sábado, 22 de agosto de 2009

MUSEU DE ARTE BRASILEIRA DA FAAP APRESENTA A EXPOSIÇÃO "CHRISTIAN LACROIX - TRAJES DE CENA"


EVENTO OFICIAL DO ANO DA FRANÇA NO BRASIL "Fr.Br."      

      (22 de agosto,2009)        
  
A partir de 24 de agosto de 2009 até o dia 1º de novembro,o Museu de Arte Brasileira da FAAP e o Centre National Du Costume de Scène - CNCS, Moulins, França, apresentam a exposição « Christian Lacroix - Trajes de Cena »-evento oficial do « Fr.Br-  Ano da França no Brasil.”   
A  exposição apresenta cerca de 100 trajes e 80 desenhos originais imaginados por Christian Lacroix  para óperas, ballets e peças. como Fedra, de Racine, para a Comédie-Française( Paris, 1995) pelo qual  recebeu seu primeiro Molière; Cosi fan tutte, de Mozart, para Théâtre de La Monnaie, Bruxelas, 2006; Carmen, de Bizet.  para a Arena de Nîmes, 1989; Sherazade, ballet de Blanca Li, para a Opéra National de Paris, 2001.   
Croquis e videos farão  parte da mostra que tem a curadoria de Delphine Pinasa   O costureiro,que sempre desejou ser curador de exposições,realizou seu sonho quando foram comemorados os 20 anos de sua maison (2007)com esta mesma mostra que o MAB apresenta agora,um dos eventos oficiais do calendário do Ano da França no Brasil.   
Esta não é a primeira vez que a FAAP recebe CL:em 1997,para comemorar os dez anos de sua grife, ali apresentou coleções  em desfiles e uma mostra retrospectiva:"Christian Lacroix, Histoires de Mode",que foi destaque no Musée des Arts Décoratifs, em Paris,um espaço nobre da capital francesa.
Antes  de criar sua casa de  alta costura,Lacroix trabalhou com trajes de palco  que serviam como inspiração para seus modelos de coleção.       

Mínima biografia

Filho  de família de classe média alta,Christian Marie Marc Lacroix nasceu em 16 de maio de 1951,em Arles, na França, e sempre se orgulha de seu signo solar: Touro.
A infância foi dividida entre as praias da Camargue,as florestas dos Alpes Marítimos, passeios entre os vestígios de destruição da segunda Guerra mundial e das ruínas galo-romanas. Ali,entre touradas e festivais de teatro,CL apreciava as obras expostas nos museus da região e se tornou um especialista em Oscar Wilde,na obra dos Beatles, nas tradições ciganas e conhecia tudo sobre a Inglaterra e sobre as cidades  de Barcelona e Veneza. 
Essa curiosdade eclética o levou a estudar História da Arte na Universidade de Montpelier.      Em 1973,passou a viver em Paris ,onde seguiu dois cursos ao mesmo:na Sorbonne,onde desenvolvia sua tese de mestrado sobre vestidos na pintura francesa do século 18 e na Escola do Louvre,onde se preparava para ser curador. 
Ali ,encontrou duas figuras fundamentais : Françoise Rosenthiel, que se tornou sua esposa em 1974, o guiou nos segredos da Cidade Luz e o  encorajou a desenhar  e  Jean-Jacques Picart, assessor de imprensa e consultor de vários luminares da alta costura,que o colocou na Maison Hermes (1978) e na  de Guy Paulin (1946-1990) 
Em 1981,começou a trabalhar na Maison Jean Patou e,sempre com a colaboração de  Jean-Jacques Picart,assumiu a condição de profissional da Haute Couture.
Coleção a coleção,Christian Lacroix  lidando com cores brilhantes,extravagâncias e luxo,bordados elaborados e misturas de tecidos,pedrarias e  exibindo silhuetas mais volumosas que a dos concorrentes e usando preto e vermelho,símbolos  da cultura  flamenca,influenciou a moda no final do século passado. 
Em Janeiro de  1987,quando fundou sua própria Maison e teve  sua marca reconhecida   como a mais influente na moda internacional,recebeu o prêmio da CFDA (The Council of Fashion Designers of America),em Nova York.
 A partir de 1989,começou a desenhar a linha de prêt-à-porter. 
Nos anos 90,lançou outras novas linhas:jeans,cristais,presentes para casamentos, essências florais,acessórios com jóias semipreciosas,moda infantil, lingerie feminina e masculina e o perfume Bazar,criado por Bertrand Duchaufour e equipe.
Conhecido e respeitado por seu estilo teatral, vindo do início da carreira, Christian Lacroix    abrilhanta o Ano da França no Brasil com a exposição no MAB,onde os visitantes poderão confirmar o talento desse alquimista  das cores que, ao vestir  cantores, bailarinos e atores, torna vivas as obras  culturais nos palcos franceses e internacionais.    
***********************************
Sobre o CENTRE NATIONAL DU COSTUME DE SCENE - CNCS, MOULINS, FRANÇA   
O Centre National du Costume de Scène (Centro Nacional do Traje de Cena) - CNCS, inauguardo em 1º de julho de 2006 por Rennaud Donnedieu de Vabres, Ministro da Cultura e da Comunicação, do qual Christian Lacroix é presidente, é a primeira estrutura de conservação, tanto na França quanto no exterior, a ser inteiramente consagrada ao patrimônio material dos teatros. Tem como missão a conservação, o estudo e a valorização de um patrimônio totalizando 9.000 trajes de teatro, de Ópera, de balé assim como telas de cenário pintadas.   
O acervo do CNCS reúne as mais belas coleções do mundo. Ele é formado pelo acervo das três instituições fundadoras: a Biblioteca Nacional da França, a Comédie-Française e a Ópera Nacional de Paris.O traje mais antigo data da segunda metade do século XIX, e os mais recentes ainda vestem atores atuais. Todos os gêneros estão representados: trajes militares, históricos, tutus, animais; todas as épocas, todas as técnicas de costuras e tipos de materiais”  Uma vez que fazem parte do acervo do CNCS, estes trajes adquirem o status de obras de arte, não serão nunca mais usados e são tratados da mesma maneira que uma obra de museu. Um inventário preciso com informações detalhadas e uma fotografia de identificação acompanha cada traje. 
(divulgação)   
**************************************************************************   
SERVIÇO 
EXPOSIÇÃO:"CHRISTIAN LACROIX - TRAJES DE CENA"
Inauguração: 24 de agosto 2009 a 1ºde novembro de 2009 
Direção Artística: Christian Lacroix Curadoria: Delphine Pinasa, 
diretora adjunta do CNCS
Cenografia: Michel Albertini   
Fundação Armando Alvares Penteado Museu de Arte Brasileira - MAB 
Rua Alagoas, 903 Higienópolis, São Paulo - Brasil
Entrada franca
De terças a sextas das 10h00 às 20h00 
Sábados, domingos e feriados das 13h.00 às 17h.00 www.faap.br 
  

Um comentário:

Anônimo disse...

Good brief and this enter helped me alot in my college assignement. Say thank you you as your information.

19. de abril-Dia do índio. ops ! Dia dos Povos Originários do Brasil.

  O Ministério dos Povos Indígenas, ou Ministério dos Povos Originários, foi estabelecido em 11 de janeiro de 2023,sob o governo de Luiz Iná...

Textos mais visitados