A onda de temperaturas extremas, promessa de sensação de 60 graus aqui no Rio,anunciada pelo INMET e vivida por boa parte dos brasileiros, me animou a mostrar a vocês este #tbt
*********
Louvado seja!
Tenho certeza que sofro de " summer blues",uma leve depressão sazonal- nomenclatura que adaptei do winter blues do hemisfério norte- que o digam os que têm que conviver com meu metabolismo alterado pela canícula insuportável.
Com a promessa da breve chegada de mais temperaturas de deserto,mais do que nunca louvo o abençoado nome de Willis Carrier que tornou nossa existência mais confortável e abriu portas incontáveis para o progresso da humanidade!
********
Willis Havilland Carrier
(Condado de Erie,26/11/1876- Nova York 7/10/1950)
foi engenheiro mecânico e inventor do ar condicionado moderno.
Em 1895, ganhou uma bolsa de estudos para a Universidade Cornell onde se formou em 1901 com licenciatura em engenharia mecânica.
Começou a trabalhar para a Buffalo Forge Company, fabricante de aquecedores, ventiladores e sistemas de exaustão de ar, no departamento de engenharia de concepção de sistemas de aquecimento para secar madeira e café.
1902 marca o nascimento do ar condicionado,mas só em 2 de janeiro de 1906 foi registrada a patente número. 808897 do aparelho que que foi chamado "aparato de tratamento de ar",primeiríssimo equipamento de refrigeração.
O mês de julho de 1902 estava excepcionalmente quente e úmido em Nova York e muitas pessoas morreram vitimadas pelo calor excessivo.

As impressoras trabalhavam com um matiz de cada vez, com um dia de intervalo para que a secagem ficasse perfeita.
Com o calor, o papel ficava deformado e as cores ficavam mal alinhadas
A solução veio de Willis Carrier, experiente em sistemas de aquecimento a vapor: bastava inverter o processo e refrigerar o ar que passava pelos tubos de água fria.
Esta água vinha de um poço profundo que se encontrava próximo da sede da empresa,
Ventiladores forçavam o ar a passar,o que fazia baixar a temperatura, diminuir a umidade até um nível normal.
Uma solução para o problema da expansão do papel na Sackett melhorou as condições de trabalho dos operários e a minha, a sua, as nossas vidas
![]() |
Carrier e seu invento |
Em 3 de dezembro de 1911,encontro anual da Sociedade Americana de Engenharia Mecânica,Carrier apresentou o mais significante documento existente sobre o sistema de ar condicionado, a "Fórmula Psicrométrica Racional", versando sobre umidade relativa, umidade absoluta e o ponto de "umedecimento" da temperatura,tornando possíveis as soluções para fabricação de aparelhos mais acessíveis e práticos.
Das dificuldades surgem as oportunidades
Com o início da guerra,a Buffalo Forge Company , onde Carrier trabalhou por 12 anos, decidiu modificar seu campo de ação dedicando-se inteiramente `a manufatura de artefatos de guerra.
Em junho de 1915,sete jovens engenheiros desempregados resolveram juntar suas economias para fundar a Carrier Engineering Corporation em Nova York
Apesar do sucesso do empreendimento e do uso do ar condicionado para refrescar ambientes em prédios comerciais,a companhia passou por grandes dificuldades com o crash da Bolsa de Wall Street em 1929.
Em 1930 houve a fusão da Carrier Engineering Corp com a Brunswick-Kroeschell Company e a York Heating & Ventilating Corporation para formar a Carrier Corporation com Willis Carrier como Diretor Geral
Neste mesmo ano, Carrier expandiu os negócios se associando à Toyo Carrier & Samsung Applications no Japão e na Coréia.
Com filiais em iNew Jersey e Pennsylvania, Carrier mudou a sede de sua empresa para Syracuse,New York (1937).
A Grande Depressão diminuiu o uso residencial e comercial do ar condicionado.
Uma espécie de iglu montado na Feira Mundial de Nova York em 1939, mostrou aos visitantes as possibilidades futuras do aparelho mas, antes da completa popularização,começou a segunda grande guerra.
Somente no pós-guerra (1950) o ar condicionado começou a crescer em popularidade.
****
A Coréia do Sul, segundo o site Wikipedia, é o maior produtor de aparelhos de ar condicionado do mundo.
A Carrier Corporation foi pioneira em design e fabricação de aparelhos para grandes espaços e tronou-se subsidiária da UTC.(United Technologies Corporation) em 1980.
Em 2007, as vendas da empresa foram da ordem de 15 bilhões de dólares empregando um exército de 45 mil pessoas.
Vejam o tamanho da genialidade de Carrier, em 2020 :
"A união da Raytheon e da United Technologies criará um dos maiores grupos de defesa do mundo em termos de capitalização na bolsa, cerca de 168 bilhões de dólares, mesmo se diminuir com a saída próxima da Otis e da Carrier da UTC.
Segundo o comunicado, o novo conglomerado terá este ano vendas no valor de 74 bilhões de dólares."
****
E a vida pessoal?
Nenhum comentário:
Postar um comentário