O Ministério dos Povos Indígenas, ou Ministério dos Povos Originários, foi estabelecido em 11 de janeiro de 2023,sob o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, para promover e proteger os interesses dos povos indígenas do Brasil.
Primeira deputada federal indígena, eleita pelo estado de São Paulo, a ativista Sônia Guajajara foi a escolhida pelo presidente Lula para ocupar o cargo de Ministra.
Ministra Sonia Guajajara |
Sonia Bone nasceu no Maranhão, na terra indígena de Araribóia, no povo Guajajara, daí
o nome público: SONIA GUAJAJARA
********
É o que define a Lei 14.402/22, promulgada pelo ex- presidente Jair Bolsonaro (olha só!!!!! quem diria ?),com objetivo de tornar explícita a diversidade das culturas dos povos originários.
A nova lei é oriunda do Projeto de Lei 5466/19, da deputada Joenia Wapichana (Rede-RR), aprovado pelo Câmara dos Deputados no fim de 2021 e pelo Senado em maio de 2022.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
****************
Origem da Comemoração
Criada em 1943, pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540.
Em 1940, aconteceu um congresso com a presença de diversas autoridades governamentais dos países da América. Líderes indígenas foram convidados a tomar parte das reuniões e decisões.
A princípio temerosos, alguns dias depois resolveram comparecer,percebendo a importância daquele momento histórico.
Esta participação ocorreu no dia 19 de abril,depois escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.
No Brasil,atualmente, e segundo a FUNAI (Fundação Nacional do Índio) e o IBGE, são cerca 900 mil os descendentes dos mais de 3 milhões que se espalhavam pelo nosso território quando os portugueses chegaram, em 1500.
*********************
Baby do Brasil(antes Baby Consuelo)
"Todo dia era dia de índio", de Jorge Benjor
Nenhum comentário:
Postar um comentário