quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Ada Lovelace- Pioneira na Ciência e Tecnologia

1815-1852
 Mulher do futuro

Inspiração para Alan Turing,  a avó-ou bisavó- dos atuais computadores tem um dia especial para ser festejada em sua Inglaterra natal desde 2009.

 É o  13 de outubro, escolhido aleatoriamente,na tentativa de ser prático para alcançar o maior número de pessoas.  
Foram evitados grandes feriados, férias escolares, época de exames, e  certas épocas do ano, quando as pessoas podem estar recolhidas. 
O aniversário também foi excluído (10 de dezembro) quando o Reino Unido e grande parte do resto  do mundo estão envolvidos nos festejos de Natal.
E como morreu cedo e tragicamente,
 não pareceu de bom tom comemorar o aniversário de morte (27 de novembro).

Todo este aparato é compreendido quando você se dedica a mergulhar na vida e obra da mulher incrível que foi Ada Lovelace.

************
Annabella Milbanke
Lord Byron
A pequena Ada

Augusta Ada Byron foi premiada com um super DNA: filha única do poeta Lord Byron (George Gordon Byron-num momento hétero,por sinal) e  de Annabella Milbanke, que  tinha formação matemática (Byron a chamava  de  "Princesa dos Paralelogramas ), foi orientada a estudar matemática também, fato muito raro para uma mulher, na época. 
O formato familiar durou pouco, o casal logo se separou (um mês depois do nascimento) e Annabella, temendo que Ada tivesse o "mesmo temperamento dissipado e inconstante do pai', forçou um pouco a dedicação da filha a uma ciência exata.
Lord Byron deixou o continente europeu e nunca mais reviu a filha. 

****
Aos 19 anos, Ada casou-se com um aristocrata,o Barão William King. Três anos depois, King recebeu o título de Conde de Lovelace. 
Circulando em ambientes refinados intelectual e cientificamente, a Condessa Ada neles conheceu,em 1833, Charles Babbage,cientista, matemático, filósofo, e engenheiro mecânico inglês que deixou inventos como a "Máquina Analítica",primeira calculadora que,mais tarde, originou o conceito de um  moderno computador programável.  

à época do casamento
Babbage  demonstrou-lhe  pequena seção de trabalho de um motor e ela,que havia parado todas as atividades científicas para ser esposa e mãe, ficou extasiada.
Muitos biógrafos acham mesmo que a contribuição de Ada ao trabalho de Babbage foi extensa e original. 

Em 1843, Ada publicou uma tradução do francês de um artigo do engenheiro italiano  Luigi Menabea, à qual acrescentou muitas  notas de seu próprio trabalho ( as "Notes" ). 
 Charles Babbage (1791-1871)
Inclusive,ali se encontra a primeira descrição publicada de uma sequência gradual de operações para resolver certos problemas matemáticos. 
 Nessas notas, Ada lançou a idéia de uma máquina que poderia manipular símbolos  além de números,de acordo com regras específicas (música, por exemplo) e marcou  a transição fundamental de cálculo para a computação.
Neste ponto, ela viu além de Babbage.
Tem sido  chamada "profeta da era do computador" porque  foi a primeira pessoa a expressar o potencial de computadores fora da matemática

                  Algoritmos

A Wikipedia define o algoritmo  como "uma sequência finita de instruçõesbem definidas e não ambíguas, cada uma das quais pode ser executada mecanicamente em um período de tempo finito e com uma quantidade de esforço finita".e  explica que "o conceito  "é frequentemente ilustrado pelo exemplo de uma receita culinária, embora muitos algoritmos sejam mais complexos. Eles podem repetir passos ou necessitar de decisões (tais como comparações) até que a tarefa seja completada. 
Um algoritmo corretamente executado não irá resolver um problema se estiver implementado incorretamente ou se não for apropriado ao problema."  

Desde criança,o hobby de Ada era elaborar algoritmos.
Juntamente com Babbage e  com patrocínio do  governo britânico,continuou a trabalhar no projeto, aprofundando a  mecânica da Máquina Analítica : os cartões perfurados,mais tarde reaperfeiçoados por Herman Hollerith que chegaram aos nossos dias.
Réplica da Máquina Analítica de Babbage

A glória e a fama estavam chegando,mas o governo decidiu cortar .as subvenções e Ada começou a jogar para financiar suas pesquisas.Rapidamente, se endividou.  

Aos 36 anos, morreu  de hemorragia,durante uma cirurgia malsucedida para extirpar um cancer de útero.

Conforme seu desejo, foi enterrada ao lado do pai que jamais conheceu, na Igreja de Santa Maria Madalena de Hucknall, no 
Condado de Nottingham.

******
 1953 -as notas de Ada sobre a máquina analítica de Babbage foram republicadas. 
A máquina foi reconhecida como um primeiro modelo de computador e as notas de   como a descrição de um computador e um software.

Em 10 de dezembro de 2012,o Google homenageou a pioneira  com um doodle.

****************

Imperdível!

 
*******************************


Você pode escolher a versão no idioma que preferir,à direita na faixa escura.São 26 opções.
  

Nenhum comentário:

19. de abril-Dia do índio. ops ! Dia dos Povos Originários do Brasil.

  O Ministério dos Povos Indígenas, ou Ministério dos Povos Originários, foi estabelecido em 11 de janeiro de 2023,sob o governo de Luiz Iná...

Textos mais visitados