitante adulta e de redatora desse texto inibiu um pouco,mas a vontade foi imitar as crianças e entrar no clima,tirar os sapatos e deitar no solo do planetinha.
Na abóboda da Oca ,projeções de planetas desconhecidos e mais asteróides, interagindo com a Terra que habitamos e com o universo que imaginamos através do pequenino personagem.
Parabéns ao Bradesco-patrocinador- extensivos a Sheyla Dryzun-curadora da exposicão e autora do texto de apresentação e corram ,corram... que acaba no domingo
************************************
SERVIÇO
(Como foi e está sendo)
Exposição “O Pequeno Príncipe”
de 22 de Outubro a 20 de Dezembro
Terça a Sexta: das 9h às 19h / Sábados, Domingos e feriados: das 10h às 20h
Local: Oca – Parque do Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n. – Portão 3
Telefone: (11) 3034-6424 Valor: R$18,00 (1/2 entrada R$ 9,00).
Grátis para menores de 3 anos, maiores de 60 anos, público especial e grupos de escolas públicas agendadas
*************************************************************

Nenhum comentário:

19. de abril-Dia do índio. ops ! Dia dos Povos Originários do Brasil.

  O Ministério dos Povos Indígenas, ou Ministério dos Povos Originários, foi estabelecido em 11 de janeiro de 2023,sob o governo de Luiz Iná...

Textos mais visitados