domingo, 7 de dezembro de 2008

Carnatal,Mi-carême, Micareta

  O carnaval fora de época no Brasil 

 Está acabando o Carnatal que comemora dezoito anos de grande sucesso. Esse ano o Carnatal,evento que abre a temporada de verão em Natal, Rio Grande do Norte, aconteceu entre 4 e 7 de dezembro e cerca de  40 mil turistas compareceram.
 O primeiro Carnatal foi em 1991, no centro da cidade e com 3 blocos animando a festa, 12 camarotes e nenhuma arquibancada

Micareta,Mi-Carême
 Micareta é o nome que no Brasil é denominado o "carnaval fora de época". 
O nome micareta deriva-se de uma festa francesa, 

Mi-carême, e desde os anos noventa passou a ser usado em festejos carnaavlescos que atravessam o calendário, em várias várias em cidades brasileiras, Micarême era uma festa que acontecia na França, desde o século XV, em meio ao período de quarenta dias de penitência da Igreja Católica.

A palavra significa literalmente “meio da quaresma”.
No Brasil, a introdução da Micarême como festa urbana aconteceu pela primeira vez na  cidade de Feira de Santana, Bahia. Aqui no Rio, durante minha infância e adolescência, o clube Monte Líbano( na Lagoa-fronteira com o Leblon) tinha um animado Micarême, onde minha mãe ia se divertir com amigos irmãos e cunhadas.

O jornal O Lidador da cidade de Jacobina, Bahia,na edição de 07 de abril de 1935 fazia campanha pela mudança de nome, “Despertae, foliões, para o delírio que impolga. Erguei-vos, jacobinenses, em extase de alegria e vinde com as “Sertanejas Alegres” festejar o “Bicarnaval”, “Micareta”, “Refolia”, ou “Mi-careme” que a 28 do corrente reinará sob louco enthusiasmo, espancando tristezas e dissidencias. A cousa vae ser da outra vida e não haverá quem resista a tentação.” 

  Em 1935,  de acordo com o resultado de um plebiscito organizado pelo jornal A Tarde, o nome foi mudado para micareta e a festança acontecia depois da Páscoa.

Nenhum comentário:

22 de abril - "Dia da Terra"

 Um pouco de humildade não faz mal a ninguém  . Veja a localização do sistema solar na Via Láctea. O Sol é a insignificante estrelinha `a es...

Textos mais visitados