sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Walter Benjamin na linha de tiro

(6 de novembro,2009)
Walter Benjamin está na minha mira para ser biografado faz tempo.
Na vigência do falecido site www.euprocuropravoce.com.br (que se foi porque não levo jeito para 171*e me recusei muitas vezes a ser ghostwriter de monografias,TCC,teses e quetais),acompanhei 3 alunas da PUC-Rio em suas aulas de Filosofia durante muitas empreitadas. A partir das URLs que lhes indiquei,as meninas-que eram praticamente poliglotas- iam completando seus trabalhos.
Walter Benjamin foi o tema de TCC(trabalho de conclusão de curso) de uma delas e pude conhecer (mais ou menos)a  vida e a  obra desse homem interessantíssimo.
Na internet você encontra alguns site benjaminianos muito prepotentes e pretensiosos, com comentários mais arrogantes ainda, escritos quase em dialeto.
Neles, torna-se quase impossível para qualquer leigo não filósofo, mesmo com cultura superior, sacar as idéias do alemão.
Mas a flânerie, que ele retomou a partir de Baudelaire,acho que é fácil entender.
O "flâneur", é a pessoa que passeia  a pé pela cidade para conhecê-la em detalhes.Por conta de Baudelaire,muitos pensadores,economistas,historiadores e literatos expandiram a idéia de "flanar" para entender fenômenos urbanos modernos.Em francês do Canadá, entretanto, tem conotação negativa, palavra usada para pessoas irresponsáveis.
Já que um Fiat Panda amarelo nos deu grande susto ontem e nos fez perder uma conexão para Berlim há anos sonhada,planejada e pré-paga, resolvemos flanar por aqui mesmo porque-

já conhecendo a terra com certa intimidade -queremos conhecer mais. Convido você a me acompanhar neste final de semana.
*****************************************************
*Estelionato-Código Penal "Art. 171 - Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento"  **** Este termo é usado em gíria do Rio de Janeiro  para  quem tenta enganar outras pessoas com mentiras. **************************************************

Nenhum comentário:

a seguir > Os misteriosos alinhamentos de Carnac,na Bretanha

Recentes estudos arqueológicos nas proximidades de Carnac obtiveram datas que variam entre 4.800 e 3.500 aC. CONTINUA

Textos mais visitados