terça-feira, 3 de março de 2015

5 de março-Dia Nacional da Música Clássica





Heitor Villa-Lobos (Rio de Janeiro-RJ, 5 de março de 1887 -  Rio de Janeiro-RJ,17 de novembro de 1959)
O Google substituiu  em 2012 sua logomarca pelo "google doodle" em  homenagem ao  Maestro

Aniversário de nascimento de Heitor Villa Lobos


Entre os meses de outubro e dezembro de 2005,os leitores da revista mensal "Agenda Viva Música" editada e dirigida por Heloísa Fischer e Luiz Alfredo Moraes (foto) escolheram- entre as datas de nascimento de alguns compositores brasileiros- um dia para comemorar a música clássica entre nós.
A votação aconteceu por e/mail ou diretamente,no portal da revista.

Venceu 5 de março, dia do aniversário do compositor Heitor Villa-Lobos. Em Janeiro de 2006,o então prefeito do Rio de Janeiro,César Maia,decretou o 5 de março no calendário oficial da cidade.

Em 5 de março de 2007 ,o governador Sérgio Cabral compareceu pessoalmente à Assembléia Legislativa,onde sancionou lei de autoria do Deputado Alessandro Molon (PT-RJ),que criava o Dia Estadual da Música Clássica e anunciou o estudo de projetos no sentido de ,novamente, incluir o estudo de música no currículo das escolas estaduais.

Decreto assinado em 13 de janeiro de 2009,pelo presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, e pelo ministro da Cultura interino, Alfredo Manevy, tornou 5 de março Dia Nacional da Música Clássica
Heitor Villa Lobos conseguiu que o Canto Orfeônico (coral) fosse introduzido nas escolas de ensino médio do país e foi professor catedrádico do Colégio Pedro II,no Rio de Janeiro.


**************************************

Um comentário:

Professor Feijó disse...

Thereza, paraece que hoje o pessoal não está mais lendo os artigos publicados nos Bloggers. Preferem o Facebook. Mas eu continuo lendo. Parabéns. Justa e merecida homenagem ao grande Villa Lobos.Abraço e saudações tricolores.

19. de abril-Dia do índio. ops ! Dia dos Povos Originários do Brasil.

  O Ministério dos Povos Indígenas, ou Ministério dos Povos Originários, foi estabelecido em 11 de janeiro de 2023,sob o governo de Luiz Iná...

Textos mais visitados