terça-feira, 9 de abril de 2024

Internet faz 35 anos

 



"O World Wide Web é um termo técnico que foi traduzido para a língua portuguesa como rede mundial de computadores, também conhecido como Web, que designa um sistema de documentos em hipermídia que são interligados e executados na Internet. Os documentos podem estar na forma de vídeos, sons, hipertextos e imagens."





 

 Desde abril de 1995 -vinte e nove anos- navegante na web e-sem falsa modéstia- quase pronta para ter carteirinha de capitã de longo curso nos sete mares da rede ,a partir da expansão do uso da internet e com a experiência de já ter elaborado textos para os novos minissites que usam a divulgação eletrônica,aqui vai uma elegia à nova mídia,baseada em pensadores dos igualmente novos tempos 

Ao contrário do que muitos pensam, não vivemos a era da informação, mas a era do “excesso de informação”. Assim, garimpar informações de forma seletiva exige técnica, paciência, determinação e conhecimento dos caminhos da web.  


 Em 1968 o Departamento de Defesa norte americano incentivou a criação da rede de comunicação ARPANET (Advanced Research Projects Agency),que devia proporcionar troca segura de unformações entre os centros de decisão americanos,devido aos perigos causados pela guerra fria podendo resistir mesmo em caso de ataque nuclear soviético.

Em 1972,40 computadores estavam em uso em centros de pesquisas,bases militares e universidades. Na mesma época, uma empresa de Seattle liberou um acesso particular para que dois jovens ginasianos, Paul Allen et Bill Gates, considerados gênios na nova ciência que surgia- a informática-pudessem exercer sua criatividade.

O ano de 1982 marca a chegada da internet à Europa e, em 1984, a rede perde seu caráter militar e se divide em duas partes:MLNnet, estritamente militar e aNSFne-o backbone, sua espinha dorsal.
Desde a queda do muro de Berlim (9/11/89) a internet foi aberta ao grande público e `a exploração comercia.Em 1990 a World Wide Web chegou trazendo um novo conceito e uma nova mentalidade :a globalização

Como funciona a internet?

A primeira pergunta é sobre como é possível transmitir dados de um computador para outro.

Por analogia, vamos imaginar duas pessoas conversando.
Para que a voz venha de uma para outra é preciso um canal de transmissão, no caso,o ar.Entre dois computadores o canal é um cabo do tipo coaxial ,par trançado ou fibra ótica. A boca e as orelhas do computador são estimuladas pela rede e sua voz é um sinal eletrico.

Uma rede local pode ser comparada a uma multidão e,para um computador falar com outro, precisa gritar. Todos os micros que estiverem em rede ouvem o que ele diz,mas só aquele ou aqueles a quem é destinada a mensagem escutarão ( este detalhe entre ouvir e escutar é fundamental para a compreensão do processo)
A grosso modo,todos os computadores estão ligados ao mesmo cabo pelo qual é enviado o sinal elétrico Todos recebem o sinal ao mesmo tempo,mas o provedor decodifica o sinal e o computador verifica se a mensagem lhe é destinada.

Caso não seja,ela é ignorada imediatamente . Se todos numa multidão começarem a gritar ao mesmo tempo,ninguém entenderá nada.Da mesma forma, quando todos os computadores tentam “falar” ao mesmo tempo o sinal se apaga,cai a rede.
No caso de uma transmissão à distância via internet,não é possível gritar a mensagem a todos os computadores do mundo.
Como a “voz” de um computador pode atingir exatamente um outro a quem se dirige a mensagem?

Aí entram as máquinas que permitem achar o melhor caminho entre dois pontos e possuem dados onde endereços ((IP) se correspondem com as redes para ondem devem mandar as mensagens.

Endreços IP começando por 123,por exemplo, são enviados para uma rede compatível ,e assim por diante, sempre usando o caminho mais rápido.
Mas como a rapidez depende da utilização da linha, é possível que duas mensagens mandadas para o mesmo endereço tomem caminhos diferentes.
Enviar e receber mensagens tem a ver com a qualidade do programa usado e é perfeitamente normal um computador usar múltiplos programas.

Alguns destes programas,conhecidos desde o início da internet se tornaram clássicos como o http (transmissão de páginas na web), o stmp (envio de correio eletrônico, o pop (tmbém para correio eletrônico) o ICMP (para gestor de linhas) e o ftp (para transferir arquivos)
 Um protocolo, termo em “internetês”, significa um conjunto de regras que determina o comportamento,o uso e o vocabulário a ser adotado durante a transmissão.
No endereço "http://www.therezapires.org /arq02.htm",o protocolo é o http,o nome procurado é www.therezapires.org e lhe é pedido o arquivo arq02.htm 

Para chegar a este endereço, seu computador procura o servidor, que busca o seu endereço IP ,que corresponde ao computador que contém este endereço e envia uma mensagem no protocolo ICMP para ver se o endereço está acessível
Após analisar as marcações html que representam imagens ( se existirem), sua mensagem chegará ao destinatário

Caso demore ou se algum vírus for detectado, a mensagem volta.

Nenhum comentário:

Os misteriosos alinhamentos de Carnac,na Bretanha

Recentes estudos arqueológicos nas proximidades de Carnac obtiveram datas que variam entre 4.800 e 3.500 aC. ********* Na era pré-GPS e nos ...

Textos mais visitados