segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Haberemus bicicletas públicas


(15 de dezembro, 2008)
Sucesso no exterior ,por exemplo o Velib (vélo libre) de Paris (foto)  com 20 mil bicicletas em 1.450 estações-está chegando ao Rio, a novidade das bicicletas públicas.
O Projeto Pedala Rio será implantado em janeiro de 2009,ao lado das estações de metrô,a princípio em Copacabana, depois  em mais sete bairros(Ipanema,Leblon,lagoa, BotafogoFlamengo,Centro-perto da estação das barcas para Niterói e  na Tijuca-próximo ao metrô de São Cristóvão).
A empresa pernambucana que venceu a licitação aberta pela Prefeitura, instalará-para dar o pontapé inicial- 50 estações nos bairros citados, com dez bicicletas cada uma
Quando o serviço(muito moderno) for implantado,os usuários  cadastrados na internet ligarão do celular para uma central telefônica ou acessarão o site da empresa, desbloquearão a bicicleta que ficará  presa `a estação de apoio.Para retornar ,é só encaixa-lá em trancas automáticas `a disposicão do público.
A taxa a ser cobrada será  entre 10 reais(para o plano diário) e 350 para plano anual, sendo que neste último valor está incluída a caução para o caso de extravio.
Os períodos de uso são de meia hora, o usuário aguardará cerca de 15 minutos para a substituição do veículo  e pagará uma taxa extra para estender o prazo de devolução.
Maneiro! O meio ambiente agradece.
**********************************************************

Nenhum comentário: