sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

COMBO CULTURAL EM SAMPA

 Add to Technorati Favorites Três espaços em um:MIS-Jardim de Burle Marx com exposição de esculturas-Mube
(novembro 2008)
Museu da Imagem e do Som

 O Museu de Imagem e do Som de São Paulo (MIS), foi criado em 1967 .momento em que a situação política era delicada e o futuro incerto. Um grupo de intelectuais e produtores culturais decidiu agrupar o acervo de imagens e sons,verdadeira memória nacional, num espaço diferenciado Em seus primórdios.o MIS foi dirigido por uma comissão e instalado no prédio do Conselho Estadual de Cultura.
Depois se instalou no Palácio dos Campos Elísios, para dependências na alameda Nothman, na avenida Paulista e, em 1973, foi para uma casa alugada na rua Oscar Pereira da Silva. A sede atual do museu, na avenida Europa(foto da fachada) foi adquirida por meio de processo de desapropriação O edifício, construído para servir de moradia da família Giaffone tradicional no ramo automobilístico, foi projeto de Roberto Fasano e Dan Juan Antonio. A sede do MIS foi aberta ao público a 27 de fevereiro de 1975, com a exposição “Memória Paulistana”.

De acordo com o projeto inicial,que cresceu e se multiplicou `a medida em que a globalização e a tecnologia iam exigindo. Exposição “I/Legítimo: Dentro e Fora de Circuito” “ Em uma iniciativa conjunta, o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS) e o Paço das Artes realizam simultaneamente a exposição “I/Legítimo: Dentro e Fora de Circuito”,inaugurada dia 18 de outubro de 2008 Reúne trabalhos e ações de 42 artistas e coletivos da Austrália, Brasil, Canadá, Espanha, EUA, França, Inglaterra, Peru, Romênia e Uruguai, nos mais diversos suportes – animação, fotografia, vídeo, arte digital, performance, instalação, arte digital, música, escultura, desenho e pintura “ do texto de divulgação O Museu ao ar livre Entre o MIS e o prédio do Mube existe jardim,projetado por Roberto Burle Marx, verdadeiro museu ao ar livre, contendo,entre outras obras de arte, um belo exemplar de escultura de Brennand. Ali se encontram ,no momento,14 esculturas de grande porte em aço pintado, laqueado e oxidado que na área externa do museu próximo ao jardim de Burle Marx,obra do artista Cassio Lazaro, formando a exposição "Amassaduras, Dobraduras e Rasgaduras" . Autodidata, o mineiro Cássio Lázaro (foto) consegue, como poucos, transformar o aço em algo, leve e delicado. Hábil na técnica que lhe deu grande notoriedade, o "amassado", aliado ao incrível senso de tridimensionalidade, Cássio utiliza ferramentas criadas por ele mesmo, como marreta, prensa hidráulica e máquina de jatear para conseguir as curvas e dobras presentes nas peças além de usar, com grande equilíbrio, o envelhecimento artificial e a ferrugem precipitada no aço com fogo do maçarico. ( texto adaptado do release da exposição)

  Museu Brasileiro de Escultura (MuBE) Inaugurado em 1995, quando com uma mostra de 140 peças de Victor Brecheret é mais um espaço foi projetado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha e tem jardins de Burle Marx acimaque valem a visita.
Uma feira de antiguidades,ateliê de artes para crianças e saraus musicais acontecem aos domingos. Uma arena para espetáculos, espaço de exposição e auditório. garantem sua multiplucidade(foto) Uma lojinha oferece artigos artesanais exclusivos e únicos a preços justos.
Construído em terreno público de 7.000m2, localizado na esquina da Av. Europa com a rua Alemanha, ao lado do Museu da Imagem e do Som – MIS está em área nobre da cidade, 
Exposição Michelangelo no Mube –imperdível Michelangelo A exposição apresenta réplicas em gesso criadas a partir de moldes originais de esculturas, além de dois desenhos originais do artista.
 Essas réplicas(foto de uma delas)   foram produzidas pela Gipsoteca dell'Istituto Statale d'Arte de Florença especialmente para a exibição. Os desenhos originais fazem parte do acervo Fondazione Buonarroti, e esta é a primeira vez que deixam a Itália.Existe um vídeo explicativo.
MuBE R. Alemanha, 221 - Jardim Europa - Oeste. Telefone: 2594-2601. Ingresso: R$ 10 (segunda feira-grátis). Mais informação segunda a domingo: 10h às 19h. Não tem área para fumantes. Não aceita cheques. Não aceita reservas. Não tem ar condicionado. Tem restaurante. Valet (R$ 15).
***************************************************************************

Nenhum comentário:

60 anos do golpe militar

      O golpe de estado de 1º de abril de 1964  foi o prelúdio de 20 “anos de chumbo”, onde a restrição dos direitos individuais, a   censur...

Textos mais visitados