quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Projeto Lumen- Intervenções Luminosas no Rio de Janeiro-Etapa Final


 Novamente a luz transformada em arte
     (2 de setembro,2009)
A terceira e última etapa do Projeto Lumen, que faz intervenções luminosas em pontos turísticos do Rio,patrocinado pela LIGHT-Serviços de Eletricidade do Rio de Janeiro- acontece entre 4 (sexta agora) e 13 de setembro.
O Hotel Marina vai acender para todos nós aqui no Leblon,para os cariocas que vierem visitar nosso bairro e para os turistas nacionais e estrangeiros que estão sempre presentes  na orla. A empena do Hotel Marina All Suites, que na foto é o prédio mais alto (direção Arpoador-final do Leblon),receberá   "Fever"um termômetro digital idealizado pelo artista plástico mineiro  Eder Santos, que medirá a "febre" da cidade,transformando pétalas de rosas virtuais  iluminadas de branco  em vermelhas.
O Hotel,ponto de referência turística,  já serviu de inspiração para a cantora Marina Lima ( “o Hotel Marina quando acende não é por nós dois", etc)
****************
 E os Arcos da Lapa, local de grande  movimento da cidade e  ponto noturno mais frequentado,receberão a famosa obra "Clandestinos" do  espanhol Daniel Canogar apresentada na Puerta de Alcalá, em Madri, em 2006.
 O local da videoprojeção de imagens de figuras humanas escalando o monumento foi escolhido a dedo pelo artista, que afirma:
Para expor 'Clandestinos -Rio' procurei um monumento emblemático da cidade, um lugar histórico e querido pelos cariocas. Os Arcos da Lapa atendem a essas características e permitem que o público possa contemplar a obra de perto, observando-a de diferentes ângulos",informa Canogar”
***************************************************** 

  

Nenhum comentário: